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Disciplina Desenho I

  • Apresentação

    Apresentação

    Introdução ao Desenho artístico como prática artística autónoma com uma aproximação a partir de exercícios de observação que exigem a exploração de meios gráficos próprios, a compreensão de  processos e métodos do desenho e, ainda, o entendimento do desenho enquanto projeto artístico. O tema desta UC é a Natureza-morta e, neste contexto, são realizados os seguintes exercícios:

    - Exercícios de libertação de constrangimentos 

    - Exercícios diagramáticos

    - Exercícios de exploração da linguagem gráfica (experimentação de materiais riscadores e suporte de inscrição)

    - Exercícios de volumetria

    - Perspectiva linear, sombras próprias e sombras projetadas.

    Projeto Pessoal: Diário Gráfico (dois desenhos por semana)

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos programáticos desta UC são:

    Em sala de aula:

    - Exercícios de libertação de constrangimentos ( expressão livre de exploração do suporte e dos meios riscadores ainda sem referente ou modelo)

    - Exercícios diagramáticos e de contorno ( desenhar as formas geometrizadas que envolvem os objectos e dar-lhes uma expressão de transparência)

    - Exercícios de exploração da linguagem gráfica (experimentação de materiais riscadores e suporte de inscrição desenhando objectos concretos)

    - Exercícios de volumetria (compreender o volume e a ocupação do espaço pelos objectos representando-lhes as sombras próprias e projectadas)

    - Perspectiva linear, sombras próprias e sombras projetadas (idem, mas considerando o espaço envolvente do objecto e a sua relação de escala)

    TPC:

    - Projeto Pessoal: Diário Gráfico (dois desenhos por semana sobre um único objecto eleito, explorando ao máximo as suas potêncialidades gráficas)

  • Objetivos

    Objetivos

    O objectivo da UC Desenho I são:

    - Saber codificar, através da linguagem gráfica (ponto, linha, mancha), o(s) objecto(s) observados directamente.

    - Aplicar o contraste (claro/escuro)

    - Saber projectar em profundidade por aplicação da perspectiva e por sobreposição de planos.

    - Distinguir como se faz o registo gráfico das formas iluminadas e em sombra.

    - Saber fazere explorar um enquadramento atendendo à relação forma/fundo.

    - Conhecer estratégias de representação gráfica para explorar, experimentar e descobrir procedimentos artísticos gráficos e, neste movimento, iniciar uma tomada de decisão de âmbito mais autoral - compreender as linguagens gráficas que são mais úteis para cada projecto a desenvolver de acordo com interesses pessoais.

    - Desenvolver o hábito quotidiano de desenhar.

    - Desenvolver um conjunto de desenhos de observação com qualidade para integrar um portfólio e as exposições da Licenciatura.

    - Desenvolver um discurso técnico (vocabulário) no âmbito das artes através da crítica.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são de duas horas: num bloco de 2 horas os estudantes realizam desenhos sobre objectos específicos (penas, talheres, peluches, etc.) cujos materiais desafiam a representação codificada pelo desenho designadamente de ordem mimética. No segundo bloco de aulas, os desenhos incidem sobre conjuntos de objectos (estes objectos misturam os que os estudantes escolhem e outros que se encontram em sala de aula, misturando objectos familiares e não familiares) e questionam-se os enquadramentos e a escala de representação. No final destas aulas realizam-se debates críticos colectivos sobre os desenho realizados para praticar e apurar o vocabulário e o discurso dos estudantes.

    Um terceiro conjunto de desenhos é realizado em autonomia e apresentado em sala de aula com discussão crítica. Este conjunto de desenhos incide sobre dois objectos: um orgânico e outro inorgânico. 

    Cada aula funciona como um momento de avaliação reforçado pelo debate colectivo. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AAVV - Entre linhas. Desenho na colecção da Fundação Luso-Americana Lisboa. Culturgest. Lisboa. 2005.

    • CARNEIRO, A. -  Campo, Sujeito e Representação no Ensino e na Prática do Desenho/Projecto. FAUP Publicações. Porto. 1995.

    • COZENS, A. - A New Method of Landscape. Paddington Press. London. 1997.

    • EDWARDS, B. - Desenhando com o lado direito do Cérebro. Rio de Janeiro. Ediouro Publicações. 2000

    • EDWARDS, B. - Desenhando com o Artista Interior. São Paulo. Editora Claridade. 2002.

      MATOS, L. A. - Desenhos do Séc. XIX. Porto. FBAUP. (s.d.)

      MOLINA, J. J. G. - Las Lecciones del Dibujo. Madrid. Cátedra. 1995

      MOLINA, J. J. G. - Estrategias del Dibujo en el Arte Contemporáneo. Madrid. Cátedra.1999

      MOLINA, J. J. G. - Máquinas y Herramientas de Dibujo. Madrid. Cátedra. 2002

      MOLINA, J. J. G., CABEZAS, L., BORDES, J. - El Manual del Dibujo: Estrategias de Su Enseñanza en el siglo XX. Madrid. Cátedra. 2001.

      SALE, T., BETTI, C. - Drawing ¿ A Contemporary Aproach. Belmont. Thomson. 2004

     

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