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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular Botânica geral pretende oferecer aos alunos formação básica sobre a diversidade vegetal existente na superfície do globo terrestre numa perspectiva evolutiva.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT101-16543
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
Teórico
1- Diversidade das Plantas Terrestres 1.1. Botânica: conceito e objecto. 1.2. Evolução no tempo geológico. Evolução no meio terrestre. 2¿ Níveis de Organização e Classificação no Reino Vegetal 2.1.Plantas não vasculares 2.2. Plantas vasculares sem sementes 2.3. Plantas vasculares com sementes. 2.4. Plantas vasculares com flores 3 ¿ Introdução aos Princípios e Métodos da Sistemática Vegetal 3.1. Fontes de informação taxonómica. Estrutura taxonómica. Conceito de espécie. 3.2. Sistemas de Classificação de plantas com flores: Cronquist e APGII (2009). 4 ¿ Introdução à Geobotânica 4.1. Factores que condicionam a distribuição e adaptação dos vegetais na superfície terrestre. 4.2. Hábitos de crescimento. Adaptações. 4.3. Conservação da biodiversidade Vegetal: métodos in situ e ex situ.
Prático
1. Musgos e hepáticas 2. Fetos e cavalinhas 3. Gimnospérmicas 4. Angiospérmicas
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Objetivos
Objetivos
Nas aulas teóricas, será dado ênfase às principais características dos vários agrupamentos taxonómicos, assim como aspectos da biologia reprodutiva. Ainda será explicitada a influência dos factores do ambiente no crescimento e desenvolvimento vegetal, e consequente repercussão na distribuição geográfica das plantas. Nas aulas práticas pretende-se que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos nas teóricas para identificar plantas de diferentes grupos taxonómicos a partir da sua morfologia externa, e compreender o seu ciclo de vida. Realizar-se-ão ainda visitas de estudo para a observação de diversas espécies.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Pretende-se que o aluno tenha uma aprendizagem ativa na qual tenha um papel fundamental, ajudando a construir o conhecimento em conjunto com o professor e os restantes colegas. Acreditamos que a bagagem que o aluno traz é importante e valorizamos a mesma, assim como a curiosidade, autonomia e participação ativa.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Brown, J. H. and Lomolino, M. V. (1998). Biogeography. Freeman and Company, New York.
- Font-Quer, P. (1982). Diccionário de Botânica. Ed. Labor, Barcelona.
- Franco, J. A. (1984). Nova Flora de Portugal (Continente a Açores). I (1971); II (1984). Lisboa.
- Judd, W. S., Campbell, C. S., Kellogg, E. A. and Stevens, P. F. (1999). Plant Systematics ¿ A Phylogenetic Approach. Freeman and Company, U. K.
- Lidón, F. J., Gomes, H. e Abrantes, A. C. (2005). Plantas de Portugal. Evolução e Taxonomia. Ed. Lidel, Lisboa.
- Mauseth, James D. (1998). Botany: An introduction to plant biology. 2nd Ed. Boston:Jones and Bartlett Publishers.
- Raven, P., Evert, R. and Eichhorn, S. (1999). Biology of Plants. Freeman and Company, New York.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim