filmeu

Disciplina Zoologia - Vertebrados

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Zoologia  - vertebrados, pretende dar aos alunos formação básica sobre a diversidade global de organismos vertebrados existentes no planeta, cimentando os conhecimentos previamente adquiridos sobre este grupo biológico. Esta disciplina explora a abordagem comparativa dos diversos sistemas anatómicos existentes nos grupos principais (peixes, anfíbios, repteis, aves e mamíferos). Alguns aspectos da biologia de vertebrados como a evolução, especiação, locomoção, coloração, adaptações térmicas, comunicação e comportamento serão discutidos. Esta é uma disciplina basilar para  o aproveitamento de outras  temáticas a abordar neste curso como a  fisiologia, ecologia ou a biologia de conservação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Diversidade, evolução e classificação de vertebrados

    2. Os peixes: classes Myxini, Cephalospidomorphi (lampreias) e Chondrichthyes (peixes cartilagíneos);
    3. Os peixes ósseos (classe Osteichthyes); adaptações estruturais e funcionais dos peixes; Ictiofauna portuguesa;
    4. Os anfíbios (classe Amphibia); origem, evolução e diversidade; Anfíbios da fauna ibérica;
    5. Os répteis (classe Reptilia); origem e radiação adaptativa dos répteis; Crocodilos e outros archeosauros; repteis actuais: tartarugas, cobras e lagartos; répteis da fauna ibérica, ecologia e comportamento;
    6. As aves (classe Aves); origem e relações filogenéticas; principais sistemas e adaptações; aves da fauna ibérica, ecologia e comportamento ;
    7. Os mamíferos (classe Mammalia); Características e diversidade; origem e evolução dos mamíferos; adaptações estruturais e funcionais dos mamíferos; mamíferos da fauna ibérica, comportamento e ecologia;
    8. Conservação de vertebrados (ênfase na fauna ibérica)



       
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os discentes:

    - Percebam as relações evolutivas entre os principais grupos de vertebrados e os processos que levaram à especiação;

    - Adquiram competências para identificar as principais ordens dos grupos de vertebrados ibéricos actuais;

    - Compreendam os elementos básicos sobre a constituição do corpo dos animais dos diversos grupos, a sua forma, estrutura e função, bem como da sua  organização em sistemas e características do seu metabolismo; relacionar as particularidades anatomo-fisiológicas dos organismos com as particularidades do meio onde vivem e com o seu ciclo de vida

    - Se familiarizem com os processos e ciclos envolvidos na ecologia das populações de vertebrados;

    - Se familiarizem com o processo de pesquisa científica e investigação através da discussão de artigos científicos e participação em trabalho de equipa.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Pough, FH, Janis, CM, & Heiser, JB. 2012. Vertebrate life, nighth edition. Prentice Hall, Upper Saddle River, NJ.
    • Linzey, D. 2001.Vertebrae biology, MacGraw Hill Publishers, New York.
    • Hickman, C.P. Jr., Keen, S., Larson, A.; Eisenhour, D., l´Anson, H.Roberts, L.S. & (2013) Integrated principles of zoology. 16ª Edição. WCB McGraw-Hill, Boston
    • Gergus & Schuett. 2000. Labs for vertebrate Zoology: An evolutionary approach. 2nd edition. Cooper Publishing Group/Biological Sciences Press.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios