Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Lessons in Film, Art and Multimedia

Alok Nandi

Entrevista a Alok Nandi

Invited professor and regular speaker in international conferences incl. Interactive Frictions in Los Angeles, DAC in Georgia Tech and in Bergen Norway, CODE 2001 in Cambridge UK, ArtSci 2002 in New York, ARCO03 in Madrid, transmediale06 in Berlin, Media in Transition at MIT Cambridge USA.

Ana Moreira

Entrevista a Ana Moreira

Actiz. Estreou-se na curta-metragem Primavera, de João Tuna (1997). No ano seguinte participa em Os Mutantes de Teresa Villaverde (1998), cineasta que a viria a dirigir novamente em Água e Sal (2001)

André Sszankowski

Entrevista a André Szankowski

André Szankowski é Director de Fotografia para Cinema e Publicidade. Participou como Director de Fotografia em mais de 10 filmes. O mais recente foi o fime A Gaiola Dourada.

Andrew Fierberg

Entrevista a Andrew Fierberg

Veteran New York producer Andrew Fierberg has made more than 20 indie features, many of them low-budget. He produced the unforgettable Secretary with James Spader and Maggie Gyllenhaal. He's worked with Ethan Hawke, Nicole Kidman, Robert Downey Jnr, Matthew McConaughey, and acclaimed filmmakers such as Sally Potter and Steven Soderbergh.

Entrevista a António Júlio Duarte

António Júlio Duarte é fotógrafo. Estudou fotografia na Ar.co entre 1985 e 1989 e no Royal College of Art de Londres como bolseiro da Gulbenkian (1991)

Tschumi

Entrevista a Bernard Tschumi

Bernard Tschumi (Lausanne, 25 de Janeiro de 1944) é um educador, escritor e arquitecto suíço.Tschumi lecionou na Universidade de Portsmouth, na Escola de Arquitectura da Associação de Arquitectos (AA School of Architecture) de Londres, no Instituto de Arquitectura e Estudos Urbanísticos em Nova Iorque, na Universidade de Princeton, na Cooper Union em Nova Iorque e na Universidade de Columbia, onde foi decano da Graduate School of Architecture, Planning and Preservation de 1988 até 2003.

Daniel Malhão

Entrevista a Daniel Malhão

Frequentou a Faculdade Belas Artes da Universidade de Lisboa. Frequentou e concluiu o Curso de Completo de Fotografia no Ar.Co entre 1995 e 2000 tendo participado no programa de intercâmbio com The School of the Art Institute of Chicago, para o qual contou com Bolsa da FLAD

Duarte Netto

Entrevista a Duarte Netto

Licenciou-se em Comunicação Cultural pela Universidade Católica Portuguesa e completou o Curso Avançado de Fotografia do ar.co em 2000 com uma bolsa da Kodak. Em 2005 realizou o curso de Fotografia do Programa Criatividade e Criação Artística da Fundação Calouste Gulbenkian.

Giuliana Bruno

Entrevista a Giuliana Bruno

Giuliana Bruno é Emmet Blakeney Gleason Professora de Estudos Visuais e Ambientais da Universidade de Harvard. A Professora Bruno é conhecida pela sua pesquisa em torno das interseções das artes visuais, arquitetura, cinema e media

Gonçalo Tocha

Entrevista a Gonçalo Tocha

Gonçalo Tocha é realizador e produtor de cinema português. De entre a sua obra, destaca-se o documentário "É na Terra não é na Lua" rodado entre 2007 e 2009 na ilha do Corvo, nos Açores

Graham Harmam

Entrevista a Graham Harman

Graham Harman é professor de Filosofia e Vice-Reitor de Investigação na Universidade Americana do Cairo. É co-fundador da corrente denominada "realismo especulativo" e do movimento "object-oriented ontology".

Inês Marques

Entrevista a Inês Marques

Inês Marques. licenciada em Belas Artes, é Professora da Licenciatura em Artes Plásticas na Universidade Lusófona. Rita Pires é aluna da Licenciatura em Artes Plásticas. Esta entrevista foi realizada no âmbito do Workshop de Pintura Mural que decoreu na Semana do Audiovisual e Multimedia em Dezembro de 2014

Isabel Ruth

Entrevista a Isabel Ruth

Considerada uma das maiores actrizes do cinema português, é presença fetiche na cinematografia de Paulo Rocha, que a dirigiu em Os Verdes Anos (1963), Mudar de Vida (1966), O Rio do Ouro (1998), A Raíz do Coração (2000) e Vanitas (2004).

