TPD III - Ginástica II
Apresentação
A Unidade Curricular de Ginástica II, enquadra-se no 2º ano da formação inicial do 1º Ciclo de estudos no âmbito da Educação Física e Desporto Escolar. Visa a apropriação pelos alunos de conhecimentos pedagógico-profissionais, habilidades, hábitos e capacidades, necessários à condução do processo ensino-aprendizagem, no seio do sistema educativo, na matéria cultural referente - Ginástica.
Disciplina do Curso
Educação Física e Desporto
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 3
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT495-1-8657
Disciplinas complementares recomendadas
Ginástica I
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Aparelhos Gímnicos: Características, Manuseamento, Medidas de Segurança. 2. Didáticas práticas. Os conteúdos / elementos técnicos das didáticas práticas são abordados segundo os seguintes parâmetros: pré-requisitos, técnica, progressões, erros característicos, intervenção manual, variantes. 2.1. Solo Mortal à frente engrupado 2.2. Saltos de Cavalo (Cavalos transversal e longitudinal) Salto de entre-mãos engrupado Salto de eixo 2.3. Barra - Fixa e Paralelas Assimétricas Subida de frente para apoio facial Volta de apoio facial à retaguarda Balanços em apoio Saídas de balanço em apoio à retaguarda Ligação de vários elementos 2.4. Trave Deslocamentos Elementos gímnicos Saltos Equilíbrios Pivots Entradas Saídas Ligação de vários elementos 2.5. Mini - Trampolim Salto em extensão Salto engrupado Salto de carpa Meia pirueta vertical Pirueta vertical Mortal à frente engrupado 2.6. Acrobática Exercícios em Pares Exercícios em Trios Elaboração de uma coreografia musicada
Objetivos
Ao concluir a unidade curricular o aluno deve ter adquirido os seguintes conhecimentos, capacidades e competências: 1. Conhecer, interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos nas atividades de base da ginástica; 2. Conhecer, interpretar e aplicar corretamente as formas de intervenção do professor; 3. Conhecer, descrever, intervir e executar corretamente os elementos gímnicos abordados na didática da unidade curricular; 4. Conhecer e utilizar uma linguagem e terminologia adequadas à sua intervenção profissional.
Metodologias de ensino e avaliação
Na UC são lecionadas aulas teórico-práticas e práticas. As aulas são estruturadas em duas partes: 1. Abordagem teórica e teórico-prática de um tema ou elemento(s) gímnico(s); 2. Didática prática. Os conteúdos das didáticas práticas são abordados a nível individual e em pequenos grupos. A nível teórico são desenvolvidos os parâmetros: pré-requisitos, técnica, progressões, erros, intervenção manual, variantes. São adotados os seguintes elementos de avaliação, com as seguintes ponderações: Avaliação contínua A avaliação contínua é constituída por duas componentes: 1. Teórica, com a realização de trabalhos, fichas e frequência, com um peso de 40%; 2. Prática, com a realização de provas nos aparelhos gímnicos, acrobática e intervenção manual com um peso de 60%. Avaliação por exame Esta avaliação tem duas componentes: 1. Teórica, com a realização dos exames escrito e oral, com um peso de 40%; 2. Prática, com a realização de provas nos diferentes aparelhos e intervenção manual, com um peso de 60%.
Bibliografia principal
Araújo, C. (2002). Manual de ajudas em ginástica. Porto: Porto Editora Moreira, J. & Araújo, C. (2004). Manual técnico e pedagógico de Trampolins. Porto: Porto Editora. Peixoto, C. (1993). Ginástica Desportiva. Lisboa: Edições FMH. Peixoto, C. & Ferreira, V. (1993). A Ajuda Manual: Atitude corporal face ao executante. Lisboa: Edições FMH. Russell, K. (2010). Basicgym. Fundamentos da Ginástica e literacia motora. 1ª Edição, Federação de Ginástica de Portugal.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala António Guerreiro Quartas-feiras das 11h30 às 12h30 Gabinete de apoio