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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular investiga a identificação teórica dos conceitos relativos a uma teoria da cultura e das formações culturais; a identificação de paradigmas operativos no debate contemporâneo em torno dos Estudos Culturais e dos Estudos do Som; a aquisição de competências críticas e analíticas na abordagem da economia cultural do som; o reconhecimento conceptual de técnicas e dispositivos aurais como codificadores culturais; a identificação e contextualização sistemática de ecologias aurais activas na cultura contemporânea.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT907-8689
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Problematização do conceito de cultura
1.1 Estudos culturais e Sound Studies
1.2 Perspectivas científicas do som. Ciência e percepção
1.3 Técnica, instituição e produção simbólica
1.4 A cultura como economia política da percepção: o caso da audição
1.5 Paisagens aurais, comunidade e poder.
2. Do som ao símbolo. Do símbolo ao som
2.1. A notação musical e a introdução da electricidade.
2.2 As origens da música e a informática musical
3. Estéticas Musicais
3.1 Rock e Droga
3.2 Jazz: racismo e revolução
3.3 músicas planetárias: etnocentrismo e eurocentrismo
3.4 John Cage
3.5 De Varèse à Música electrónica
4. Tensões formadoras da cultura aural ocidental: visão sinóptica
4.1 Distinção harmonia / ruído
4.2 Distinção voz / logos
5. A "Redenção do ouvido" e a etnografia aural pós-moderna: multiculturalismo, cosmopolitismo, globalização.
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se motivar:
- um questionamento dos diversos planos que enquadram as culturas sonoras no património dos Estudos Culturais;
- o interrogatório dos fenómenos da especificidade aural contemporânea;
- a percepção dos modos de inscrição cultural da tecnologia sonora contemporânea
- a propedêutica (suportada numa preocupação genealógica) da cultura sonora contemporânea e a sua relação com as instituições culturais;
- a aquisição de ferramentas conceptuais aptas ao confronto crítico dos dispositivos aurais contemporâneos e os modos de expressão cultural correspondentes.
- a aquisição de parâmetros para a inscrição significativa da própria prática (actual ou futura) no panorama do debate cultural contemporâneo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Apresentação teórica e discussão em aula. Exemplos e exercícios práticos. Todos os pontos do programa envolvem instâncias textuais ou sonoras que permitirão enraízar analítica ou ilustrativamente os pontos a desenvolver.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Adorno, T., The Culture Industry, Londres, 1991
Attali, J., Bruits. Essai sur l'économie politique de la musique, Paris, 2001
Bennett, A., Cultures of Popular Music, Maidenhead, 2005
Bijsterveld, K., Dijck, J., Sound Souvenirs, Amsterdam, 2009
Cage, J. Silence. Lectures and Writings, Hannover, 1963
During, S., Cultural Studies: A critical introduction, Londres, 2005
Erlmann, V. (ed.), Hearing Cultures. Essays on Sound, Listening and Modernity, Oxford, 2004
Johnson, J., Listening in Paris. A Cultural Story, Berkeley, 1995
Kahn, D., Noise, Water, Meat, Cambridge (Mass), 1999
LaBelle, B., Acoustic Territories. Sound Culture and Everyday Life, New York, 2010
Miranda, J.A.B., Teoria da Cultura, Edições Séc. XXI, 2002
Russolo, L., "El Arte de los Ruídos", in Sín Título, nº 3, 1996
Sterne, J. The Audible Past. Cultural Origins of Sound Reproduction, Durham, 2003
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não