Ilustração II
Apresentação
Ilustração II é sobre a capacidade das imagens mostrarem as histórias, os textos, mesmo que estejam omissos.
Disciplina do Curso
Artes Visuais
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT722-17310
Disciplinas complementares recomendadas
ilustração I ilustração III
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
EXERCÍCIO DA LITERATURA PARA A PINTURA. Exercício temático: concepção de imagens isoladas (postais, por exemplo) sobre um tema (aniversário, dia dos namorados, natal, etc.) Exercício narrativo: concepção de uma sequência narrativa de imagens e de um modo de mostrar as ilustrações, seja através de um livro de artista ou de uma determinada montagem expositiva ou de um pequeno video
Objetivos
Objectivos gerais: Compreender a estreita e histórica relação entre texto e imagem, entre o dizer e o mostrar (legendagem vs ilustração). Objectivos específicos: Desenvolver um imaginário plástico e visual a partir do imaginário mental estimulado por contos escolhidos; Interpretar e conceber ilustrações a partir de um imaginário estimulado pelo texto; criar uma linguagem gráfica e pictórica visual, coerente e autoral, que se funda num texto e se torna autónoma. Saber mostrar e exibir o trabalho realizado. Explorar criativamente uma expressão plástica no domínio da ilustração. Capacidade de reconhecer a distinguir entre mostrar e dizer e os conceitos de hipotipose e écfrase
Metodologias de ensino e avaliação
O exemplo através de livros ilustrados por autores de várias épocas e com diferentes abordagens a textos de diferentes tipos é o método de abordagem escolhido. Em sala de aula, são discutidos e analisados os contos a ilustrar; e o registo livre de cada aluno que é desafiado a experimentar materiais e soluções plásticas de acordo com as suas intenções e expectativas em desenvolvimento. 25% O método de avaliação é contínuo, presencial (75%) e inclui parâmetros de pontualidade, assiduidade e relação com os colegas e participação nos debates da aula. 25 % exercício 1 - 6 postais tema humanista 25 % exercício 2 - 10 imagens sobre a cidade 25 % exercício 3 - história sem palavras - mínimo de 10 imagens O exame consiste na apresentação de todo o trabalho do semestre, com as melhorias sugeridas nos debates e momentos de avaliação.
Bibliografia principal
AAVV. (2006). BIBLIA ILUSTRADA. Lisboa: Assírio&Alvim AAVV, (2005). Illusive ¿ Contemporary Illustration and its contexto. Berlin: Die Gestalten Verlag GmbH & Co AAVV, (2005). Ilustrarte, Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, Lisboa: White & Blue e Ver para Ler AMBROSE, H. (2005). Image. Lausanne: AVA Publishing. BELL, R.; HYLAND, A. (2003). Hand to Eye Contemporary Illustration. London: Laurence King Publishing HOLLIS, R. (1997). Graphic Design: A Concise History, London: Thames & Hudson RAND, P. (1985). A Designer¿s Art. New Haven & London: Yale University Press KLANTEN, R.; HELLIGE H. (2011). Illustrators Unlimited: The Essence of Contemporary Illustration. Berlin: Gestalten LAWRENCE, Z. (2012). The Fundamentals of Illustration. Switzerland: AVA Publishing MARIN, L. (2001). De la représentation. Paris: Gallimard.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala