filmeu

Disciplina História da Arte e Cultura Visual V

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de História da Arte V tem como objectivo consolidar e conectar os conteúdos da História da Arte I, II, III, IV, e popor que o aluno estude casos concretos respeitantes aos períodos cronológicos estudados anteriormente, presentes nas colecções temporárias ou permanentes dos museus, fundações, galerias, outros espaços públicos ou privados; proporcionar quadros conceptuais que incorporem conteúdos abordados de forma intertextual com os processos, hábitos, objectos, imagens, e costumes visuais de diversos domínios culturais; saber relacionar e cruzar os conhecimentos dos vários períodos históricos, contextos culturais, processos e resultados artísticos. Pretende fornecer igualmente conhecimentos históricos e artísticos, enriquecendo o seu universo de referências e desenvolvendo competências de organização de um discurso mais informado  sobre o seu  próprio trabalho artístico individual.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1 - Casos seleccionados da arte moderna e contemporânea em Portugal - abordagem a partir de obras existentes em museus e em fundações

    2 - Casos paradigmáticos da arte da moderna e contemporânea internacional - enquadramentos, contextos, processos, materializações e práticas. 

    3 - Textos emblemáticos sobre arte o século XX - abordagem a partir de obras existentes em museus e em fundações

    4 - Conceitos da arte contemporânea:

    • Arte e Comunidade;
    • Arquivo e Documento;
    • Corpo;
    • Feminismo e Questões de Género;
    • Estética relacional;
    • Paisagem e território;
    • Pós-colonialismo.
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular de História da Arte V tem como objectivo conectar os conteúdos da História da Arte I, II, III, IV, e popor que o aluno estude casos concretos respeitantes aos períodos cronológicos estudados anteriormente, presentes nas colecções temporárias ou permanentes dos museus, fundações, galerias, outros espaços públicos ou privados; proporcionar quadros conceptuais que incorporem conteúdos abordados de forma intertextual com os processos, hábitos, objectos, imagens, e costumes visuais de diversos domínios culturais; saber relacionar e cruzar os conhecimentos dos vários períodos históricos, contextos culturais, processos e resultados artísticos. Pretende fornecer igualmente conhecimentos históricos e artísticos, enriquecendo o seu universo de referências e desenvolvendo competências de organização de um discurso mais informado  sobre o seu  próprio trabalho artístico individual.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são interativas, pretendendo-se uma relação dinâmica entre o professor e o(s) estudante(s). Os vários temas sa¿o debatidos em aula.

    Os alunos são incentivados a explorarem os seus interesses pessoais no trabalhos de pesquisa e também a partilharem-nos em contexto de aula, para, em diálogo com a docente e os colegas, poderem conjugar e articular os seus universos estéticos com os conteúdos fundamentais que devem ser adquiridos nesta unidade curricular. 

    - A meio do semestre, o estudante devera¿ entregar primeiro trabalho escrito com apresentação oral. - Fim do semestre: entregar o segundo trabalho escrito com apresentação oral.

    Nota final:

    Assiduidade, participação - 10%

    Exercícios de análise histórica de trabalhos artísticos, projecto contemplando a prática de algumas técnicas e outros recursos abordados nos conteúdos e em articulação com diferentes períodos da Histoória da Arte - 90%

     

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • ARGAN, Giulio Carlo - Arte Moderna: do Iluminismo aos Movimentos Contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
    • EDWARDS, Steve; Wood, Paul - Art & Visual Culture 1850-2010. Modernity to Globalization. London: The Open University, 2013.
    • GARDNER, Helen; DE LA CROIX, Horst (rev.); TANSEY, Richard (rev.) - Art Through the Ages. 7ª ed. New York: Harcourt Brace And Company, 1980.
    • GOMBRICH, Ernst - A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
    • HARRISON, Charles; WOOD, Paul (ed.) - Art in theory 1900-2000. An Anthology of changing ideas. Oxford: Blackwell Science, 2002.
    • HUYGHE, René - Sentido e Destino da Arte. Lisboa: Edições 70, 2 vols, 1986.
    • LUCIE-SMITH, Edward - Movements in Art since 1945. 4rd ed. London: Thames and Hudson, 1995.
    • MIRZOEFF, Nicholas - The Visual Culture Reader. London; New York: Routledge, 2002.
    • STILES, Kristine; SELZ, Peter (ed.) - Theories and Documents of Contemporary Art. Los Angeles/ London: University of California Press, 1996.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios