filmeu

Docente
Luis Cláudio Dos Santos Ribeiro

Luis Cláudio Dos Santos Ribeiro
lui***@ulusofona.pt
F219-87F6-144B
0000-0001-6512-1506

Resume

Luís Cláudio Ribeiro is Vice-Rector for Quality, Professor and Researcher at Lusófona University, in Lisbon. Ph.D. in Communication Sciences develops research activity in the field of media epistemology and sound. His recent publications focus on the medium, identification, and characterization of changes by the use of sound mediators in contemporary society: O Mundo é uma Paisagem Devastada pela Harmonia (Lisboa: Vega, 2011); O Som Moderno - Novas formas de criação e escuta (Lisboa: Edições Lusófonas, 2011 e 2022); Fundamento e Imersão (Edt.) (Lisboa: Orfeu Negro, 2019) and A Experiência Sonora - da linearidade à circularidade (editor e autor. Lisboa: Documenta, 2023) . He is the main investigator of the projects Lisbon SoundMap, supported by the Portuguese Government (FCT) (2011-2014): http://www.lisbonsoundmap.org and http://lisbonsoundmap.wordpress.com/; The Technique and the Media as a Problem: from representation to thought (CIC-DIGITAL-CICANT, 2017-18) and Aural Experience, Territory and Community (2018-2021). In addition to the academic activity, he is also a poet and novelist. The most recent books are Sucede no entanto que o Outono veio (Lisboa: 2013) and Um Jardim Abandonado que Desbota (Lisboa: 2014).

Graus

  • Licenciatura
    Filosofia
  • Mestrado
    Ciências da Comunicação - Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
  • Doutoramento
    Ciências da Comunicação - Comunicação e Cultura
  • Título de Agregado
    n.a

Publicações

Artigo em revista (magazine)

  • 2011, Amado Amato, Amado Amato
  • 2006-02-28, Esta Tristeza tão Enrolada na Cal, Vértice
  • 2006-02-15, O Mundo é Uma Paisagem Devastada Pela Harmonia, Vértice
  • 2006-02-10, Nova Viagem ou um Percurso por Hermann Broch, Vértice
  • 2005-12-31, Um Jardim Abandonado que Desbota, Revista de Comunicação e Linguagens
  • 2003-12-01, Para Além do Jogo e da Arte, Caleidoscópio - Revista de Comunicação e Cultura
  • 2001-04-30, Inovação e Errância na Poesia de J.O.Travanca Rego, Boca do Inferno
  • 1999-09-17, Voltei à casa Pequena, de João Candeias, NON!
  • 1996-03-31, Leituras em Diálogo, Sol XXI
  • 1995-03-31, O Canto antes da Voz..., Sol XXI

Edição de número de revista

  • 13 | 2023 - Numérique avancé, communication et activisme - Advanced digital, communication and activism

Artigo em revista

  • 2023-08, A European and Brazilian cross-national investigation into the Portuguese translation of soundscape perceptual attributes within the SATP project, Applied Acoustics
  • 2020-12-17, A Vibrating Body: Sound in Redefined Space and Time, AVANT. Trends in Interdisciplinary Studies
  • 2017, The Sound and the Fragment in Artistic Practices, International Journal on Stereo and Immersive Media
  • 2015-04-27, As Paisagens Sonoras e o seu Mapeamento: Uma Cartografia do Sentido, Interact
  • 2012, O que a Máquina fez por (de) Nós, Caleidoscopio - Revista de Comunicação e Cultura
  • 2010, Sobre os Gregos ou o que poderiamos ter sido

Livro

  • 2023, Enormously Vast, RIBEIRO, LUÍS CLÁUDIO; Prieto, Margarida, Universidade de Lisboa - Faculdade de Belas-Artes
  • 2014, Um Jardim Abandonado que Desbota, Luís Cláudio Ribeiro
  • 2013, Sucede no entanto que o Outono veio, RIBEIRO, LUÍS CLÁUDIO
  • 2011, O Som Moderno - Novas formas de Criação e Escuta , 1, RIBEIRO, LUÍS CLÁUDIO, Edições Lusófonas
  • 2011, O Mundo é uma Paisagem Devastada pela Harmonia, 1, RIBEIRO, LUÍS CLÁUDIO, Vega
  • 2002, À Procura da Cidade Sob a Luz Artificial, RIBEIRO, LUÍS CLÁUDIO, BlackSun
  • 2001, Quem Tem Medo do Silêncio não Espanta os Pássaros, RIBEIRO, LUÍS CLÁUDIO, Diferença
  • 1999, Como Uma Figura de Barro Fresco o Mundo, RIBEIRO, LUÍS-CLÁUDIO, Editorial Diferença
  • 1995, Breve Tratado da Inocência, RIBEIRO, LUÍS CLÁUDIO, Editorial Escritor
  • 1993, Um Homem sem Imaginação, RIBEIRO, LUÍS-CLÁUDIO, Editorial Escritor
  • 1992, Tratado dos Sentimentos Quase-Imperfeitos, RIBEIRO, LUÍS-CLÁUDIO, Átrio
  • 1991, O Alfabeto das Paisagens Secretas, RIBEIRO, LUÍS-CLÁUDIO, Átrio
  • 1983, Pronunciação, RIBEIRO, LUÍS-CLÁUDIO, espiral

