-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Arquitectura: Projecto de Investigação propo¿e introduzir e desenvolver conhecimento no a¿mbito disciplinar da Arquitectura, com base na sua vertente pra¿tica e disciplinar do projecto de arquitectura. Propo¿e igualmente introduzir as fundamentac¿o¿es metodolo¿gicas desenvolvidas ao longo da Histo¿ria da Arquitectura de forma a substanciar a pra¿tica do Projecto e da Teoria da Arquitectura.
A Unidade Curricular apresenta as seguintes abrangências e possibilidades de estudo:
a) Concepc¿a¿o Arquitecto¿nica – Teoria Cri¿tica da Arquitectura, como aprofundamento do processo criativo do pensamento na acção do projecto;b) Leituras investigativas de Concepc¿a¿o Arquitecto¿nica em Arquitectura, através do domínio instrumentos disciplinares em Arquitectura, os do desenho, das convenções de comunicação, da ideia de modelo e tipo e de outras ferramentas que a arquitectura dispõe, como a investigação na área da arquitectura .
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1971-24574
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
As compete¿ncias sera¿o introduzidas atrave¿s de duas vias:
a) introduc¿a¿o de conhecimentos no a¿mbito da concepc¿a¿o arquitecto¿nica no contexto do Projecto e no a¿mbito da actualidade, com exemplos de arquitectura, obras e suas metodologias de concepc¿a¿o e construc¿a¿o. Sera¿o introduzidos igualmente o exemplo de alguns pensadores e filo¿sofos que descodificaram processos criativos.b) introduc¿a¿o de exemplos externos de outros investigadores que va¿o introduzir mate¿rias da concepc¿a¿o arquitecto¿nica fruto de estudos de investigac¿a¿o cienti¿fica, que descodificara¿o estrate¿gias criativas de forma explicitamente cienti¿fica e explicitara¿o as metodologias de estudo e análise dos discursos arquitecto¿nicos.
-
Objetivos
Objetivos
Esta Unidade Curricular tem por finalidade introduzir conhecimento especi¿fico no a¿mbito disciplinar da Arquitectura, que desenvolva as capacidades individuais de pensamento e desenho arquitecto¿nico, de modo fundamentado e integrado. Pretende-se que o doutorando desenvolva capacidades de pensamento e argumentac¿a¿o, que permitam os desenvolvimentos dos seus trabalhos de investigac¿a¿o. Para isso, introduzem-se e descodificam-se objectos de arquitectura, projectos de arquitectura, metodologias de projecto e leituras cri¿ticas no a¿mbito da Arquitectura.
Pretende-se que o doutorando expanda a sua cultura arquitecto¿nica e que aprenda a questionar e decifrar a obra e os me¿todos de concepc¿a¿o arquitecto¿nica que lhe estiveram subjacentes.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O Doutoramento em Arquitectura da Universidade Lusófona tem implementado uma relação próxima entre o Pólo Universitário de Lisboa e o do Porto. Para isso, organiza as aulas em aulas presenciais separadas e aulas online conjuntas. Além disso, e com o objectivo de internacionalizar o curso organiza um Seminário Internacional entre a Universidade Lusófona, a Universidade de Ljubljana e Manchester School of Architecture. Este Seminário contempla uma série de aulas doutorais online e abertas ao público, partilhadas pelas três instituições. Cada aula inclui uma aula com um convidado internacional e um tempo de debate, onde todos os doutorandos, professores e restante audiência podem participar.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aris, C. M. (2005). La Cimbra Y el Arco. Barcelona: Fundacio¿n Caja de Arquitectos
Foqué, R. (2010). Building Knowledge in Architecture. Antwerp: University Press Antwerp
Frampton, K. (1995). Studies in tectonic culture, Cambridge: MIT Press
Fullaondo, J. D.. (1990). Composicio¿n de Lugar, la Arquitectura entre el arte y la ciencia, Madrid: Hermann Blume
Jenks, C. e Kropf, K. (1997). Theories and manifestoes of contemporary architecture, London: Academy editions, West Sussex
Moneo, R. (2004). Inquietud teo¿rica y estrategia proyectual, en la obra de ocho arquitectos contemporaneous. Barcelona: Actar
Pallasmaa, J. & Mackeith, P. B. (2012). Encounters 1 And 2: Architectural Essays. Helsi¿nquia: Rakennustieto Publishing
Rodrigues, A. J. (1996). Teoria da arquitectura : o projecto como processo integral na arquitectura de A¿lvaro Siza. Porto: Edic¿o¿es FAUP
Rodrigues, J. M. (Ed.) (2010). Teoria e Cri¿tica de Arquitectura do Se¿culo XX. Lisboa: Ordem dos Arquitectos - Secc¿a¿o Regional Sul
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não