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Apresentação
Apresentação
A UC pretende que os alunos adequiram conhecimento, compreensão e pensamento crítico sobre as o tema da Política Externa Portuguesa no contexto histórico, político e económico. Ao mesmo tempo pretende-se que os alunos tenham um percepçãp das interacções entre o Espaço Português e Atlântico na relação e outros espaços económicos da Europa, África e Américas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT11-2-11647
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
PARTE I – Elementos para a compreensão da Política Externa Portuguesa
1. Portugal e o Atlântico. O debate teórico e político
2. O oceano como factor de segurança nas relações com o exterior.
3. O exílio da família real no Brasil em 1807.
4. A independência do Brasil e as relações luso-brasileiras
5. A “solidariedade” atlântica. A Grã-Bretanha e os Estados Unidos
6. Portugal e o Império Colonial. Os três períodos coloniais.
7. O Império colonial nos séc. XIX-XX, a política externa. E o salazarismo
8. A II Guerra Mundial e a neutralidade geométrica.
9. O fim do Império português. O 25 de Abril e a CEE.
PARTE II – Portugal e as Organizações Internacionais
1. Portugal e a NATO
2. Portugal e a ONU
3. Portugal e a EU
4. Portugal na OECE/OCDE (1948) e na EFTA (1958)
PARTE III – Portugal e as grandes potências
PARTE V – O Futuro da Política Externa Portuguesa.
PARTE VI – Lusofonia e Iberismo
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Objetivos
Objetivos
Face aos objetivos traçados, a unidade curricular pretende que os alunos adquiram as seguintes competências: compreensão sobre a Política Portuguesa Externa no Mundo durante a fase colonial, do Espaço Lusófono e nas interdependências globais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Foi adotado o processo de avaliação contínua segundo o critério de classificação em 2 Testes: 45% para o 1ºTeste e 45% para o 2º, com a adição final de 10% quanto a comportamento e assiduidade, sendo 100% = 20 valores. Foram ainda considerados Trabalhos e Exames quando apropriado. A metodologia visou fomentar o debate sobre pontos nucleares da matéria, esclarecer dúvidas surgidas sobre conceitos específicos próprios desta UC, procedendo à transposição da Teoria para a realidade prática dos acontecimentos internacionais, numa conjuntura de globalização e de política externa portuguesa, de inúmeras crises e de conflitos violentos pela supremacia. Com essa finalidade, foram empregues modelos e demonstrações práticas em exercícios com base em fórmulas matemáticas, como na interpretação do Gráfico de Crises e suas nuances, visando a aplicação da Teoria para a prática dos diferentes eventos internacionais ocorridos no passado, em curso e nos que são prospetivos no futuro.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Daehnardt, Patrícia; Freire, Maria Raquel (2014). A política externa russa no espaço euro-atlântico: dinâmicas de cooperação e competição num espaço alargado. Coimbra. Imprensa da Universidade de Coimbra.
Biscop, Sven; Renard, Thomas (2013). The European Union and Emerging Powers in the 21st Century: How Europe Can Shape a New Global Order. London. Ashgate Publishing.
Ikenberry, G. John (2011). Liberal Leviathan: The Origins, Crisis, and Transformation of the American World Order. Princeton University and Oxford. Princeton University Press.
Kagan, Robert (2008). O Regresso da História e o Fim dos Sonhos. Lisboa. Casa das Letras.
Kupchan, Charles (2012). No One's World: The West, the Rising Rest, and the Coming Global Turn. New York. Oxford University Press.
Nunes, Isabel Ferreira (2023). Identidade e Alteridade securitária no Espaço Euro-Atlântico. Lisboa. Universidade Autónoma de Lisboa.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não