Capítulo de livro

  • 2023, Ó Som e a Voz; uma teoria da experiência, A Experiência Sonora - da linearidade à circularidade, Documenta - Sistema Solar
  • 2022, Experiência, Território e Comunidade: Um Projeto, La representación de la ciudad en la sociedad contemporánea, McGraw Hill
  • 2021, Para uma Arqueologia dos Meios Sonoros, Crítica das Mediações Totais, Documenta7Sistema Solar
  • 2021, O Som, a Voz e a Imagem: A Experiência Audível, Audiovisual e Industrias Criativas , 1, McGraw Hill
  • 2020, Radio Language and Aesthetics, Comunicacion Especializada: história e realidad atual, McGraw Hill
  • 2020, Fundamento Sónico e Tecnologia , Poderes do som – Política, escutas e identidades, Insular Livros
  • 2019, Empathy and the Urban Environment , Redes Sociales, Tecnologías Digitales y Narrativas Interactivas en la Sociedad de la Información, 1, McGraw Hill
  • 2019, A Acção Imersiva e o Fundamento Sónico, Fundamento e Imersão, Orfeu Negro
  • 2018, El Audible Dibujo de las Ciudades: otras sensaciones y otras metodologias, Metodologias 4, 120, Editorial Fragua
  • 2017, Uma Cartografia do Espectro: Redes de Som, Netativismo, 1, 1, Edições Universitárias Lusófonas
  • 2011, Para uma Fenomenologia Parcial da Escuta, La tecnologia audiovisual al servicio de la sociedad, 52, Editorial Fragua

Edição de livro

  • 2023, Documenta - Sistema Solar
  • 2019, Orfeu Negro

Artigo em jornal

  • 1993-04-21, A Breve Ocupação da Voz, Letras e Letras
  • 1993-01-06, A Coincidência dos Instantes (sobre Uma Onda, de John Ashberry), Letras e Letras
  • 1987-10-29, O Sono no Espaço, Diário de Lisboa

Artigo em conferência

  • The Radio: The Aesthetic and Ethical Ear, 5th European Communication Conference - Ecrea-2014
  • Livro de Actas do Primer Congreso Internacional: Infoxicacion, Primer Congreso Internacional: Infoxicacion
  • Desmontar o Real, Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização
  • Actas do 7º Congresso da Sopcom - meios digitais e indústrias criativas, 7º Congresso da Sopcom

Exposição artística

  • 1986, Opúsculos da Claridade I

Outra produção

  • 2017, Sound and the fragment in artistic practices, IJSIM : International Journal on Stereo & Immersive Media. International Journal on Stereo & Immersive Media
  • 2014, A Sound Projectile Behind the Light
  • 2013, The CITY and the SOUND TERRITORY
  • 2012, Babilónia - Revista Lusófona de Línguas, Culturas e Tradução, nº 10/11
  • 2011, Do silêncio = Of silence, Babilónia : Revista Lusófona de Línguas, Culturas e Tradução
  • 2005, O império do ruído, Metacrítica : Revista de Filosofia
  • 2001, Para além do jogo e da arte, Partindo das ancestrais definições que a vida é um jogo e que a vida imita a arte, tentámos aqui delinear o que se representa no jogo e na arte e que afinidades espaciais nos podem levar a uma explicação ontológica. Das gravuras e pinturas rupestres à arte dos nossos dias é no errar, no jogo e na linguagem que se faz o humano, ficando sempre enigmático o que a mão traça e as faculdades coordenam.
  • 1999, Mais uma versão do futuro ou como alguém se torna o que é, Revista de Humanidades e Tecnologias

Email


Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios