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Disciplina Computação Audiodigital: Jogos

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina Computação Audiodigital: video jogos visa favorecer a aquisição de conhecimento e competências nos domínios da gravação, edição áudio/MIDI, síntese sonora (design sonoro), mistura e restauro no domínio específico da produção de conteúdos para vídeo jogos. A disciplina compreende um momento de avaliação final associado a um projecto transversal juntamente com os alunos do curso de licenciatura em vídeo jogos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Perspectivas semióticas do discurso áudio na comunicação multimédia;
    2. Articulação som/ imagem em contexto do vídeo interactivo;
    3. Introdução à Ludologia: perspetivas teóricas na construção de narrativas sonoras para vídeo jogos e IEZA framework;
    4. Microfones: técnicas foley, (captação mono, estéreo, multicanal e Ambisonics);
    5. AVID Pro tools: especialização em game áudio (inlcui abordagem em torno do som immersivo);
    6. Design Sonoro em contexto MIDI;
    7. Síntese Sonora: edição espectral;
    8. Processamento de efeitos sonoros (SFX) e de modulação: simulação de espaços acústicos (virtuais) reveberantes, eco e efeitos de distorção de sinal;
    9. Sonorização multimédia de objetos dinâmicos;
    10. Implementação e integração em middle engine UNITY;
    11. Técnicas de restauro sonoro;
    12. Exercícios de aplicação (trailers vídeo e aplicações em contexto de jogos);
  • Objetivos

    Objetivos

    A disciplina tem como objectivo geral favorecer o desenvolvimento de competências na concepção de materiais multimédia para video jogos no que se refere especificamente às técnicas de gravação, edição áudio/MIDI, síntese/ manipulação (design sonoro) e pós-produção áudio. A disciplina permite igualmente, desenvolver e potenciar a criatividade, quer na capacidade para inovar e aprofundar aplicações derivadas das mais recentes tecnologias áudio, quer através da capacidade de analisar criticamente as estratégias comunicacionais e o papel da comunicação multimédia na sociedade actual. Ao longo do programa proposto, estudar-se-ão aspectos associados aos mecanismos que permitem a articulação som/imagem favorecendo a aquisição de competências na consolidação de narrativas sonoras com recurso a aplicações de edição áudio e design sonoro. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A disciplina organiza-se segundo sessões teóricas de exposição oral para consolidação de conhecimentos teorico-práticos em torno dos conceitos teóricos associados à semiótica do som/ imagem, práticas associadas ao design de som e integração em sistemas UNITY. Estas sessões são apoiadas através de equipamentos de projeção audiovisual, sistemas sonoros de reprodução, estações informáticas individuais, software de produção e teclados MIDI. Materiais bibliográficos de apoio ao estudo e informação complementar associado ao funcionamento das aulas são disponibilizados através da plataforma e-Learning Moodle.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AMENT, Vanessa (2009), The Foley Grail: the art if performing sound for film, games and animation, Burlington, Focal Press;CANCELLARO, Joseph (2006), Exploring Sound Design for Interactive Media,  sl, Thomas Delmar Learning.

    CHILDS, G.W (2006), Creating Music and Sound for Games, Boston, Cengage Learning;

    Collins, Karen (2013), Playing With Sound: A Theory for Interacting With Sound and Music in Video Games, Cambridge, MIT Press;GIBBS, Tony (2007), The Fundamentals of Sonic Art and Sound Design, Laussane, AVA Publishing SA.

    STEVENS, Raybould (2011), The Game Audio Tutorial: a practical guide to sound and music for interactive games, Burlignton, Focal Press

    STEVENS, Richard (2016), Game Audio Implementation, Burlington, Focal Press.

    WHITTINGTON, William (2007), Sound Design and Science Fiction, Austin, University of Texas Press.

     

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