Desenho V
Apresentação
Nesta disciplina os alunos experimentam a criação de uma linguagem gráfica abstracta, entendida como um discurso visual autónomo, desvinculado da figuração.
Disciplina do Curso
Artes Visuais
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULHT722-3689
Disciplinas complementares recomendadas
Pintura V
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Caminhos da Abstração - Enquadramento histórico do surgimento da abstração na história da arte e desenvolvimentos recentes. Estratégias e fundamentos da expressão gráfica - ponto, linha, mancha. Projeto I ¿ Da representação à abstração. Ver de outra forma ¿ execução de uma série de desenhos a partir da observação de matérias várias ao microscópio. Criação de um livro de artista de dimensões padronizadas, definidas pela docente. Projeto II - Projeto pessoal - desenvolvimento de uma linguagem visual autónoma, explorando um sistema de elementos óticos sem relação com o mundo real. Projeto individual a definir entre cada aluno e a docente.
Objetivos
Dar a conhecer percursos de vários artistas no processo de emancipação da referencialidade ¿ dos pioneiros da abstração aos seus continuadores no séc. XX e XXI. Promover a prática do desenho enquanto discurso visual autónomo, a partir do conhecimento de modos de atuação plástica, gráfica e pictórica de artistas abstratos. Desenvolver no aluno capacidades projetuais no âmbito do desenho Enriquecer e aprofundar o universo plástico de cada aluno Aprofundar linguagens gráficas próprias de cada aluno Reforçar a autonomia na concretização de projetos artísticos Estimular a prática quotidiana do desenho
Metodologias de ensino e avaliação
Os dois projetos requerem autonomia na investigação plástica e uma atitude de experimentação por parte dos alunos, com o acompanhamento da docente. Sem prejuízo da autonomia que se pretende incutir, cada projeto é sempre precedido de uma contextualização histórica e artística com recurso a livros e meios audiovisuais, facultando aos alunos um conjunto de referências e conhecimentos considerados necessários ao desenvolvimento de cada projeto. O acompanhamento individual traduz-se no comentário regular aos dois projetos e à apresentação de referências consideradas pertinentes. A nota final expressa critérios de assiduidade e pontualidade, bem como de cumprimento dos objetivos da UC. A avaliação processa-se de três formas: contínua (comparência obrigatória a 75% das aulas), intermédia , qualitativa, para cada projeto, final , quantitativa, incidindo sobre todo o trabalho do semestre. A avaliação final resulta da apreciação dos dois projetos (60% Projeto I; 40% Projeto II)
Bibliografia principal
Butler, C. & Zegher, C. (2010). On Line: Drawing Through the Twentieth Century . NY: MoMA Davidson, M. (2011). Contemporary Drawing: Key Concepts and Techniques for Today's Fine Artists. NY: Watson-Guptil Dexter, E. (2010). Vitamin D: New Perspectives in Drawing . London ¿ NY: Phaidon Elias, H. & Vasconcelos, M. (2009). Desmaterialização e Campo Expandido: dois conceitos para o Desenho Contemporâneo . In Actas SOPCOM-LUSOCOM. Lisboa: ULHT Lind, Maria (ed). (2015) Abstraction, Documents of Contemporary Art . London: Whitechapel Gallery Molina, J. J. G. (1999). Estrategias del Dibujo en el Arte Contemporáneo. Madrid. Cátedra Rattemeyer, C. (2013). Vitamin D2: New Perspectives in Drawing. London ¿ NY: Phaidon Sale, T. & Betti, C. (2008). Drawing: A Contemporary Approach. Belmont: Thompson Tracey (2007). Drawing now - between the lines of contemporary art . London: I.B.Tauris Tracey (2015). Drawing Ambiguity: Beside the Lines of Contemporary Art Paperback . London: I.B.Tauris
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala