Figura Humana VI
Apresentação
Esta UC é baseada no desenho por observação direta do modelo masculino e feminino. Consciente dos conceitos básicos de anatomia e da proporção do corpo humano, o aluno deve representar com recurso aos elementos básicos do desenho ¿ escala, composição, relação corpo/chão e espaços envolventes São exploradas várias abordagens gráficas, bem como diferentes tipos de pose do modelo: rápida/longa; estática/em movimento, isolada/ em relação com o espaço, objetos e têxteis.
Disciplina do Curso
Artes Visuais
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULHT722-14663
Disciplinas complementares recomendadas
Não aplicável.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos com quatro tipos de exercícios: 1 - Exercícios de aquecimento e desbloqueio do olhar. 2 - Exercícios de representação analítica. 3 - Exercícios técnicos com experimentação de materiais 4 - Estudos anatómicos (trabalhos de casa). Nota: os programas Figura Humana II, IV e VI são idênticos, mas o nível de exigência aumenta em conformidade com o nível de educação do estudante.
Objetivos
Capacitar os alunos com competências básicas de desenho do corpo humano, incluindo composição, proporções rigorosas e perspetiva (escorço), em combinação com o estudo da anatomia artística. Desenvolver a capacidade de observar e descrever, com progressiva autonomia, o corpo humano nu. Ampliar o conhecimento de técnicas e abordagens gráficas.
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos são desenvolvidos progressivamente através de exercícios de desenho de modelo, cronometrados, executados durante as aulas. A classificação final expressa critérios de assiduidade e pontualidade e boa concretização dos objetivos definidos para esta u. c.. A avaliação é feita de duas formas: contínua (presença obrigatória em 75% das aulas); final, sobre todo o trabalho feito no semestre. A avaliação quantitativa final, resulta da avaliação dos trabalhos em dois momentos: uma avaliação intermédia (50%) e uma final (50%), nas quais se analisa progresso global do aluno. Em caso de exame, o aluno deve apresentar o trabalho do semestre inteiro. Como a disciplina exige a presença nas aulas, o aluno deve entrar em contacto com a professora para que determine exercícios alternativos que permita atingir os objetivos (Art. No. 10 Reg.ECATI. O mesmo se aplica na situação referida no Art. 7, 5, Reg.ECATI.)
Bibliografia principal
HALE, Robert Beverly - Drawing Lessons from the Great Masters. New York: Watson-Guptill, 2009. JENNY, Peter - Desenho anatómico. Barcelona: Gustavo Gili, 2014. KAUPELIS, Robert - Experimental Drawing. New York: Watson-Guptill, 1980. MALBERT, Roger - Drawing People: The Human Figure in Contemporary Art. United States: Distributed Art Publishers, 2015. MASLEN, Mick; SOUTHERN, Jack - Drawing Projects - an exploration of the language of drawing. London: Black Dog Publishing, 2011. NEW, Jennifer - Drawing from life, The journal as art. New York: Princeton Architectural Press, 2005. NICOLAIDES, Kimon - The Natural Way to Draw. Boston: Houghthon Miflin Company, 1969.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala