TPD I - Atletismo
Apresentação
Pretende-se que os alunos que frequentam esta UC sejam, no final da mesma, capazes de: a) compreender e ensinar a modalidade considerando-a complexa e completa, valorizando todas a disciplinas do universo atle¿tico de acordo com os Programas de Educac¿a¿o Fi¿sica e com propostas da WA. b) utilizar linguagem e te¿cnicas de informac¿a¿o e comunicac¿a¿o adequadas a¿s diferentes situac¿o¿es da sua intervenc¿a¿o profissional c) saber planear, gerir e avaliar cada etapa do processo de Ensino, tendo como eixo fundamental os Programas Nacionais de Educac¿a¿o Fi¿sica bem como a consecuc¿a¿o dos objetivos do Desporto Escolar d) relacionar os conteu¿dos da modalidade nos planos histo¿ricos, te¿cnicos, ta¿ticos e organizativos e) dominar a avaliac¿a¿o, como elemento regulador e promotor da qualidade de aprendizagem f) entender o seu campo de acc¿a¿o para la¿ da intervenc¿a¿o meramente desportiva, passando-a para o campo da mudanc¿a social e cultural por uma via desportiva
Disciplina do Curso
Educação Física e Desporto
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT495-3-8646
Disciplinas complementares recomendadas
As que integram a Teoria e Prática dos Desportos;
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Descric¿a¿o dos conteu¿dos As grandes diferenc¿as meca¿nicas entre andar, marchar e correr A fase de apoio, de suspensa¿o, os balanc¿os, acc¿a¿o dos brac¿os, a freque¿ncia da passada, a amplitude da passada 3. Lanc¿ar Te¿cnicas de execuc¿a¿o A iniciac¿a¿o aos lanc¿amentos e regras de seguranc¿a
1. 1. Andar, Marchar e Correr.
2. Saltar
O salto em altura, comprimento e triplo salto
Fases do movimento, aspectos te¿cnicos preponderantes, regulamentac¿a¿o oficial Te¿cnicas de execuc¿a¿o
A iniciac¿a¿o aos saltos e as regras de seguranc¿a
Lanc¿amento do peso e do dardo
Fases dos movimentos, aspectos te¿cnicos preponderantes, regulamentac¿a¿o oficial
Objetivos
A presente UC pretende fornecer ao aluno conhecimentos por forma a conhecer, planificar e produzir atividades relacionadas com o ensino do Atletismo; Pretende ainda Dotar o aluno com um conjunto de ferramentas que possibilitam desenvolver atividades pra¿ticas no a¿mbito do atletismo, quer em termos de ensino, quer em termos de treino.
Metodologias de ensino e avaliação
Em termos de avaliac¿a¿o conti¿nua devemos considerar insuficientes as classificac¿o¿es em elementos (partes de mate¿ria, e momentos de avaliac¿a¿o) inferiores a 7,5 valores, devendo realizar uma prova suplementar de avaliac¿a¿o, sempre que a me¿dia das classificac¿o¿es parcelares for igual ou superior a 9,5 valores. Estas provas suplementares realizar-se-a¿o no final do semestre (em termos de avaliac¿a¿o a u¿ltima semana de aulas de cada semestre sera¿ apenas para esta avaliac¿a¿o suplementar de recuperac¿a¿o). Desejavelmente, essa prova de recuperac¿a¿o de um ou dois elementos pode ser escrita, oral ou pra¿tica, de acordo com a natureza da UC. (*) - sujeito a aprovac¿a¿o no CP da Faculdade.
A nota final sera¿ alcanc¿ada pela junc¿a¿o da avaliac¿a¿o pra¿tica e da avaliac¿a¿o teo¿rica Avaliac¿a¿o pra¿tica 60% das diferentes especialidades do atletismo.
Avaliac¿a¿o teo¿rica 40% da nota final (uma prova escrita)
Bibliografia principal
Federação Portuguesa de Atletismo (2012). Dossier do professor: fundamentos correr, saltar, lançar. Federação Portuguesa de Atletismo. Lisboa. Rius Sant, Joan. Metodología y Técnicas de Atletismo, Ed. Paidotribo, 2014. Polischuk, Vitaliy, ATLETISMO. Iniciación y perfeccionamiento, Ed. Paidotribo, 2007
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Pedro Pinto 2ª-Feira 11h-12h Pista de Atletismo