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Universidade Lusófona

Estágio

Apresentação

O Estágio do 3º ano da Licenciatura em Educação Física e Desporto da ULHT é uma Unidade Curricular
centrada na intervenção técnica do aluno estagiário, no contexto real de prática, sobre a Actividade de
um conjunto de sujeitos (atletas, participantes), numa opção da área de especialidade do curso. Essa
intervenção, que decorre no seio de uma Entidade de Acolhimento (clube, associação, outra), com a
Supervisão dos especialistas da FEFD da ULHT, organiza-se e desenvolve-se segundo um modelo de
¿Projecto baseado na Avaliação¿, de acordo com as características da prática profissional na nossa
área e em conformidade com os princípios e as finalidades do Curso, no quadro do Protocolo de
colaboração entre a FEFD e as Entidades de Acolhimento (EA).

Disciplina do Curso

Educação Física e Desporto

Grau|Semestres|ECTS

| Anual | 17

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULHT495-3-814

Disciplinas complementares recomendadas

Todas as unidades curriculares do 1º e 2º ano são precedências obrigatórias para frequentar o estágio.

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Sim

Conteúdos Programáticos


1. A escolha correta de Objetivos operacionais e dos exercícios e situações de aprendizagem, bem
como a sua organização em microciclos, unidades, treinos e provas.
2. A avaliação da Atividade, através da interpretação do desempenho e atitudes dos atletas e da
autoanálise da intervenção do próprio estagiário.
3. A gestão das situações de prática, incluindo o controlo das variáveis críticas para assegurar a
qualidade dessas situações.
4. A comunicação com os atletas, nas suas formas principais a preleção, o feedback ao
desempenho, o questionamento, a atenção e interpretação da comunicação dos sujeitos.
5. A atitude de liderança perante os incidentes e momentos críticos (provas, transições, etc.), a
clarificação e a promoção da disciplina própria da Atividade, bem como a adoção de estilos e
tonalidades afetivas adequadas na relação individual e de grupo.

Objetivos

1. Autonomia e responsabilidade, na participação ética e tecnicamente correcta nas estruturas e
actividades da Entidade de Acolhimento (EA) e da ULHT.
2. Avaliação formativa, para interpretar as variáveis relevantes do contexto, participantes, exercícios,
resultados e da própria acção dos estagiários, para propor soluções viáveis, segundo critérios explícitos.
3. Plano Individual de Estágio (PIE), estimulando a projecção e planeamento da actividade a partir da
caracterização da IE e dos sujeitos, para a melhor selecção e realização das práticas num processo
regulado pela avaliação formativa.
4. Cientificidade, aplicando de forma criteriosa e fundamentada os saberes e matérias científicas,
estudados na licenciatura, para argumentar as opções de intervenção técnica e de organização das
práticas.
5. Cooperação, participando empenhadamente nas tarefas comuns dos estagiários, colaborando com os
colegas e com cada um dos responsáveis pelo processo de estágio e demais intervenientes

Metodologias de ensino e avaliação

A UC organiza-se em 5 etapas:
1ªColocação dos Estagiários, apresentação na EA e abertura do Dossier de Estágio: O estagiário
apresenta uma Avaliação de Possibilidades e a estrutura do PIE, abrindo o seu Dossier.
2ªAvaliação do Plano Individual de Estágio: Até ao final de Novembro, apresenta uma proposta de PIE.
É o momento para realizar um balanço do processo de Estágio.
3ªAvaliação Intermédia: o estagiário demonstra a capacidade de concretizar as decisões tomadas,
justificando-se uma Classificação Intercalar.
4ªEntrega de Dossier e Relatório de Estágio: Apuram-se os resultados, através de evidências do
desempenho, atitudes e capacidades dos sujeitos. Elabora o Relatório de Estágio, apresentando um
balanço global da sua intervenção.
5ªConclusão e Classificação final: O Coordenador de Estágio em articulação com o Tutor apresenta uma
indicação da classificação (0 a 20 valores). Na reunião final, o Regente de Estágio informa a decisão
sobre as classificações, publicadas em pauta.

Bibliografia principal

Faculdade de Educação Física e Desporto [FEFD]. (2014). Regulamento de Estágio em Treino
Desportivo. Lisboa: ULHT.
Instituto Português do Desporto e Juventude [IPDJ]. (2012). Programa Nacional de Formação de
Treinadores. Lisboa: IPDJ.
Instituto Português do Desporto e Juventude [IPDJ]. (2012). Regulamento de Estágios ¿ Graus
I/II. Lisboa: IPDJ.
A bibliografia específica de cada modalidade é definida pelos Coordenadores de Estágio.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

 

João Jorge Comédias Henriques

Por marcação, considerando o plano / calendário de estágio

A marcar no PUI, ou na Entidade de Acolhimento

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

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