filmeu

Disciplina Técnicas de Impressão Direta e Estampagem do It Yourself

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta disciplina os alunos experimentam várias técnicas de estampagem e impressão, com que podem complementar as suas competências gráficas e pictóricas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Técnicas e linguagens específicas da gravura, estampagem e impressão

    Estratégias de representação gráfica no desenho com vista à sua reprodução através da gravura, estampagem e impressão

    Introdução à impressão ¿ impressão direta, monotipia sobre vidro

    Introdução à estampagem ¿ carimbo de EVA, realização de carimbos padronados, carimbos de borracha

    Introdução à gravura ¿ técnica de linóleo

    Projeto final ¿ livro de artista com uma narrativa visual usando uma ou mais técnicas exploradas na aula

  • Objetivos

    Objetivos

    Dar a conhecer a história e o âmbito de algumas técnicas de gravura, estampagem e impressão.

    Promover a experimentação e a descoberta de processos simples de gravura, estampagem e impressão

    Aprofundar através de trabalho prático, algumas técnicas de impressão direta

    Aprofundar através de trabalho prático, algumas técnicas básicas de estampagem

    Aprofundar através de trabalho prático, a técnica da gravura em linóleo

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias ativas que articulam teoria e prática e a construção do conhecimento pelos alunos. Além de aulas tradicionais sobre os conteúdos programáticos (expositivas, com recurso a meios audiovisuais), propõe-se uma permanente atitude de investigação e inquirição e encoraja-se o aprender fazendo. Estes métodos são fundamentais na formação de artistas. A avaliação privilegia a dimensão formativa, através de uma série de trabalhos em várias técnicas de impressão e um projeto final. Critérios de avaliação: Participação, assiduidade e cooperação (20%); Realização de trabalhos em aula ou em casa (30%); Projeto final - livro de artista (50%). 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ayres, J. (2000). Monotype: Mediums and Methods for Painterly Printmaking. New York  Watson Guptil

    Jorge, A. & Gabriel, M.(1986). Técnicas de Gravura Artística. Lisboas: Livros Horizonte

    Schmidt, C. (2011). Print Workshop. New York: Potter Craft

    Turner, S. & Trisley, F. (1996). Guia prático de gravura. Lisboa : Estampa.

    Soares, E. (1971). História da Gravura Artística em Portugal ¿ Os artistas e as suas obras. Lisboa: S. Carlos

    Coldwell, P. (2010). Printmaking ¿ A contemporary Perspective. London: Blackdog Publishing

    Castleman, R. (1976). Prints of the Twentieth Century, a History. London : Thames &Hudson

    Vale, P. (2012) Tarefas infinitas: quando a arte e o livro se ilimitam. Catálogo. Lisboa: Gulbenkian

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios