filmeu

Disciplina Perspetivas Artísticas Contemporâneas I

  • Apresentação

    Apresentação

    E¿ objetivo da disciplina proporcionar aos estudantes um contacto com instituic¿o¿es arti¿sticas, mediadores e artistas, tendo em conta o estabelecimento de relac¿o¿es entre as suas aprendizagens e o meio profissional no qual se ira¿o inserir. A experie¿ncia das organizac¿o¿es e artistas constituira¿, assim, uma mais-valia importante para permitir a aferic¿a¿o de possibilidades tendo em conta os projetos a desenvolver pelos estudantes quer em contexto acade¿mico quer em contexto profissional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

    1. Artistas portugueses mais relevantes

    Syllabus

    1. Ana¿lise e discussa¿o de portefo¿lios

    2. A mediac¿a¿o das artes (a promoc¿a¿o e divulgac¿a¿o)

    3. A curadoria e programac¿a¿o

    4. O mercado da arte

    5. As principais mostras, bienais, trienais

    6. Visitas a exposic¿o¿es de arte contempora¿nea

    7. Encontros | debate com artistas, curadores e agentes culturais

    8. Desenvolvimento de trabalhos individuais sobre artistas, obras, exposic¿o¿es ou instituic¿o¿es culturais.

  • Objetivos

    Objetivos

    Numa sociedade cada vez mais competitiva o artista nela inserido deve estar apto a conhecer todas as tema¿ticas e mecanismos com os quais a sua obra esta¿ em relac¿a¿o. Assim, sa¿o objetivos desta UC a identificac¿a¿o dos diversos aspetos da arte contempora¿nea ;a tematizac¿a¿o e problematizac¿a¿o pragma¿tica dos seus conceitos essenciais; a aquisic¿a¿o de compete¿ncias cri¿ticas e anali¿ticas; a identificac¿a¿o dos paradigmas nucleares do debate arti¿stico contempora¿neo; o reconhecimento das suas relac¿o¿es plurais.

    E¿, ainda, objetivo da unidade curricular dotar os estudantes de um ni¿vel de compreensa¿o do mundo arti¿stico contempora¿neo (dos seus artistas, instrumentos e sistemas) possibilitando-lhes, desta forma, o desenvolvimento dos seus projectos auto¿nomos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas

    Relação com a comunidade artística e cultural através de visitas semanais a equipamentos culturais. 

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AAVV. Marte 4: da criac¿a¿o arti¿stica a¿ intervenc¿a¿o espacial. Lisboa: AEFBAUL, 2011. AGAMBEN, Giorgio. O que e¿ o Contempora¿neo? E Outros Ensaios. Chapeco¿: Argos, 2010.
    BELTING, Hans. Contemporary Art as Global Art: a Critical Estimate. Hans Belting and Andrea Buddensieg (eds.); The Global Art World, Ostfildern 2009

    BOCK, Jurgen. Da obra ao texto: dia¿logos sobre a pra¿tica e a critica na artecontempora¿nea. Lisboa: Ed. CCB|MC, 2002
    MELO, Alexandre. Arte e artistas em Portugal. Lisboa: Bertrand Ed. | Instituto Camo¿es, 2007.
    MELO, Alexandre. Sistema da arte contempora¿nea. Lisboa: Documenta, 2012
    PE¿REZ, Miguel von Hafe. Propostas da arte portuguesa. Porto: Ed. Serralves, 2007 SMITH, Terry. What is contemporary art? Chicago: The University of Chicago Press, 2009.
    WARD, Ossian. Ways of Looking. London: Laurence King Pub, 2014

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios