filmeu

Disciplina Socioeconomia Política do Espaço Lusófono

  • Apresentação

    Apresentação

    A Socioeconomia Política como Área de Investigação e de Ensino. A Mudança da Economia do Crescimento pós-II Guerra Mundial para os Estudos do Desenvolvimento a partir da Década de 60.
    Teorias, Políticas e Estratégias de Desenvolvimento. A Realidade Mundial depois da II Guerra Mundial. O Mundo Bipolar, a Guerra Fria e a Coexistência Pacífica. A Política Descolonizadora da ONU. A Implosão do Bloco de Leste e o Unilateralismo Norte-Americano. A Nova Ordem Mundial: Multilateralismo de Espaços, de Civilizações ou de Países?. A Globalização e as Interdependências. O Encerramento do Império Colonial Português. A Administração do Império: a Centralização como Regra. Adriano Moreira e o Grau Zero da Lusofonia. O 25 de Abril e o Processo Dito Descolonizador. O Pós-Colonialismo em Português. As Integrações Regionais dos Países Lusófonos. O Reassumir da Condição Lusófona. A Diversidade e o Projeto Lusófono. As Realidades Políticas dos Países Lusófonos. Os Países Luófonos e a União Europeia.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A Socioeconomia Política como Área de Investigação e de Ensino. A Mudança da Economia do Crescimento pós I Guerra Mundial para os Estudos do Desenvolvimento a partir da Década de 60.
    Teorias, Políticas e Estratégias de Desenvolvimento. A Realidade Mundial depois da II Guerra Mundial. O Mundo Bipolar, a Guerra Fria e a Coexistência Pacífica. A Política Descolonizadora da ONU. A Implosão do Bloco de Leste e o Unilateralismo Norte-Americano. A Nova Ordem Mundial: Multilateralismo de Espaços, de Civilizações ou de Países?. A Globalização e as Interdependências. O Encerramento do Império Colonial Português. A Administração do Império: a Centralização como Regra. Adriano Moreira e o Grau Zero da Lusofonia. O 25 de Abril e o Processo Dito Descolonizador. O Pós-Colonialismo em Português. As Integrações Regionais dos Países Lusófonos. O Reassumir da Condição Lusófona. A Diversidade e o Projeto Lusófono. As Realidades Políticas dos Países Lusófonos

  • Objetivos

    Objetivos

    Revisitar a forma portuguesa de estar no Mundo. Relacionar o aparecimento da Lusofonia com o encerramento do ciclo colonial. Conhecer as realidades lusófonas nas vertentes ou dimensões social, política e económica. Prospetivar o papel da Lusofonia na construção do paradigma da Nova Ordem Mundial. Compreender a relação entre a conjuntura mundial saída da II Guerra Mundial e o disfuncionamento do Euromundo. Relacionar o Mundo bipolar com os conflitos regionais, o processo descolonizador e o Movimento dos Não-Alinhados. Perceber a recuperação da Europa Ocidental em função do apoio americano, mas também, da vontade própria e visões assertivas de pequenos passos. Conhecer a regra e as exceções da administração colonial portuguesa. Relacionar o 25 Abril de 74 e a administração colonial com a forma como decorreu a denominada descolonização. Ligar as opções ideológicas tomadas pelos novos países lusófonos com a política de blocos e a guerra fria.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

     A avaliação, pressupõe a realização de 2 testes de avaliação de conhecimentos obrigatórios e presença e participação nas aulas: 1º Teste - 45% 2º Teste - 45% Presença e participação nas aulas - 10%

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Araújo, R. C. (2000). Os sistemas de governo de transição democrática nos Palop. Coimbra: Coimbra Editora.
    Aron, R. (1984). Paix et guerre entre les nations. Paris: Calmann-Lévy.
    Bayart, J.F. (1966). Civil society in Africa. In P. Chabal (org.), Political domination in Africa: reflections on the limits of power (pp.109-125). Cambridge: Cambridge University Press.
    Cardoso, R. (1987). Estado e desenvolvimento em África. Economia e Socialismo, X (71), 45- 69.
    Comeliau, C. & Sachs, I. (Dir.) (1988). Histoire, culture, styles de développement: Brésil et Inde. Paris: L. Harmattan.
    Easton, D, (1965). A systems analysis of political life. New York: John Wiley and Sons.
    Elizalde, A. (2005). Globalización mundialización. Santiago de Chile: Ediciones UCSH.
    Ferreira, E. (1994). Relações entre Portugal e África de língua portuguesa: comércio, investimento e dívida (1973-1994). In Análise social, vol. xxix (129), 1071-1121.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios