Desenho I
Apresentação
Introdução ao Desenho artístico como prática artística autónoma com uma aproximação a partir de exercícios de observação que exigem a exploração de meios gráficos próprios, a compreensão de processos e métodos e ainda o entendimento do desenho enquanto projeto artístico. O tema desta UC é a Natureza-morta e, neste contexto, são realizados os seguintes exercícios: - Exercícios de libertação de constrangimentos - Exercícios diagramáticos - Exercícios de exploração da linguagem gráfica (experimentação de materiais riscadores e suporte de inscrição) - Exercícios de volumetria - Perspectiva linear, sombras próprias e sombras projetadas. Projeto Pessoal: Diário Gráfico (dois desenhos por semana)
Disciplina do Curso
Artes Visuais
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT722-65
Disciplinas complementares recomendadas
Pintura I
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos - Exercícios de libertação de constrangimentos ( expressão livre de exploração do suporte e dos meios riscadores ainda sem referente ou modelo) - Exercícios diagramáticos ( desenhar as formas geometrizadas que envolvem os objectos e dar-lhes uma expressão de transparência) - Exercícios de exploração da linguagem gráfica (experimentação de materiais riscadores e suporte de inscrição desenhando objectos concretos) - Exercícios de volumetria (compreender o volume e a ocupação do espaço pelos objectos representando-lhes as sombras próprias e projectadas) - Perspectiva linear, sombras próprias e sombras projetadas (idem mas considerando o espaço envolvente do objecto e a sua relação de escala) Projeto Pessoal: Diário Gráfico (dois desenhos por semana sobre um único objecto eleito, explorando ao máximo as suas potêncialidades gráficas)
Objetivos
O objectivo desta disciplina de Desenho I é saber codificar, através da linguagem gráfica (ponto, linha, mancha), o(s) objecto(s) observados directamente. Aplicar o contraste (claro/escuro), saber projectar em profundidade por aplicação da perspectiva e por sobreposição de planos, distinguir como se faz o registo gráfico das formas iluminadas e das em sombra. Saber fazer um enquadramento atendendo à relação forma/fundo. Conhecer estratégias de representação gráfica e explorar, experimentar e descobrir procedimentos artísticos gráficos e , neste movimento, iniciar uma tomada de decisão de âmbito mais autoral, ou seja, compreender as linguagens gráficas que são mais úteis para cada projecto a desenvolver. Absorver uma prática quotidiana de desenhar.
Metodologias de ensino e avaliação
Apresentação e explicação de métodos que ajudam a desenvolver cada grupo de exercícios. Privilegia-se o contacto professor/estudante numa relação tutorial. Critérios de Avaliação: cumprimento dos objectivos de cada exercício com concretização rigorosa das metodologias; demonstração da qualidade da observação utilizando diferentes tipologias de representação gráfica; entendimento dos modos constitutivos dos diferentes registos gráficos e seu domínio técnico como meio de representação; conhecimento do património histórico do desenho; capacidade para organizar e sistematizar o trabalho através da obediência ao tempo de execução de cada exercício; envolvimento e empenho no trabalho individual em autonomia; capacidade de reflexão e autocrítica. O método de avaliação é contínuo e presencial (75%). Cada exercício terminado tem avaliação de diagnóstico com discussão crítica. A avaliação final resulta da apreciação integral: 15% cada exercício e 25% Projeto Pessoal. Exame em 2ª época.
Bibliografia principal
AAVV - Entre linhas. Desenho na colecção da Fundação Luso-Americana Lisboa. Culturgest. Lisboa. 2005. CARNEIRO, A. - Campo, Sujeito e Representação no Ensino e na Prática do Desenho/Projecto. FAUP Publicações. Porto. 1995. COZENS, A. - A New Method of Landscape. Paddington Press. London. 1997. EDWARDS, B. - Desenhando com o lado direito do Cérebro. Rio de Janeiro. Ediouro Publicações. 2000 EDWARDS, B. - Desenhando com o Artista Interior. São Paulo. Editora Claridade. 2002. MATOS, L. A. - Desenhos do Séc. XIX. Porto. FBAUP. (s.d.) MOLINA, J. J. G. - Las Lecciones del Dibujo. Madrid. Cátedra. 1995 MOLINA, J. J. G. - Estrategias del Dibujo en el Arte Contemporáneo. Madrid. Cátedra.1999 MOLINA, J. J. G. - Máquinas y Herramientas de Dibujo. Madrid. Cátedra. 2002 MOLINA, J. J. G., CABEZAS, L., BORDES, J. - El Manual del Dibujo: Estrategias de Su Enseñanza en el siglo XX. Madrid. Cátedra. 2001. SALE, T., BETTI, C. - Drawing ¿ A Contemporary Aproach. Belmont. Thomson. 2004
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Margarida Prieto 4ª feiras das 10:30 -11:30 F.2.1