TPD I - Desporto Aventura
Apresentação
A disciplina, aborda várias modalidades inseridas na área das Atividades de Ar Livre e de Lazer, sendo imprescindível para quem desejar trabalhar no sector do Lazer, Turismo e Ar livre. Esta área é cada vez mais, importante para a sustentabilidade social, assim como é um sector profissional em grande crescimento que faz a ligação às profissões ligadas ao lazer e turismo, como a dos profissionais de Animação Turística. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta área proporcionam bases para a intervenção do profissional de Educação Física, Treino Desportivo ou Exercício e Bem-Estar, no sector das atividades de Ar Livre e Aventura, com forte ligação à saída profissional
Disciplina do Curso
Educação Física e Desporto
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT495-2-8647
Disciplinas complementares recomendadas
Sem precedências Opção I, Atividades Outdoor, 3º ano da Licenciatura. Opção II - Gestão de Eventos Desportivos, 3º ano da Licenciatura
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Capacita os alunos para desempenharem a função de assistentes na intervenção de um professor/ técnico na conceção, organização e execução de uma atividade de Orientação, Canoagem, Escalada ou Surf. Bloco de Enquadramento Geral Desporto Aventura, Técnico de Ar Livre, Produtos e Serviços, Gestão de Risco, Sustentabilidade, Enquadramento Legal. Orientação Canoagem História; Materiais e equipamentos; Regras de segurança; Técnicas de salvamento; Estrutura e Dinâmica. situações de aprendizagem Escalada Segurança; travessias; escalada em molinete, nós e manobras de segurança; Materiais e funções; Terminologia específica. Escalada desportiva; execução de vias História; Material; Condições do mar; Segurança; Iniciação ao Surf Noções Gerais sobre Prática Pedagógica Saída de Campo (objetivo 4) Aplicação das aprendizagens de Canoagem; Escalada; Orientação e SurfO que é; áreas de aplicação; interdisciplinaridade, Fases de iniciação; Segurança; Organização atividades, Técnicas básicas.
Surf
Objetivos
1. Compreensão, domínio e identificação dos conceitos implicados na Área do Desporto Aventura e da Animação Turística 2. Análise, interpretação e domínio das técnicas fundamentais das atividades trabalhadas na disciplina (orientação, canoagem, escalada ou surf) 3.Integração dos conteúdos para o desenvolvimento de uma prática profissional consubstanciada no conhecimento ao nível do domínio das atividades que integram o Desporto Aventura 4. Organização e transmissão de ideias e reflexões fundamentadas nos conteúdos programáticos
Metodologias de ensino e avaliação
Avaliação CADA BLOCO TEM UMA AVALIAÇÃO TEÓRICA ¿ FREQUÊNCIA E UM BLOCO TEÓRICO-PRÁTICO. A avaliação dos alunos será ponderada em 3 blocos: Enquadramento Geral (30%), Área Técnica Fundamental (40%), Área Técnica Complementar (30%): PONDERAÇÃO DA AVALIAÇÃO POR BLOCO PRÁTICO: Frequência: 40% Trabalho e Componente prática - 60% PONDERAÇÃO DA AVALIAÇÃO BLOCO ENQUADRAMENTO GERAL: Frequência:40% Trabalho 60% FREQUÊNCIA: No final do semestre a avaliação inclui uma frequência individual, escrita, com a duração de 90m, que inclui os 3 Blocos A componente trabalho de grupo, inclui um trabalho por cada Bloco de Atividade (Enquadramento Geral, Opção Técnica Fundamental e Opção Técnica Complementar (Canoagem, Escalada, Surf). É obrigatório que o aluno tenha aprovação em todos os blocos do programa com mais de 9,5. Exame Realiza apenas os blocos em que teve abaixo de 9.5 valores Com classificação igual ou acima de 9.5, vai à oral obrigatória
Bibliografia principal
SWARBROOKE, J.; BEARD, C.; LECKIE, S. E POMFRET, G. (2003) ¿ Turismo de Aventura, Conceitos e Estudos de Casos, Elsevier Editora, Editora Campus, Brasil. British Canoe Union (1995), Kayak Canoeing, London, A & C Black. Aires, A., Quinta-Nova,L, Santos L, Pires, N. Costa R. eFerreira, R., Orientação com Pés e Cabeça, Federação Portuguesa de Orientação ¿ FPO, Mafra, (2011). Segurança em Actividades de Aventura ¿ Manobras com cordas para transposição de obstáculos. Silva, F; Sousa, J.C.; Lopes, S.; Lopes, J. P. (2000) CEFD Lisboa Kampion, D. & Brown, B. (1998). Stoked: A History of Surf Culture. Los Angeles. General Publishing Group, Inc.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Segunda-feira 14h30-15h30 H.1.1
António Marques Vidal