-
Apresentação
Apresentação
Unidade curricular no âmbito da relação da produção com o processo criativo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2174-3-15934
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A mente do produtor
2. O que é produzir?
3. O Projeto: a parte escrita vs a parte criativa
4. O Orçamento
5. Acima da linha
6. Below the Line, Parte I
7. Below the Line, Parte II
8. A pós-produção
9. Para o ecrã: apresentação e distribuição
10. Tarefas administrativas
11. Está Fechado! - De distribuição à exploração: novas janelas no cenário digital
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular (UC) explora as técnicas de produção e as relações que a criatividade desempenha num projeto de filme ou vídeo que tem limitações e restrições de tempo e um orçamento específicos. Esta UC examina a correlação entre a criatividade, o guião e o orçamento para que o produtor e a equipa criativa sejam capaz de obter mais valor nas imagens e na história em relação ao dinheiro disponível. A UC inclui os fundamentos da organização da produção, orçamento e planeamento logístico e uma compreensão abrangente dos princípios da produção de um projeto de longa-metragem; a partir dos elementos criativos necessários para o investimento social até a conclusão do projeto final. Discute também a gestão de produção do filme, e proporciona um diálogo claro e abrangente com um foco em problemas criativos de produção e resolução de problemas e a sua relação com o tempo, dinheiro e processo artístico, ao mesmo tempo que se protege a integridade criativa do projeto.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os métodos de formação seguirão uma abordagem de estudo de caso com filmes específicos que estão a ser discutidos como exemplos para cada tópico. Exibições desses exemplos serão oferecidas em todas as sessões. A avaliação será baseada numa atribuição de orçamento de guião escrito (50%) e um projeto de planeamento de produção (50%)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Honthaner, Eve Light (2010), The Complete Film Production Handbook, London: Focal Press
Schreibman, Myrl (2011), The Indie Producers Handbook: Creative Producing from A to Z Random House Digital (e-book).
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não