-
Apresentação
Apresentação
1.1 Abordagem e discussão sobre o som enquanto elemento presente na atmosfera e a sua interação com o meio.
2. Desconstrução do meio sonoro
2.1 Análise do complexo sonoro urbano e desconstrução das várias camadas sonoras.
2.2 introdução captação e edição para um evento sonoro e áudio visual.2.3. Aplicação do som aos eventos ou acontecimentos.
3. Alteração a partir da escuta de um determinado acontecimento.
4. Perspetiva e pontos de escuta
5. A escuta como centro de criação de um território e de um espaço acústico.
6. Criação de um guião de uma narrativa sonora a partir de uma experiência aural (territorial), um percurso; uma narrativa sonora a partir de uma ficção (livro, romance) ou a partir de imagens7. Procedimentos tecnológicos para a realização desta narrativa.
7.1 Introdução ao Pro tools;
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT907-24770
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
a) Compreender o potencial comunicacional do discurso áudio no contexto multimédia;
b) Compreender os mecanismos semioticos que permitem a articulação do som/escrita;
c) Demonstrar autonomia no domínio das aplicações áudio (software) no que respeita edição de áudio e MIDI, mistura, design sonoro em Pro Toolsd) Demonstrar autonomia na consolidação de um projeto utilizando o discurso áudio como elemento integrante de um projeto multimédia, potenciando a eficácia comunicacional deste.
-
Objetivos
Objetivos
A disciplina tem como objectivo geral favorecer o desenvolvimento de competências na concepção de materiais multimédia para edição e pós produção de som, no que se refere especificamente às técnicas de produção e pós-produção áudio. A disciplina permite igualmente, desenvolver e potenciar a criatividade, quer na capacidade para inovar e aprofundar aplicações derivadas das mais recentes tecnologias áudio, quer através da capacidade de analisar criticamente as estratégias comunicacionais e o papel da comunicação multimédia na sociedade actual. Ao longo do programa proposto, estudar-se-ão aspectos associados aos mecanismos que permitem a articulação som/imagem favorecendo a aquisição de competências na consolidação de narrativas sonoras com recurso a aplicações de edição áudio e design sonoro.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição de teorias, práticas e técnicas. Observação e estudo de exemplos. Prática intensiva de DAW. Desenvolvimento de projectos de som, música e pós produção áudio.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
CANCELLARO, Joseph (2006), Exploring Sound Design for Interactive Media, sl,Thomas Delmar Learning.
ALTEN, Stanley (2010), Audio in Media, Wadsworth ¿ Boston, Cengage Learning.
GIBBS, Tony (2007), The Fundamentals of Sonic Art and Sound Design, Laussane, AVA Publishing SA.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não