filmeu

Disciplina Teoria das Relações Internacionais

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade apresenta os mais relevantes paradigmas e as principais teorias das Relações Internacionais. De forma geral, a abordagem será cronológica, de forma a permitir que os estudantes possam entender a evolução - mudanças e continuidades - das respectivas teorias. As várias correntes de pensamento enquadradas pelo idealismo, realismo, neo-realismo e os demais paradigmas serão consideradas. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conceitos e análise: introdução à teorização

    Paz e guerra
    O Idealismo e as origens das Teorias das RI

    Realismo Clássico

    Neo-realismo
    Institucionalismo liberal

    Interdependência e Cooperação

    Teorias da integração
    Paz Interdemocrática
    Instituições e tomada de decisão

    Teorias marxistas das RI

    Construtivismo 

  • Objetivos

    Objetivos

    Adquirir competências especializadas e estruturantes sobre as RI, interpretar a interação entre os actores que intervêm nos fenómenos internacionais. Relacionar os paradigmas das Relações Internacionais com o ambiente internacional. Desenvolver aptidões para adquirir bases conceptuais que permitam  compreender a evolução científica das Relações Internacionais a nível universitário. Adquirir conhecimentos interpretativos sobre a problemática da política internacional, capacitar os elementos alvo para a análise crítica do sistema mundial e para os elementos de integração societal, a partir da interdependência e das relações entre os diversos tipos de atores. Preparar os alunos para o desempenho de missões na área das Relações Internacionais. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A par da aulas de transmissão de conhecimento teórico, estimular-se-á a discussão e a aplicação prática dos conceitos e teorias

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    GASPAR, Carlos (2021). Teoria das Relações Internacionais. Lisboa: Livros Horizonte 

    CRAVINHO, João Gomes (2002). Visões do mundo: as relações internacionais e o mundo contemporâneo. Lisboa: ICS-Imprensa de Ciências Sociais. 

    KRASNER, Stephen D. (1999). Sovereignty: organized hypocrisy. Princeton, N. J.: Princeton University Press. 

    LAKE, David A. e POWELL, Robert, eds. (1999). Strategic choice and international relations. Princeton, N. J.: Princeton University Press. 

    STEIN, Arthur A. (1990). Why nations cooperate: circumstance and choice in international relations. Ithaca, New York: Cornell University Press. 

    WEBER, Cynthia (2010). International Relations Theory: A Critical Introduction.3rd ed..London: Routledge. 

    WENDT, Alexander (992). Anarchy is what states make of it: the social construction of state politics. International Organization 46 (Spring): 391-425.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios