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Disciplina Política Externa Portuguesa

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC pretende que os alunos adequiram conhecimento, compreensão e pensamento crítico sobre as o tema da Política Externa Portuguesa no contexto histórico, político e económico. Ao mesmo tempo pretende-se que os alunos tenham um percepçãp das interacções entre o Espaço Português e Atlântico na relação e outros espaços económicos da Europa, África e Américas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    PARTE I – Elementos para a compreensão da Política Externa Portuguesa

    1. Portugal e o Atlântico. O debate teórico e político

    2. O oceano como factor de segurança nas relações com o exterior.

    3. O exílio da família real no Brasil em 1807.

    4. A independência do Brasil e as relações luso-brasileiras

    5. A “solidariedade” atlântica. A Grã-Bretanha e os Estados Unidos

    6. Portugal e o Império Colonial. Os três períodos coloniais.

    7. O Império colonial nos séc. XIX-XX, a política externa. E o salazarismo

    8. A II Guerra Mundial e a neutralidade geométrica.

    9. O fim do Império português. O 25 de Abril e a CEE.

    PARTE II – Portugal e as Organizações Internacionais

    1. Portugal e a NATO

    2. Portugal e a ONU

    3. Portugal e a EU

    4. Portugal na OECE/OCDE (1948) e na EFTA (1958)

    PARTE III – Portugal e as grandes potências

    PARTE V – O Futuro da Política Externa Portuguesa.

    PARTE VI – Lusofonia e Iberismo

  • Objetivos

    Objetivos

    Face aos objetivos traçados, a unidade curricular pretende que os alunos adquiram as seguintes competências: compreensão sobre a Política Portuguesa Externa no Mundo durante a fase colonial, do Espaço Lusófono e nas interdependências globais.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Foi adotado o processo de avaliação contínua segundo o critério de classificação em 2 Testes: 45% para o 1ºTeste e 45% para o 2º, com a adição final de 10% quanto a comportamento e assiduidade, sendo 100% = 20 valores. Foram ainda considerados Trabalhos e Exames quando apropriado. A metodologia visou fomentar o debate sobre pontos nucleares da matéria, esclarecer dúvidas surgidas sobre conceitos específicos próprios desta UC, procedendo à transposição da Teoria para a realidade prática dos acontecimentos internacionais, numa conjuntura de globalização e de política externa portuguesa, de inúmeras crises e de conflitos violentos pela supremacia. Com essa finalidade, foram empregues modelos e demonstrações práticas em exercícios com base em fórmulas matemáticas, como na interpretação do Gráfico de Crises e suas nuances, visando a aplicação da Teoria para a prática dos diferentes eventos internacionais ocorridos no passado, em curso e nos que são prospetivos no futuro.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Daehnardt, Patrícia; Freire, Maria Raquel (2014). A política externa russa no espaço euro-atlântico: dinâmicas de cooperação e competição num espaço alargado. Coimbra. Imprensa da Universidade de Coimbra.

    Biscop, Sven; Renard, Thomas (2013). The European Union and Emerging Powers in the 21st Century: How Europe Can Shape a New Global Order. London. Ashgate Publishing.

    Ikenberry, G. John (2011). Liberal Leviathan: The Origins, Crisis, and Transformation of the American World Order. Princeton University and Oxford. Princeton University Press.

    Kagan, Robert (2008). O Regresso da História e o Fim dos Sonhos. Lisboa. Casa das Letras.

    Kupchan, Charles (2012). No One's World: The West, the Rising Rest, and the Coming Global Turn. New York. Oxford University Press.

    Nunes, Isabel Ferreira (2023). Identidade e Alteridade securitária no Espaço Euro-Atlântico. Lisboa. Universidade Autónoma de Lisboa.

INSCRIÇÃO AVULSO
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