-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende fornecer conhecimentos teóricos e práticos das componentes técnicas e artísticas associadas à música electrónica e experimental. Proporciona um momento de expressão artística musical num ciclo de estudos com forte componente técnica e aplicada.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT907-11781
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Antecedentes da música electroacústica.
- Modernismo musical.
- Manifesto futurista.
- Introdução às noções de música electrónica, concreta, electroacústica e algorítmica.
- Estúdios pioneiros (Paris, Colónia e EUA).
- Pós-guerra e história da composição algorítmica: estéticas, técnicas, sonoridades e compositores.
- Introdução à programação musical.
- Técnicas de síntese sonora digital.
- Instrumento virtual e partitura
- Síntese wavetable sinusoidal, triangular e quadrada
- Modulação de amplitude e frequência.
- Síntese aditiva e subtractiva.
- Síntese granular.
- Monofonia e polifonia em síntese.
- Processamento e análise de sinal.
- Ficheiro de som como tabela de onda.
- Filtros digitais
- Comb filtering e flanger
- Transformada de Fourier.
- Música mista e interactiva assistida por computador.
- Noções de Tempo Real (TR) e de latência.
- Tratamento de som em TR
- Som directo
- Espacialização a dois e quatro canais.
- Curvas de panning, fases e reverberação.
- Antecedentes da música electroacústica.
-
Objetivos
Objetivos
Aquisição de conhecimentos teóricos, técnicos e práticos das principais técnicas de síntese e de tratamento de som em Tempo Real através do uso de softwares específicos de síntese e tratamento de som. Desenvolvimento de um pensamento sistemático e criativo e de capacidades de transdução do mesmo numa prática artística efectiva através da utilização das tecnologias estudadas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição de teorias, práticas e técnicas. Observação e estudo de exemplos. Prática intensiva de programação. Desenvolvimento de projectos de música experimental.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Boulanger, R.C., Boulanger, P.E.P.D.R., Vercoe, B. and Mathews, M.V., 2000. The Csound Book: Perspectives in Software Synthesis, Sound Design, Signal Processing, and Programming. MIT Press.
- Dean, R.T., 2009. The Oxford Handbook of Computer Music. Oxford University Press.
- Manning, P., 2013. Electronic and Computer Music. Oxford University Press.
- Roads, C., 1996. The Computer Music Tutorial. MIT Press.
- Winkler, T., 2001. Composing Interactive Music: Techniques and Ideas Using Max. MIT Press.
- Zicarelli, D., 1999. Max. Cycling '74.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não