-
Apresentação
Apresentação
Como uma disciplina de primeiro ano de formac¿a¿o, a unidade permite abordar as componentes, significados e possi¿veis estruturas das Organizac¿o¿es Internacionais. Em suas variadas verso¿es e temas, a UC permite ao aluno ter uma importante visa¿o e dimensa¿o de um mercado de trabalho amplo e com enfoque anali¿tico e diploma¿tico, desde instituic¿o¿es interestatais a¿quelas de participac¿a¿o cidada¿ ou privada.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT11-232
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
-
O que sa¿o organizac¿o¿es internacionais.
-
Organizac¿o¿es Internacionais e o Sistema
Internacional.
-
Os distintos papeis institucionais e os processos institucionais das Organizac¿o¿es Internacionais
-
Organizac¿o¿es Internacionais, temas e pra¿ticas.
-
Interac¿o¿es e as Organizac¿o¿es Internacionais.
-
-
Objetivos
Objetivos
A UC Instituic¿o¿es e Organizac¿o¿es Internacionais e¿ dedicada ao estudo das caracteri¿sticas fundamentais, processos, normas e resultados associados a¿s organizac¿o¿es internacionais. Esta¿o previstos, pois, o estudo de suas possi¿veis naturezas e os efeitos que geram no seu exerci¿cio, em conjunto ou isoladamente, no sistema internacional. Objetivos de aprendizagem:
- Avaliar a participac¿a¿o de OIS na configuração de sistemas e subsistemas internacionais.
- Compreender o que sa¿o os diferentes tipos de Organizac¿o¿es Internacionais, os papeis das instituic¿o¿es internacionais.
- Compreender a dina¿mica, a origem e as tende¿ncias que sa¿o pertinentes a¿s Organizac¿o¿es Internacionais.
- Aplicar os conhecimentos nos estudos de caso de instituic¿o¿es internacionais, com efeito na eficie¿ncia dessas organizac¿o¿es
- Analisar a performance de instituic¿o¿es internacionais e as relac¿o¿es entre os atores preponderantes em cada ambiente.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino ativas desempenham um papel crucial no processo dessa disciplina, promovendo a participac¿a¿o ativa dos alunos e estimulando o aprendizado auto¿nomo. Estrate¿gias como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) te¿m destaque. O PBL envolve desafiar os alunos a resolver problemas complexos, estimulando o pensamento cri¿tico e a colaborac¿a¿o. Ja¿ a Sala de Aula Invertida incentiva a pre¿-leitura e a pesquisa independente antes das aulas, reservando o tempo em sala para discusso¿es e atividades pra¿ticas. Essas abordagens proporcionam um ambiente dina¿mico e envolvente, onde os alunos se tornam agentes ativos no processo de aprendizado, promovendo uma compreensa¿o mais profunda e duradoura dos conteu¿dos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ambos, T. C., & Tatarinov, K. (2022). Building responsible innovation in international organizations through intrapreneurship. Journal of Management Studies , 59 (1), 92-125. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/joms.12738
Crockett, S (2012) The Role of International Organisations in World Politics. E-International Relations Students.
OECD (2016), International Regulatory Co-operation: The Role of International Organisations in Fostering Better Rules of Globalisation, OECD Publishing, Paris.
Ramos Barrera, M. G. (2022). Estados, Organizaciones Internacionales y Tecnologi¿as de la Informacio¿n: Actores de una Red No Moderna. https://uvadoc.uva.es/handle/10324/55333
Schiavone, G. (2016). International organizations: A dictionary and directory . Springer.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não