Jan Harlan

Entrevista a Jan Harlan

Jan Harlan (born in Karlsruhe, Germany on May 5, 1937) is a film producer and the brother of Christiane Kubrick, director Stanley Kubrick's widow.

João Botelho

Entrevista a João Botelho

Estudou Cinema, no Conservatório Nacional, e Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade de Coimbra. Foi cineclubista, no Porto e em Coimbra, onde dirigiu o CITAC. Foi crítico de cinema na Gazeta da Semana e na revista M, de que foi fundador. Iniciou-se como realizador em 1976.

João Braz

Entrevista a João Braz

Montador de referência em Portugal. Montou mais de 50 filmes, entre os quais "Alice", "O mistério da estrada de Sintra", ou o "Sangue por Sangue", "Kiss me", "O crime do Padre Amaro", "O Filme do Desassossego", "Yvone Kane" entre outros.

João Canijo

Entrevista a João Canijo

Realizador. Foi estudante de História, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, entre 1978 e 1980, e entre 1980 e 1985, iniciou-se no cinema, tendo sido assistente de realização de Manoel de Oliveira, Wim Wenders, Alain Tanner ou Werner Schroeter.

João Pedro Rodrigues

Entrevista a João Pedro Rodrigues

João Pedro Rodrigues é um realizador de cinema português. Nasceu em Lisboa em 1966, e iniciou a sua actividade como realizador em 1997.

João Salavisa

Entrevista a João Salavisa

João Salaviza é realizador de cinema. Os seus filmes foram premiados em Cannes e Berlim com uma Palma de Ouro (Arena, 2009) e um Urso de Ouro (Rafa, 2012).

Jobnas Ernhill

Entrevista a Jonas Ernhill

Entrevista com Jonas Ernhill sobre o modelo de financiamento do filme indie Kung Fury

Jorge Paixão da Costa

Entrevista a Jorge Paixão da Costa

Jorge Paixão da Costa é realizador de televisão e cinema e professor universitário na Universidade Lusófona no Curso de Cinema, Video e Comunicação Multimedia.

Jorge Yglesias

Entrevista a Jorge Yglesias

Jorge Yglesias is a poet, writer, literary translator and film critic. and Professor of Film History and Aesthetics of Documentary in the International School of Cinema and TV (EICTV) of San Antonio de los Baños, Cuba.

José Miguel Ribeiro

Entrevista a José Miguel Ribeiro

Autor do filme de animação A Suspeita (1999) galardoado com 26 prémios internacionais, destacando-se o Cartoon D'Or 2000, tendo sido exibido nos principais canais mundiais de televisão. O Papel de Natal (2014) é o seu mais recente filme.

Liliane Meffre

Entrevista a Liliane Meffre

Liliane Meffre é germanista e historiadora da arte. É agregada em Estudos Germanísticos, doutora em História da Arte e Estética (Paris I-Sorbonne) e doutora em Estudos Germanísticos (Paris IV-Sorbonne)

Lisa M. Leeman

Entrevista a Lisa M. Leeman

Lisa Leeman believes that strong narrative and character-driven films can change the world, one story at a time, and that the path to social change is through the heart.

Entrevista a Luís Branquinho

Luís Branquinho é director de fotografia e actual Presidente da AIP - Associação de Imagem Portuguesa, Cinema e Televisão.

Luis Galvão Teles

Entrevista a Luis Galvão Teles

Licenciado em Direito, pela Universidade de Lisboa, em 1967, foi assistente de realização na RTP e frequentou o Institut de Formation Cinématographique, em Paris, em 1968.Membro do Centro Português de Cinema, fundou a Cooperativa Cinequanon, em 1974

Margarida Cardoso

Entrevista a Margarida Cardoso

Realizadora, argumentista e Docente do curso de cinema da Universidade Lusófona. Entre 1982 a 95 trabalha como anotadora e assistente de realização em mais de 50 filmes portugueses e estrangeiros.Yvone Kane (2015) é o seu mais recente filme

Michael O'Neill

Entrevista a Michael O'Neill

Adobe Developer, Master Trainer & Certified Instructor in Pro Video for Education

Michael Rabiger

Entrevista a Michael Rabiger

At 17 in 1956 he followed his make-up artist father into the British film industry to become an assistant film editor. Worked on 12 feature films at Pinewood, Shepperton Studios and elsewhere, most notably under directors Raoul Walsh and Tony Richardson (A Taste of Honey).

