filmeu

Disciplina Cultura do Som

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC é central na área dos Sound Studies, pretendendo criar nos estudantes uma compreensão das influências do som na constituição de um ponto de vista sobre o mundo;

    Problematizar as artes contemporâneas;

    Compreender as relações entre as artes do som, espaço e técnica;

    Posição crítica sobre as artes contemporâneas a partir do sentido da audição;

    Compreender as mediações exercidas pela reprodução técnica sonora;

    Compreender as qualidades do som na constituição objecto artístico e a imersão do humano na paisagem sonora.

    As novas fronteiras da arte do som a partir do digital.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Breve história da acústica
    2. O sentido da audição
      1. Qualidades
      2. Distinção qualitativa com o sentido da visão
    3. As representações da audição e da visão
    4. O som e a técnica
      1. A relação do ruído com a técnica
      2. A invenção da aparelhagem de mediação a partir do som
    5. A imersão do sujeito
    6. A estenografia natural
      1. E o som
      2. E o desvio com os aparelhos de reprodução
    7. O som e as artes
      1. As literaturas do século XIX
      2. As vanguardas do século XX
    8. As técnicas de reprodução
      1. A gravação e reprodução do som
      2. A difusão das artes
    9. A aparelhagem de difusão
      1. O microfone e o altifalante;
      2. A sua influência na alteração dos objetos artísticos.
    10. O som como produto.
    11. As alterações na receção e produção artísticas.
    12. A alteração na produção e difusão da arte.
    13. O ruído, a música e a sociedade.
    14. O espaço dos objetos sonoros.
    15. O corpo como meio e instrumento.
    16. O ruído como conceito produtivo.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular integrada no que contemporaneamente se designa por estudos do som (Sound Studies) pretende constituir uma arqueologia, uma história e uma atualidade para as expressões e dispositivos humanos que utilizam, desde o século XIX, o som como meio de comunicação, independentemente do seu conteúdo. Com esta disciplina, os estudantes conhecerão o que se fez no século XX na relação do som com a música e com os instrumentos, possibilitando adquirir capacidades e competências para o pensar dos objetos e dispositivos sonoros atuais. Esta passagem faz-se a partir de diferentes caminhos, não apenas sonoros mas também técnicos. Aliás, a técnica e a tecnologia, enquanto assunto prevalecente na filosofia do século XX, irá permitir ao estudante entender as relações do humano com aquilo que se designa por tecnologia e a sua importância para o seu comportamento.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A assiduidade por parte do estudante é importante, pelo que só podem ter avaliação contínua os/as estudantes com, pelo menos, 70% de assiduidade.

    A avaliação contínua é realizada em dois momentos, com ponderações distintas. Uma frequência (60%) e um relatório de paisagem sonora (40%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Attali, J., Noise-The Political Economy of Music, Minneapolis/London: U.of Minnesota Press, 1985.

    Cage, J., Silence: Lectures and Writings by John Cage, London: Marion Boyars, 1978.

    Chion, M., Áudio-Vision, Sound on Screen, New York: Columbia U.Press, 1994.

    Erlmann, V., Hearing Cultures ¿ Essays on sound, Listening and Modernity, Oxford and New York: Berg, 2004.

    Gitelman, L., Scripts, Grooves, and Writing Machines, Stanford: Stanford U. Press, 1999.

    Kahn, D., and Gregory Whitehead, Wireless Imagination: sound and radio, and culture Avant-Gard, Cambridge: MIT, 1994.

    Kahn, D., Noise, Water, Meat: a history of sound in the arts, Cambridge: MIT, 1999.

    Ribeiro, L.C., O Mundo é uma Paisagem Devastada pela Harmonia, Lisboa: Ed. Vega, 2011.

    Ribeiro, L.C., O Som Moderno ¿ Novas formas de criação e escuta, Lisboa: Edições Lusófonas, 2011.

    Russolo, L., The Art of Noises, New York: Pendragon, 1986

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios