Vice-Reitoria

Vice-Reitor
A vice-reitoria da Universidade Lusófona tem como principais áreas de atuação as seguintes:
1- PESEL - Plataforma de Estudos Sociais sobre o Envelhecimento e Longevidade. Trata-se de um dispositivo que visa refletir sobre os fenómenos do envelhecimento e do aumento da esperança de vida, numa ancoragem transversal e pluridisciplinar, procurando definir prioridades e opções que possam ser apresentadas junto dos decisores políticos. Os membros desta plataforma são escolhidos dentre docentes da ULHT e pessoas externas, desde que desenvolvam trabalho relevante intervenção ou investigação, estando integradas as valências de Demografia, Nutricionismo, Turismo, Urbanismo, Ciência da Religiões, Motricidade e Psicologia da Inclusão Social.
2 - GAIA - Gabinete de Apoio à Integração de Alunos - Destina-se a prestar apoio aos estudantes, principalmente na fase de ingresso na Universidade Lusófona, ajudando-os a superar as dificuldades decorrentes da transição entre o ensino secundário e o universitário - ou entre períodos longos de afastamento do sistema formal de ensino e o retorno à vida académica - e encaminhá-los para os serviços ou dispositivos internos adequados, promovendo ainda o bom relacionamento dentro da comunidade universitária.
Em paralelo funciona também como um serviço de proximidade onde os alunos podem apresentar os seus problemas, havendo quem os escute e se encarregará de promover a busca de soluções.
Ainda que dependente da Vice-Reitoria, o Gabinete tem como Coordenadora a docente Maria Cunha Louro. O atendimento é feito por marcação, para o e-mail vice.reitoria@ulusofona.pt.
3 - GAENEE - Gabinete de Acompanhamento dos Estudantes com Necessidades Educativas Especiais
Este Gabinete pretende dar apoio a alunos em situações que recaiam no conceito de necessidades educativas especiais.
Essas necessidades podem abranger:
- Perdas ou anomalias físicas e psicológicas;
- Casos em que aos alunos seja requerida a prestação de apoio a membros da família direta, cônjuge ou pessoa com a qual coabitem em relação análoga à conjugalidade;
- Se o estudante estiver submetido a tratamentos periódicos frequentes, de natureza agressiva, desde que daí decorra a diminuição das funcionalidades motoras ou psíquicas;
- Mulheres grávidas, desde que exista comprovado perigo para a saúde materna ou do feto.
O atendimento é feito por marcação, para o e-mail vice.reitoria@ulusofona.pt.
4 - RAAL - Rede de Antigos Alunos da Lusófona. Uma universidade é também uma memória coletiva e possui uma história. A Rede funciona num registo de proximidade com as autoridades académicas ao mesmo tempo que estabelece canais de comunicação com os Núcleos de Estudantes das várias escolas e departamentos, aproximando-os do mundo e da realidade do trabalho.
5 - Tertúlias - iniciadas em 2013/2014, procuram tornar-se contribuintes da elevação cultural da população Lusófona, abarcando inúmeras temáticas dos foros cultural e de cidadania. A organização é conjunta, agrupando o CELAS - Centro de Estudos da Lusofonia Agostinho da Silva, dirigido pelo Prof. Carlos Carranca, e a Tertúlia Saber & Poder - Constelações da Lusofonia, dirigida pela Mestre Maria Cunha Louro.
6 - Debates sobre temas da maior atualidade
7 - Articulação com os Núcleos de Estudantes. Trata-se de um forum que permite assegurar a resolução de diversas questões, permitindo ainda a maior proximidade entre os órgãos académicos e os estudantes.
Prof Doutor Carlos Alberto Poiares
carlos.poiares@ulusofona.pt
Vice-Reitor