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Apresentação
Apresentação
Esta UC é central na área dos Sound Studies, pretendendo criar nos estudantes uma compreensão das influências do som na constituição de um ponto de vista sobre o mundo;
Problematizar as artes contemporâneas;
Compreender as relações entre as artes do som, espaço e técnica;
Posição crítica sobre as artes contemporâneas a partir do sentido da audição;
Compreender as mediações exercidas pela reprodução técnica sonora;
Compreender as qualidades do som na constituição objecto artístico e a imersão do humano na paisagem sonora.
As novas fronteiras da arte do som a partir do digital.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT907-10572
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Breve história da acústica
- O sentido da audição
- Qualidades
- Distinção qualitativa com o sentido da visão
- As representações da audição e da visão
- O som e a técnica
- A relação do ruído com a técnica
- A invenção da aparelhagem de mediação a partir do som
- A imersão do sujeito
- A estenografia natural
- E o som
- E o desvio com os aparelhos de reprodução
- O som e as artes
- As literaturas do século XIX
- As vanguardas do século XX
- As técnicas de reprodução
- A gravação e reprodução do som
- A difusão das artes
- A aparelhagem de difusão
- O microfone e o altifalante;
- A sua influência na alteração dos objetos artísticos.
- O som como produto.
- As alterações na receção e produção artísticas.
- A alteração na produção e difusão da arte.
- O ruído, a música e a sociedade.
- O espaço dos objetos sonoros.
- O corpo como meio e instrumento.
- O ruído como conceito produtivo.
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Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular integrada no que contemporaneamente se designa por estudos do som (Sound Studies) pretende constituir uma arqueologia, uma história e uma atualidade para as expressões e dispositivos humanos que utilizam, desde o século XIX, o som como meio de comunicação, independentemente do seu conteúdo. Com esta disciplina, os estudantes conhecerão o que se fez no século XX na relação do som com a música e com os instrumentos, possibilitando adquirir capacidades e competências para o pensar dos objetos e dispositivos sonoros atuais. Esta passagem faz-se a partir de diferentes caminhos, não apenas sonoros mas também técnicos. Aliás, a técnica e a tecnologia, enquanto assunto prevalecente na filosofia do século XX, irá permitir ao estudante entender as relações do humano com aquilo que se designa por tecnologia e a sua importância para o seu comportamento.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A assiduidade por parte do estudante é importante, pelo que só podem ter avaliação contínua os/as estudantes com, pelo menos, 70% de assiduidade.
A avaliação contínua é realizada em dois momentos, com ponderações distintas. Uma frequência (60%) e um relatório de paisagem sonora (40%).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Attali, J., Noise-The Political Economy of Music, Minneapolis/London: U.of Minnesota Press, 1985.
Cage, J., Silence: Lectures and Writings by John Cage, London: Marion Boyars, 1978.
Chion, M., Áudio-Vision, Sound on Screen, New York: Columbia U.Press, 1994.
Erlmann, V., Hearing Cultures ¿ Essays on sound, Listening and Modernity, Oxford and New York: Berg, 2004.
Gitelman, L., Scripts, Grooves, and Writing Machines, Stanford: Stanford U. Press, 1999.
Kahn, D., and Gregory Whitehead, Wireless Imagination: sound and radio, and culture Avant-Gard, Cambridge: MIT, 1994.
Kahn, D., Noise, Water, Meat: a history of sound in the arts, Cambridge: MIT, 1999.
Ribeiro, L.C., O Mundo é uma Paisagem Devastada pela Harmonia, Lisboa: Ed. Vega, 2011.
Ribeiro, L.C., O Som Moderno ¿ Novas formas de criação e escuta, Lisboa: Edições Lusófonas, 2011.
Russolo, L., The Art of Noises, New York: Pendragon, 1986
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não