-
Apresentação
Apresentação
As UC do primeiro ano da Licenciatura em Ciências de Educação/ Educação Social encontram as principais razões da sua pertinência e oportunidade na relevância que o conhecimento científico assume em todos os campos profissionais. Pretendem ser uma área de promoção do pensamento crítico num curso de Educação Social uma vez que os seus domínios de intervenção se situam ao nível dos usos da Língua Portuguesa, nomeadamente ao nível da compreensão e expressão escrita, e da aprendizagem e manejo dos procedimentos do trabalho científico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT75-7203
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. A Língua Portuguesa no Mundo
a. a história da Língua Portuguesa
b. as culturas da lusofonia
c. a diversidade linguística
d. o papel da Língua Portuguesa na atualidade
e. as tecnologias da cultura escrita
II. As tipologias textuais e discursivas
a. textos informativos, apelativos e argumentativos
b. tese, antítese e argumentos
c. diversidade argumentativa
d. marcadores textuais e discursivos
e. recursos estéticos da língua
III. Exercícios de prática linguística e textual
IV. A diferenciação entre Ciências Sociais e os seus objetos de estudo
V. As etapas da investigação em Ciências Sociais
VI. As etapas do procedimento científico
VII. As técnicas e instrumentos de tratamento da informação
VIII. Os instrumentos utilizados nos diferentes tipos de investigação e o tratamento dos dados
IX. Sínteses interpretativas com base nos resultados tratados nas investigações estudadas
X. Apresentação do resultado da investigação feita
-
Objetivos
Objetivos
Reconhecer o valor da cultura escrita e textual
Conhecer as finalidades e as funções da escrita
Reconhecer que a escrita representa uma das maiores criações da humanidade
Reconhecer os níveis de leitura de um texto
Identificar a intertextualidade e a literalidade
Analisar textos de diversas tipologias textuais e discursivas
Fazer reflexões metalinguísticas
Refletir sobre a atualidade da Língua Portuguesa no mundo
Sintetizar textos/ informação/ conceitos
Expandir textos/ informação/ conceitos
Compreender como se constrói o conhecimento científico
Adquirir familiaridade com a linguagem científica
Conhecer as diferentes fases de uma investigação
Conhecer as estratégias e os instrumentos a utilizar
Observar situações e contextos de investigação
Analisar criticamente os contextos observados
Procurar ativamente conhecimentos sobre os processos de construção do conhecimento científico
Trabalhar em equipa
Identificar problemas
Aplicar procedimentos de escrita científica
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular é desenvolvida em simultâneo com a UC de Metodologia do Trabalho Científico, com três professores a tabalhar em simultâneo em sala de aula.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Associação Portuguesa de Terminologia. http://www.fcsh.unl.pt/termip
Coutinho, C. P. (2014). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas. Coimbra: Almedina.
Cunha, C. & Cintra, L. (1984). . Lisboa: Nova Gramática do Português Contemporâneo Edições João Sá
da Costa.
Gonçalves, M. N. & Santos, M. (2010). A viagem da língua portuguesa. Actas do VIII Colóquio da
Lusofonia . Bragança: Câmara Municial de Bragança.
Laville, C., & Dionne, J. (1999). A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas . Porto Alegre: Artmed
Martins, M. R. & Ferreira, H. G. (2006). Português Corrente . Lisboa: Caminho.
Mateus, M. H. & Xavier, M. F. (1990). Dicionário de Termos Linguísticos . Lisboa: Cosmos.
Mateus, M. H. (1989). Gramática da Língua Portuguesa . Lisboa: Editorial Caminho.
Ministério da Educação (s.d.). Dicionário Terminológico . Consultado em 10 de setembro de 2017 em
https://nososdaveiro.files.wordpress.com/2012/01/dicionario-terminolgico.pdf
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não