Michel Khleifi

Entrevista a Michel Khleifi

Michel Khleifi (born 1950 in Nazareth) is a Palestinian film writer, director and producer. He emigrated from Israel in 1970 and now resides in Belgium. There, he studied television and theatre directing at the Institut National Supérieur des Arts du Spectacle (INSAS).

Miguel Martins

Entrevista a Miguel Martins

Miguel Martins iniciou o seu percurso profissional aos 17 anos na rádio com uma breve passagem como dj de blues e jazz. Trabalha como Diretor Musical em televisão desde 1997 e paralelamente assina como engenheiro de som algumas das mais recentes produções cinematográficas nacionais

Miguel Sales Lopes

Entrevista a Miguel Sales Lopes

Born in Lisbon in 1970, Miguel Sales Lopes started working in the film industry 18 years later as a Camera Assistant not only on Portuguese projects, but also from Spain, France and the United Kingdom

Miguel Valverde

Entrevista a Miguel Valverde

Director/Programador na IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente

Nelson D'Aires

Entrevista a Nelson D'Aires

Em 2006 estabelece-se como fotógrafo independente dedicando-se à fotografia documental, cumprindo assim o desejo de se dedicar a tempo inteiro à pesquisa e ao desenvolvimento da Fotografia que começou a aprender no ano de 2002 como autodidacta

Nico Meisner

Entrevista a Nico Meisner

Nico Meißner completed his doctoral studies at the University of Salford in August 2011- His research is concerned with independent filmmaking and how filmakers can use the internet to sustain their work.

Pedro Serrazina

Entrevista a Pedro Serrazina

Nascido em Lisboa em 1968, Pedro Serrazina estudou arquitectura no Porto durante 5 anos, deixando o curso incompleto para se dedicar profissionalmente ao cinema de animação

Richard Zimler

Entrevista a Richard Zimler

Richard Zimler nasceu em 1956. Fez um bacharelato em religião comparada na Duke University (1977) e um mestrado em jornalismo na Stanford University (1982). Trabalhou como jornalista durante oito anos, principalmente na região de S. Francisco. Em 1990, foi viver para o Porto, onde foi professor de jornalismo durante 16 anos, primeiro na Escola Superior de Jornalismo e depois na Universidade do Porto. Nos últimos 19 anos, publicou 10 romances, uma colectânea de contos e dois livros infantis, que depressa entraram nas listas de bestsellers de vários países (Portugal, Brasil, EUA, Inglaterra, Itália, etc...)

Rob Rombout

Entrevista a Rob Rombout

Rob Rombout , born in Amsterdam in 1953, is a filmmaker and teacher. Since 1988, he teaches directing at Sint Lukas in Brussels, he was also a professor at the INSAS and RITS

Robert Perpignani

Entrevista a Robert Perpignani

Robert Perpignani started his career in 1962 as assistant editor in Orson Welles' The Trial. His first credit as film editor is for Bernardo Bertolucci's Prima della rivoluzione.

Ruy Guerra

Entrevista a Ruy Guerra

Ruy Alexandre Guerra Coelho Pereira (Lourenço Marques, atual Maputo, 22 de Agosto de 1931) é um realizador de cinema, poeta, dramaturgo e professor nascido em Moçambique

Sara Graça

Entrevista a Sara Graça

Sara Graça is an actress and writer, known for Dia de Feira (2004), A Outra Margem (2007) and A Cara que Mereces (2004)

Tanya Fenmore

Entrevista a Tanya Fenmore

Tanya Fenmore is an actress, writer and producer, known for My Stepmother Is an Alien (1988), Twilight Zone - the Movie (1983) and Lisa (1990)

Tracie Holder

Entrevista a Tracie Holder

Tracie Holder is an award-winning filmmaker, fundraising consultant and engagement campaign specialist.

Valter Vinagre

Entrevista a Valter Vinagre

De início conotado com uma fotografia próxima do registo documental, o seu trabalho passou a interiorizar um exercício mais reflexivo sobre a imagem, criando discursos sobre os significados associados à paisagem, à viagem e ao lugar da cidade

Vasco Pimentel

Entrevista a Vasco Pimentel

Vasco Pimentel é um engenheiro de som português. Foi Diretor de Som em Tabu (2012), Gambozinos (2013) e A Mulher Polícia (2003).

Vitor Barata

Entrevista a Vitor Barata

Vitor Barata aka "Man-Dol" é designer, artista plástico e DJ | produtor musical português. Designer de formação com o curso do Ar.Co, sempre desenvolveu a sua atividade na área da comunicação e publicidade entre o design gráfico, o multimédia e o design de interiores