filmeu

Disciplina Pintura III

  • Apresentação

    Apresentação

    Pintura III é uma disciplina que atesta os conhecimentos teóricos e práticos sobre pintura tradicional através de exercícios sobre Cena de Interior (um dos géneros históricos da pintura) e, por outro lado, desenvolve as capacidades de utilizar a pintura como área de investigação e criatividade no domínio da intervenção pública, quer através de projectos de pintura mural, quer através de projectos de maior relação com pequenas comunidades que querem e precisam de ver o seu ambiente vivencial enriquecido através da arte.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - EXERCÍCIO DE PESQUISA VISUAL sobre Cena de Interior.

    - PROJECTO, ESBOÇOS E EXECUÇÃO DE PINTURAS sobre Cena de Interior

    - PROJECTO PESSOAL

    - PINTURA MURAL (projecto site-specific) aplicando a seguinte metodologia de trabalho na arte:

    pensar, adequar, desenvolver e concretizar uma pintura mural especificamente para um espaço pré-selecionado

  • Objetivos

    Objetivos

    Aplicação criteriosa media/suportes aos instrumentos e projectos artísticos/criativos.

    Consolidação do conhecimentos técnicos e teóricos da pintura.

    Distinguir, reconhecer e identificar uma Cenas de Interior e as suas variantes: cabinet d¿amateur, doorkijkje e cenas de costumes, espaço doméstico/privado, espaço de domínio público e espaço sagrado. A planificação compositiva e a importância do parergon (o espelho, o parapeito, a moldura, a porta) na constituição e separação de territórios (dentro e fora), simetria, repetição e enquadramentos.

    Domínio sobre o desenho perspectivado para descrever uma espacialidade confinada, interior. 

    Desenvolver em autonomia o projecto pessoal. Progredir e amplificar o imaginário próprio através da investigação (conceptual e visual).

    Desenvolver uma pintura mural. Controlo sobre um projecto site-specific considerando todos os condicionalismos (humanos, sociais, estéticos e técnicos) inerentes à prática artística no espaço público.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias ativas que articulam teoria e prática e a construção do conhecimento pelos alunos. Além de aulas tradicionais (expositivas, audiovisuais) sobre os conteúdos programáticos, propõe-se o desenvolvimento de obras e de projetos artísticos. Para além de uma permanente atitude de investigação e inquirição, encoraja-se o aprender fazendo. Estes métodos são fundamentais na formação de artistas, que devem desenvolver também um pensamento crítico sobre a contemporaneidade.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    DA VINCI, L. - El tratado de la pintura por Leonardo da Vinci, y los tres libros que sobre el mismo arte escribó Leon Bautista Alberti. Lisboa. Alcalá. 2005

    DERRIDA, J. - The truth in painting, Chicago; Londres. University of Chicago Press.1987

    GALLEGO, J. - El cuadro dentro del cuadro. Madrid. Cátedra. 1991

    HOCKNEY, D. - Secret knowledge: rediscovering the lost techniques of the old mastersLondon. Thames & Hudson. 2001

    NANCY, Jean-Luc  - Au fond des imagesParis. Galilée. 2003.

    SERRALLER, F. C. - Los géneros de la Pintura. Madrid. Edições Taurus. 2005

    BISHOP, Claire - Artificial Hells ¿ Participatory art and the politics of spectatorship, Verso. London, New York. 2012

    KWON, Miwon - One place after another. Site-specific art and locational identity. Cambridge Massachussets. The MIT Press. 2002

    LACY, S. - Mapping the terrain: new genre public art. Seattle, Washington. Baypress. 1995

    LÈGER, F. -  Funções da Pintura, Lisboa. Bertrand. 1965

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios