Pintura I
Apresentação
Pintura I é uma disciplina que onde se desenvolvem dois ambientes de trabalho distintos: um sobre técnicas e métodos tradicionais da pintura e outro sobre a pintura enquanto prática artistica contemporânea
Disciplina do Curso
Artes Visuais
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 8
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT722-14647
Disciplinas complementares recomendadas
Desenho I
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
- EXERCÍCIOS DE CARÁCTER TECNOLÓGICO E TEÓRICO dirigidos à aquisição de competências na área da Pintura, através da exploração de INSTRUMENTOS (pincéis em bico e espatulados, espátulas, trinchas), de MEDIA (acrílico, óleo, guache, aguarela, pastel seco e pastel seco) e SUPORTES (papel, madeira, tela, muro). Preparação de suportes (grades e telas) e aprendizagem de métodos para cada meio pictórico. - Aplicação de métodos na execução de grelha de complementares e grelhas de claro/escuro com os media indicados acima. - EXERCÍCIO DE PESQUISA VISUAL sobre a Natureza-morta e os seus desdobramentos enquanto género da pintura: levantamento de exemplos com fichas-técnicas e definições. Apresentação em PowerPoint. - EXERCÍCIOS DE OBSERVAÇÃO: a descriptibilidade da pintura. Este exercício assenta na investigação visual sobre a ESTABILIZAÇÃO DO CANONE e deve mostrar um DESDOBRAMENTO E/ OU ACTUALIZAÇÃO da Natureza-morta a partir de desenhos elaborados em Desenho I. - PROJECTO PESSOAL
Objetivos
Objectivos gerais: Ampliar o campo das competências técnicas, teóricas e conceptuais próprias da pintura como prática artística e campo de investigação. Garantir que o universo experimental e pessoal de cada estudante se potencia nesta aprendizagem. Objectivos específicos: Compreensão do cânone das composições denominadas Naturezas-mortas e das possibilidades de desdobramento e actualização destas, nomeadamente pela análise dos Gabinete de Curiosidades, Animais de Caça, Sub-Bosques, Flores, Alimentos, Trompe-l'oeil, Vanitas, Emblemadas, Dos Atributos à Virgem, Dos Atributos aos Santos e à Páscoa protestante ou católica. Aplicação deste conhecimento teórico e visual à prática artística contemporânea. Desenvolvimento de um projecto individual visando a apresentação/ exposição pública no final do ano lectivo.
Metodologias de ensino e avaliação
Em todos, exercícios técnicos/temáticos, utiliza-se a exemplificação (imagens, procedimentos, exemplos) e demonstração de procedimentos técnicos, apresentações PowerPoint sobre Natureza-morta e outros temas pertinentes, com as respectivas fichas técnicas e possíveis definições/descrições caracterizadoras. 20% Grelhas de cor 20% Pesquisa visual e apresentação em sala de aula. 20% 6 Pinturas a partir da observação directa de modelos em composições de Natureza-morta (em articulação com Desenho I); 20% 1 Projecto pessoal, com acompanhamento tutotrial. 10% Método de avaliação: contínuo, presencial (75% presenças obrigatórias), pontualidade, assiduidade e relação com os colegas, participação nos debates. 10% A anotação de ideias, esboços, modo de mostração/exposição dos trabalhos concluídos em avaliação final. Em exame, o estudante apresenta todo o trabalho do semestre concluido e rectificado (50%) e realiza um exercício (50%).
Bibliografia principal
BAUDRILLARD, J. - Le trompe-l'oeil. In Documents de travail. Urbino. Università di Urbino-Centro Internazionale di Semiotica e di Linguistica, nº 62, Março, série F. 1977 CHEVALIER, J. & GHEERBRANT, A. - Dictionnaire des symboles: mythes, rêves, coutumes, gestes, formes, figures, couleurs, nombres. Paris. Seghers. 1974 CHEVALIER, J. - Dicionário dos símbolos. Lisboa. Teorema. 1994 DELEUZE, G. - Diferença e Repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Lisboa. Relógio d¿Água. 2000 HORNUNG, D, - Colour: A workshop for artists and designer. London. Laurence King Publishers. 2005 HOCKNEY, D. - Secret knowledge: rediscovering the lost techniques of the old masters. London .Thames & Hudson. 2001 MAYER, R. - Manual do artista. S. Paulo. Martins Fontes. 1999 PASSERON, R. - Création et Répétition. Paris. Ed. Clancier-Guenaud. 1982 SERRALLER, F. C.- Los géneros de la Pintura. Madrid. Edições Taurus. Colecção Pensamiento. 2005
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala