Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Desenho V

Universidade Lusófona

Desenho V

Apresentação

Nesta disciplina os alunos experimentam a criação de uma linguagem gráfica abstracta, entendida como um discurso visual autónomo, desvinculado da figuração.

Disciplina do Curso

Artes Visuais

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULHT722-3689

Disciplinas complementares recomendadas

Pintura V

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Caminhos da Abstração - Enquadramento histórico do surgimento da abstração na história da arte e desenvolvimentos recentes.

Estratégias e fundamentos da expressão gráfica - ponto, linha, mancha.

Projeto I ¿ Da representação à abstração. Ver de outra forma ¿ execução de uma série de desenhos a partir da observação de matérias várias ao microscópio. Criação de um livro de artista de dimensões padronizadas, definidas pela docente.

Projeto II - Projeto pessoal - desenvolvimento de uma linguagem visual autónoma, explorando um sistema de elementos óticos sem relação com o mundo real. Projeto individual a definir entre cada aluno e a docente.

Objetivos

Dar a conhecer percursos de vários artistas no processo de emancipação da referencialidade ¿ dos pioneiros da abstração aos seus continuadores no séc. XX e XXI. Promover a prática do desenho enquanto discurso visual autónomo, a partir do conhecimento de modos de atuação plástica, gráfica e pictórica de artistas abstratos.

Desenvolver no aluno capacidades projetuais no âmbito do desenho

Enriquecer e aprofundar o universo plástico de cada aluno

Aprofundar linguagens gráficas próprias de cada aluno

Reforçar a autonomia na concretização de projetos artísticos

Estimular a prática quotidiana do desenho

Metodologias de ensino e avaliação

Os dois projetos requerem autonomia na investigação plástica e uma atitude de experimentação por parte dos alunos, com o acompanhamento da docente. Sem prejuízo da autonomia que se pretende incutir, cada projeto é sempre precedido de uma contextualização histórica e artística com recurso a livros e meios audiovisuais, facultando aos alunos um conjunto de referências e conhecimentos considerados necessários ao desenvolvimento de cada projeto. O acompanhamento individual traduz-se no comentário regular aos dois projetos e à apresentação de referências consideradas pertinentes. A nota final expressa critérios de assiduidade e pontualidade, bem como de cumprimento dos objetivos da UC. A avaliação processa-se de três formas: contínua (comparência obrigatória a 75% das aulas), intermédia , qualitativa, para cada projeto, final , quantitativa, incidindo sobre todo o trabalho do semestre. A avaliação final resulta da apreciação dos dois projetos (60% Projeto I; 40% Projeto II)

Bibliografia principal

Butler, C. & Zegher, C. (2010). On Line: Drawing Through the Twentieth Century . NY: MoMA

Davidson, M. (2011). Contemporary Drawing: Key Concepts and Techniques for Today's Fine Artists. NY: Watson-Guptil

Dexter, E. (2010). Vitamin D: New Perspectives in Drawing . London ¿ NY: Phaidon

Elias, H. & Vasconcelos, M. (2009). Desmaterialização e Campo Expandido: dois conceitos para o Desenho Contemporâneo . In Actas SOPCOM-LUSOCOM. Lisboa: ULHT

Lind, Maria (ed). (2015) Abstraction, Documents of Contemporary Art . London: Whitechapel Gallery

Molina, J. J. G. (1999). Estrategias del Dibujo en el Arte Contemporáneo. Madrid. Cátedra

Rattemeyer, C. (2013). Vitamin D2: New Perspectives in Drawing. London ¿ NY: Phaidon

Sale, T. & Betti, C. (2008). Drawing: A Contemporary Approach. Belmont: Thompson

Tracey (2007). Drawing now - between the lines of contemporary art . London: I.B.Tauris

Tracey (2015). Drawing Ambiguity: Beside the Lines of Contemporary Art Paperback . London: I.B.Tauris

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • Arte e Turismo: uma relação valorosa?
  • Práticas de Ensino Inclusivo
  • Projetos 1.º Ano Arquitetura | Exposição de Trabalhos
  • A Economia de Cabo Verde no Pós-Covid
  • Wireless Power Transfer for Biomedical Applications

Notícias

  • PIECIT - Our Inclusive Schools
  • Ano Letivo 22/23 | Sessões de Boas-Vindas e Atividades de Integração de Novos Estudantes
  • Estudantes de Moda Selecionadas para Concurso Portuguese Fashion News
  • Curta da Lusófona Vence Prémio Sophia Estudante 2022
  • Investigadora do CBIOS conquista Prémio Egon Stahl 2022

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.