Pintura V
Apresentação
ESTA UC É SOBRE ABSTRAÇÃO - ACÇÕES , MÉTODOS E OBRAS ABSTRACTAS.
Disciplina do Curso
Artes Visuais
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 8
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULHT722-14660
Disciplinas complementares recomendadas
DESENHO V
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
- pesquisa visual sobre Abstração. - pesquisa plástica na concretização de experiências abstratas informais e de sustentação de um projecto individual - projecto individual: concepção e execução - exercício colectivo pintura mural: intervenção no espaço público.
Objetivos
Desenvolver o universo experimental em cada abordagem aos exercícios. Consciencializar para a importância da autoria. Desenvolver uma distância (auto-) crítica. Ampliar competências de representação abstrata através da experimentação plástica no desenvolvimento de um imaginário visual não figurativo. Explorar instrumentos, media e suportes pictóricos tendo como horizonte de expectativa a fuga à figuração. Conceber um projecto individual no contexto da Abstração. Aplicar metodologias de investigação em arte: concepção, projeto e execução de uma pintura mural no colectivo. Compreender: a especificidade da obra de arte pública e as suas implicações sociais e humanas; entender a especificidade da obra de arte pública na sua articulação com o espaço pré-existente e contexto de atuação (site-specific) Familiarizar com a metodologia projectual aplicada às artes plásticas Possibilitar uma experiência de criação artística coletiva.
Metodologias de ensino e avaliação
Os exercícios são desenvolvidos com tempos predefinidos (25% cada). Na sua concepção e realização, exercício colectivo segue a metodologia projetual: problema; definição do problema; componentes do problema; recolha de dados/investigação; análise dos dados; criatividade; pesquisa de cores e materiais; experimentação ¿ realização de ensaios; definição de um modelo; verificação; solução. A avaliação é contínua (presencial); intermédia (no final de cada etapa ¿ concepção, projeto, execução) e final (no final do semestre, incidindo sobre todo o trabalho realizado). É obrigatória a participação de cada aluno em todas as etapas. AVALIAÇÃO: 50% projecto de pintura mural (Professora Inês Marques) 50% exercícios sobre a abstração (Professora Margarida Prieto) Esta UC não tem 1ª época de exame. Esta u.c. não tem 1ª época de exame. No exame de 2ª época apresentam-se todos os exercícios completos e exibidos com critérios de exposição.
Bibliografia principal
BISHOP, Claire (2012). Artificial Hells ¿ Participatory art and the politics of spectatorship, Verso: London, New York KWON, Miwon (2002). One place after another. Site-specific art and locational identity. Cambridge Massachussets: The MIT Press COLPITT, F. (1997). Minimal art: the critical perspective. Washington: University of Washington Press. LACY, S. (1995). Mapping the terrain: new genre public art. Seattle, Washington: Baypress LÈGER, F. (1965). Funções da Pintura, Lisboa: Bertrand MILES, M. (1997). Art, space and the city: Public art and urban futures. London, NY: Routledge FOUCAULT, M (1992) O que é um autor? Lisboa: Vega
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala