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Disciplina Botânica Geral

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular Botânica geral pretende oferecer aos alunos formação básica sobre a diversidade vegetal existente na superfície do globo terrestre numa perspectiva evolutiva.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    Teórico

    1- Diversidade das Plantas Terrestres 1.1. Botânica: conceito e objecto. 1.2. Evolução no tempo geológico. Evolução no meio terrestre. 2¿ Níveis de Organização e Classificação no Reino Vegetal 2.1.Plantas não vasculares 2.2. Plantas vasculares sem sementes 2.3. Plantas vasculares com sementes. 2.4. Plantas vasculares com flores 3 ¿ Introdução aos Princípios e Métodos da Sistemática Vegetal 3.1. Fontes de informação taxonómica. Estrutura taxonómica. Conceito de espécie. 3.2. Sistemas de Classificação de plantas com flores: Cronquist e APGII (2009). 4 ¿ Introdução à Geobotânica 4.1. Factores que condicionam a distribuição e adaptação dos vegetais na superfície terrestre. 4.2. Hábitos de crescimento. Adaptações. 4.3. Conservação da biodiversidade Vegetal: métodos in situ e ex situ.

    Prático

    1. Musgos e hepáticas 2. Fetos e cavalinhas 3. Gimnospérmicas 4. Angiospérmicas

  • Objetivos

    Objetivos

    Nas aulas teóricas, será dado ênfase às principais características dos vários agrupamentos taxonómicos, assim como aspectos da biologia reprodutiva. Ainda será explicitada a influência dos factores do ambiente no crescimento e desenvolvimento vegetal, e consequente repercussão na distribuição geográfica das plantas. Nas aulas práticas pretende-se que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos nas teóricas para identificar plantas de diferentes grupos taxonómicos a partir da sua morfologia externa, e compreender o seu ciclo de vida. Realizar-se-ão ainda visitas de estudo para a observação de diversas espécies.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

     

    Pretende-se que o aluno tenha uma aprendizagem ativa na qual tenha um papel fundamental, ajudando a construir o conhecimento em conjunto com o professor e os restantes colegas. Acreditamos que a bagagem que o aluno traz é importante e valorizamos a mesma, assim como a curiosidade, autonomia e participação ativa. 

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Brown, J. H. and Lomolino, M. V. (1998). Biogeography. Freeman and Company, New York.
    • Font-Quer, P. (1982). Diccionário de Botânica. Ed. Labor, Barcelona.
    • Franco, J. A. (1984). Nova Flora de Portugal (Continente a Açores). I (1971); II (1984). Lisboa.
    • Judd, W. S., Campbell, C. S., Kellogg, E. A. and Stevens, P. F. (1999). Plant Systematics ¿ A Phylogenetic Approach. Freeman and Company, U. K.
    • Lidón, F. J., Gomes, H. e Abrantes, A. C. (2005). Plantas de Portugal. Evolução e Taxonomia. Ed. Lidel, Lisboa.
    • Mauseth, James D. (1998). Botany: An introduction to plant biology. 2nd Ed. Boston:Jones and Bartlett Publishers.
    • Raven, P., Evert, R. and Eichhorn, S. (1999). Biology of Plants. Freeman and Company, New York.
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