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Disciplina Música Eletrónica e Experimental

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende fornecer conhecimentos teóricos e práticos das componentes técnicas e artísticas associadas à música electrónica e experimental. Proporciona um momento de expressão artística musical num ciclo de estudos com forte componente técnica e aplicada.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Antecedentes da música electroacústica.
      1. Modernismo musical.
      2. Manifesto futurista.
    2. Introdução às noções de música electrónica, concreta, electroacústica e algorítmica.
      1. Estúdios pioneiros (Paris, Colónia e EUA).
      2. Pós-guerra e história da composição algorítmica: estéticas, técnicas, sonoridades e compositores.
    3. Introdução à programação musical.
    4. Técnicas de síntese sonora digital.
      1. Instrumento virtual e partitura
      2. Síntese wavetable sinusoidal, triangular e quadrada
      3. Modulação de amplitude e frequência.
      4. Síntese aditiva e subtractiva.
      5. Síntese granular.
      6. Monofonia e polifonia em síntese.
    5. Processamento e análise de sinal.
      1. Ficheiro de som como tabela de onda.
      2. Filtros digitais
      3. Comb filtering e flanger
      4. Transformada de Fourier.
    6. Música mista e interactiva assistida por computador.
      1. Noções de Tempo Real (TR) e de latência.
      2. Tratamento de som em TR
      3. Som directo
    7. Espacialização a dois e quatro canais.
      1. Curvas de panning, fases e reverberação.
  • Objetivos

    Objetivos

    Aquisição de conhecimentos teóricos, técnicos e práticos das principais técnicas de síntese e de tratamento de som em Tempo Real através do uso de softwares específicos de síntese e tratamento de som. Desenvolvimento de um pensamento sistemático e criativo e de capacidades de transdução do mesmo numa prática artística efectiva através da utilização das tecnologias estudadas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Exposição de teorias, práticas e técnicas. Observação e estudo de exemplos. Prática intensiva de programação. Desenvolvimento de projectos de música experimental.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Boulanger, R.C., Boulanger, P.E.P.D.R., Vercoe, B. and Mathews, M.V., 2000. The Csound Book: Perspectives in Software Synthesis, Sound Design, Signal Processing, and Programming. MIT Press.
    • Dean, R.T., 2009. The Oxford Handbook of Computer Music. Oxford University Press.
    • Manning, P., 2013. Electronic and Computer Music. Oxford University Press.
    • Roads, C., 1996. The Computer Music Tutorial. MIT Press.
    • Winkler, T., 2001. Composing Interactive Music: Techniques and Ideas Using Max. MIT Press.
    • Zicarelli, D., 1999. Max. Cycling '74.

     

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