TPD II - Futebol
Apresentação
A UC Futebol ¿ TPDI objetiva desenvolver nos alunos a capacidade de operacionalizar o conhecimento da modalidade, no plano teórico e prático, em unidades didácticas partindo de diferentes temas de ensino/treino. Desse modo, prioriza-se a reflexão sobre o conteúdo teórico e prático da modalidade de forma a estabelecer as referências fundamentais para a construção de uma tecnologia didáctica específica do processo de ensino/aprendizagem e das suas progressões pedagógicas. Paralelamente, procura-se a aquisição de níveis de execução segundo os modelos técnico/tácticos actuais. Com esta vivência, os alunos aprendem a dar significado à sua actividade, sabendo o que fazem e porque fazem, favorecendo assim, a fundamentação do conteúdo teórico e prático para que o seu envolvimento futuro na prática profissional possa ser facilitado pelo conhecimento sobre o qual se apropriaram.
Disciplina do Curso
Educação Física e Desporto
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT495-1-8649
Disciplinas complementares recomendadas
Pedagogia do Desporto e das Atividades Físicas
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Subsistema Cultural - Leis ou regulamentos da modalidade a. Estrutura formal b. Desenvolvimento 2. Subsistema Metodológico Análise sistemática da modalidade a. Fases de Jogo, Conceitos, Objetivos, Vantagens/Desvantagens b. Factores 3. Subsistema Relacional - Princípios de Jogo. 4. A avaliação autêntica na matéria de Futebol 5. Didática do ensino/treino da modalidade - Estrutura e Métodos.
Objetivos
1. Conhecimento das leis e demais elementos indispensáveis à prática do jogo de futebol de forma organizada. 2. Conhecimento e domínio do léxico do futebol. 3. Domínio dos elementos técnicos e técnico/tácticos fundamentais da modalidade e conhecimento da sua génese. 4. A avaliação autêntica na matéria de Futebol ¿ Situação de prova, Indicadores de Observação e Critérios de Avaliação 4. Compreensão dos meios métodos e estratégias de ensino coerentes com a lógica interna do jogo.
Metodologias de ensino e avaliação
A avaliação contínua é realizada através de 2 fichas teóricas bem como pela capacidade de domínio das ações técnico-tácticas do jogo, demonstrada durante o período de aulas. Cada ficha de avaliação concentra-se num determinado conteúdo programático da UC. Logo, cada ficha de avaliação terá 1 conteúdo próprio, havendo assim, eliminação de matéria avaliativa. Existirão momentos formativos sustentados na problematização e operacionalização de situações de prática simulada, com referência ao nível Introdução e Elementar dos PNEF. A nota final é calculada pela seguinte fórmula: 0,40* avaliação teórica + 0,60 * avaliação prática (participação nas aulas, trabalho de grupo e capacidade de jogo). *Realização de uma prova suplementar de avaliação, sempre que a média de avaliações parcelares seja igual ou superior a 9,5 valores (sujeito a aprovação no CP). Exame: uma prova escrita, uma prova prática e uma prova oral, no período estipulado para a realização de provas finais.
Bibliografia principal
Castelo, J. (2008). Futebol. Organização dinâmica do jogo. Centro de Estudos do Futebol. Faculdade de Educação Física e Desporto. Edições da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Costa, I., Garganta, J., Greco, P. & Mesquita, I. (2009). Princípios Táticos do jogo de Futebol: conceitos e aplicação. Motriz, 15(3), 657-668. Garganta, J., Guilherme, J., Barreira, D., Brito, J. & Rebelo, A. (2013). Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In F. Tavares (Ed.), Jogos Desportivos Coletivos. Ensinar a jogar (pp. 199-263). Porto: Editora FADEUP Jacinto, J., Carvalho, L., Comédias, J., & Mira, J. (2001). Programas Nacionais de Educação Física ¿ Reajustamento. Revisão dos PNEF (1989) homologada pelo Dec-Lei nº 6/ /2001 e pelo Dec-Lei nº 7 de 2001, de 16 de Janeiro.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala