Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • TPD IV - Andebol

Universidade Lusófona

TPD IV - Andebol

Apresentação

TPD IV - Andebol é uma unidade curricular de cariz teórico-prático que assenta o seu campo de ação no desempenho do futuro professor de educação física e desporto escolar, quer a sua intervenção seja na escola (educação física e desporto escolar) ou no treino desportivo na modalidade de Andebol. O processo ensino aprendizagem desta unidade curricular assenta em 3 pressupostos:

  • o que é o Andebol (caracterísiticas do jogo formal, do jogo de principiantes, cultura)
  • o que se ensina (conteúdos para as fase iniciais para o processo ensino aprendizagem) 
  • como se (pode) ensinar (meios de ensino).

A frequência desta unidade curricular é relevante pelas características, valores e cultura que a modalidade tem no país e na europa, assim como a pertinência dos valores educativos na formação do indivíduo.

Disciplina do Curso

Educação Física e Desporto

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULHT495-1-8661

Disciplinas complementares recomendadas

Sem precedências: História da Educação Física e Desporto, Pedagogia do Desporto e das Actividades Físicas, Anatomofisiologia, Fisiologia do Exercício, Desenvolvimento e Adaptação Motora, Sociologia do Desporto e das Actividades Físicas, Técnicas e Estratégias de Ensino, Biomecânica, Informática Aplicada, Traumatologia e Exercício

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. O jogo de Andebol:

  • caracterização geral do jogo formal e do jogo de principiantes
  • caracteização das regras
  • simbologia e terminologia

2. As fases iniciais da aprendizagem:

  • caracterização das etapas iniciais
  • objetivos pedagógicos coletivos e individuais
  • conteúdos programáticos

3. As regras do jogo e regulamento específicos:

  • regras do jogo
  • sinais manuais dos árbitros
  • aspetos pedagógicos das regras do jogo

4. Os princípios do jogo de Andebol

  • gerais
  • específicos

5. As fases do jogo de Andebol

  • contra-ataque
  • recuperação defensiva
  • ataque organizado
  • defesa organizada

6. As componentes do jogo: ações técnicas e táticas individuais e de grupo (ofensivas e defensivas)

7. Os meios de ensino do jogo:

  • jogos pré-desportivos (oposição, intercepção e persguição)
  • exercícios (gerais, específicos e competitivos)
  • jogo (reduzido, condicionado e formal)
  • aspetos metodológicos na construção de exercícios
  • os condicionamentos

 

 

Objetivos

1. Descrever e distinguir vivências fundamentais do Andebol, de caráter técnico, tático, didático, pedagógico, metodológico e social

2. Relacionar conteúdos teóricos e práticos específicos da modalidade de acordo com uma sistematização de ensino e aprendizagem do jogo de Andebol através ações técnico-táticas e regulamentos gerais e específicos

3. Refletir e analisar o contexto de ensino e aprendizagem, criando e estruturando situações em progressão para os domínios básicos do jogo de Andebol, com base nos Programas Nacionais de Educação Física e obras especializadas

4. Dirigir o jogo e situações de aprendizagem do jogo de Andebol aplicando as regras do jogo através da arbitragem.

Metodologias de ensino e avaliação

Em todas as aulas os estudantes, divididos em grupos de observadores e praticantes, realizam atividades, de acordo com os conteúdos, focadas nas fases iniciais da aprendizagem do jogo e técnica de arbitragem para o entendimento e conhecimento do jogo de Andebol. Os estudantes são questionados para a avaliação após a realização do teste teórico. A componente prática é avaliada pela da direção de jogo através da arbritragem. É utilizado o Moodle como complemento e espaço de acompanhamento e ligação aos conteúdos lecionados nas horas de contato.

A média final terá que ser igual ou superior a 9.5 valores. A classificação final é calculada pela média ponderada de cada momento descrita nos parâmetros e instrumentos de avaliação.

Bibliografia principal

  1. CNAPEF (2020). Orientações, Programas, APZS Essenciais e Metas. Disponível em https://cnapef.wordpress.com/curriculo-ef/
  2. Federação de Andebol de Portugal (2016). Livro de Regras. Edição de 1 de Julho de 2016. FAP. 
  3. Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2004). O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Edições FMH/FAP. Cruz Quebrada. 
  4. Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2008). Andebol 2 - O ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Edições FMH. Cruz Quebrada.
  5. Scaglia, A. J., Reverdito, R. S., Leonardo, L., & Lizana, C. J. R. (2013). O ensino dos jogos esportivos coletivos: as competências essenciais e a lógica do jogo em meio ao processo organizacional sistémico. Movimento, 19(4), 227-249.

Horário de Atendimento

Todos os contatos extra-aula deverão ser realizados via Moodle (esclarecimento dúvidas, marcação de reuniões, etc.).

O contato poderá ser realizado também por email desde que utilizado o endereço institucional da conta do Office 365 para o contato com o docente, identificando a turma a que pertence:

 

Nome do docente  

Contato

Horário de atendimento

Sala

António Lopes

antonio.m.lopes@ulusofona.pt

4ª feiras das 12:00 às 13:00*

H.1.1

 

*poderá ser marcado outro horário de atendimento em função do horário das turmas

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • A Road for Adaptation of Bridges to Climate Change
  • 86th International Scientific Conference ESD
  • Pensar os Média na Lusofonia
  • Novos Paradigmas de Ensino e Formação
  • Over & Out 2022

Notícias

  • Docente da FMV da Lusófona e investigador do INSA publica na Nature Medicine
  • be-READY | REsilient roAD pavements for sustainabilitY
  • Mobility Welcome Sessions (1º Semester 22/23)
  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Prémios 3ª Edição
  • Investigadora da Lusófona co-edita Livro sobre a História das Revistas em Portugal

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.