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Universidade Lusófona

TPD I - Desporto Aventura

Apresentação

A disciplina, aborda várias modalidades inseridas na área das Atividades de Ar Livre e de Lazer, sendo imprescindível para quem desejar trabalhar no sector do Lazer, Turismo e Ar livre.  Esta área é cada vez mais, importante para a sustentabilidade social, assim como é um sector profissional em grande crescimento que faz a ligação às profissões ligadas ao lazer e turismo, como a dos profissionais de Animação Turística. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta área proporcionam bases para a intervenção do profissional de Educação Física, Treino Desportivo ou Exercício e Bem-Estar, no sector das atividades de Ar Livre e Aventura, com forte ligação à saída profissional

Disciplina do Curso

Educação Física e Desporto

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT495-2-8647

Disciplinas complementares recomendadas

Sem precedências

Opção I,  Atividades Outdoor, 3º ano da Licenciatura.

Opção II - Gestão de Eventos Desportivos, 3º ano da Licenciatura

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Capacita os alunos para desempenharem a função de assistentes na intervenção de um professor/ técnico na conceção, organização e execução de uma atividade de Orientação, Canoagem, Escalada ou Surf.

Bloco de Enquadramento Geral

Desporto Aventura, Técnico de Ar Livre, Produtos e Serviços, Gestão de Risco, Sustentabilidade, Enquadramento Legal.

Orientação

O que é; áreas de aplicação; interdisciplinaridade, Fases de iniciação; Segurança; Organização atividades, Técnicas básicas.

Canoagem

História; Materiais e equipamentos; Regras de segurança; Técnicas de salvamento; Estrutura e Dinâmica. situações de aprendizagem

Escalada

Segurança; travessias; escalada em molinete, nós e manobras de segurança; Materiais e funções; Terminologia específica. Escalada desportiva; execução de vias

Surf

História; Material; Condições do mar; Segurança; Iniciação ao Surf Noções Gerais sobre Prática Pedagógica

Saída de Campo (objetivo 4)

Aplicação das aprendizagens de Canoagem; Escalada; Orientação e Surf

Objetivos

1. Compreensão, domínio e identificação dos conceitos implicados na Área do Desporto Aventura e da Animação Turística

2. Análise, interpretação e domínio das técnicas fundamentais das atividades trabalhadas na disciplina (orientação, canoagem, escalada ou surf)

3.Integração dos conteúdos para o desenvolvimento de uma prática profissional consubstanciada no conhecimento ao nível do domínio das atividades que integram o Desporto Aventura

4. Organização e transmissão de ideias e reflexões fundamentadas nos conteúdos programáticos

Metodologias de ensino e avaliação

Avaliação

CADA BLOCO TEM UMA AVALIAÇÃO TEÓRICA ¿ FREQUÊNCIA E UM BLOCO TEÓRICO-PRÁTICO.

A avaliação dos alunos será ponderada em 3 blocos: Enquadramento Geral (30%), Área Técnica Fundamental (40%), Área Técnica Complementar (30%):   

PONDERAÇÃO DA AVALIAÇÃO POR BLOCO PRÁTICO: Frequência: 40% Trabalho e Componente prática - 60%

PONDERAÇÃO DA AVALIAÇÃO BLOCO ENQUADRAMENTO GERAL: Frequência:40% Trabalho 60%

FREQUÊNCIA: No final do semestre a avaliação inclui uma frequência individual, escrita, com a duração de 90m, que inclui os 3 Blocos

A componente trabalho de grupo, inclui um trabalho por cada Bloco de Atividade (Enquadramento Geral, Opção Técnica Fundamental e Opção Técnica Complementar (Canoagem, Escalada, Surf).

É obrigatório que o aluno tenha aprovação em todos os blocos do programa com mais de 9,5.

Exame

Realiza apenas os blocos em que teve abaixo de 9.5 valores

Com classificação igual ou acima de 9.5, vai à oral obrigatória     

Bibliografia principal

SWARBROOKE, J.; BEARD, C.; LECKIE, S. E POMFRET, G.  (2003) ¿ Turismo de Aventura, Conceitos e Estudos de Casos, Elsevier Editora, Editora Campus, Brasil.

British Canoe Union (1995), Kayak Canoeing, London, A & C Black.

Aires, A., Quinta-Nova,L, Santos L, Pires, N. Costa R. eFerreira, R.,  Orientação com Pés e Cabeça, Federação Portuguesa de Orientação ¿ FPO, Mafra, (2011).

Segurança em Actividades de Aventura ¿ Manobras com cordas para transposição de obstáculos. Silva, F; Sousa, J.C.; Lopes, S.; Lopes, J. P. (2000) CEFD Lisboa

Kampion, D. & Brown, B. (1998). Stoked: A History of Surf Culture. Los Angeles. General Publishing Group, Inc.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

António Marques Vidal

Segunda-feira 14h30-15h30

H.1.1

 

 

 

 

 

 

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