TPD IV - Andebol
Apresentação
TPD IV - Andebol é uma unidade curricular de cariz teórico-prático que assenta o seu campo de ação no desempenho do futuro professor de educação física e desporto escolar, quer a sua intervenção seja na escola (educação física e desporto escolar) ou no treino desportivo na modalidade de Andebol. O processo ensino aprendizagem desta unidade curricular assenta em 3 pressupostos: A frequência desta unidade curricular é relevante pelas características, valores e cultura que a modalidade tem no país e na europa, assim como a pertinência dos valores educativos na formação do indivíduo.
Disciplina do Curso
Educação Física e Desporto
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT495-1-8661
Disciplinas complementares recomendadas
Sem precedências: História da Educação Física e Desporto, Pedagogia do Desporto e das Actividades Físicas, Anatomofisiologia, Fisiologia do Exercício, Desenvolvimento e Adaptação Motora, Sociologia do Desporto e das Actividades Físicas, Técnicas e Estratégias de Ensino, Biomecânica, Informática Aplicada, Traumatologia e Exercício
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. O jogo de Andebol: 2. As fases iniciais da aprendizagem: 3. As regras do jogo e regulamento específicos: 4. Os princípios do jogo de Andebol 5. As fases do jogo de Andebol 6. As componentes do jogo: ações técnicas e táticas individuais e de grupo (ofensivas e defensivas) 7. Os meios de ensino do jogo:
Objetivos
1. Descrever e distinguir vivências fundamentais do Andebol, de caráter técnico, tático, didático, pedagógico, metodológico e social 2. Relacionar conteúdos teóricos e práticos específicos da modalidade de acordo com uma sistematização de ensino e aprendizagem do jogo de Andebol através ações técnico-táticas e regulamentos gerais e específicos 3. Refletir e analisar o contexto de ensino e aprendizagem, criando e estruturando situações em progressão para os domínios básicos do jogo de Andebol, com base nos Programas Nacionais de Educação Física e obras especializadas 4. Dirigir o jogo e situações de aprendizagem do jogo de Andebol aplicando as regras do jogo através da arbitragem.
Metodologias de ensino e avaliação
Em todas as aulas os estudantes, divididos em grupos de observadores e praticantes, realizam atividades, de acordo com os conteúdos, focadas nas fases iniciais da aprendizagem do jogo e técnica de arbitragem para o entendimento e conhecimento do jogo de Andebol. Os estudantes são questionados para a avaliação após a realização do teste teórico. A componente prática é avaliada pela da direção de jogo através da arbritragem. É utilizado o Moodle como complemento e espaço de acompanhamento e ligação aos conteúdos lecionados nas horas de contato. A média final terá que ser igual ou superior a 9.5 valores. A classificação final é calculada pela média ponderada de cada momento descrita nos parâmetros e instrumentos de avaliação.
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Todos os contatos extra-aula deverão ser realizados via Moodle (esclarecimento dúvidas, marcação de reuniões, etc.). O contato poderá ser realizado também por email desde que utilizado o endereço institucional da conta do Office 365 para o contato com o docente, identificando a turma a que pertence: Nome do docente Horário de atendimento Sala António Lopes 4ª feiras das 12:00 às 13:00* H.1.1 *poderá ser marcado outro horário de atendimento em função do horário das turmas
Contato
antonio.m.lopes@ulusofona.pt