-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem uma natureza teórico-pratica e contribui para a preparação adequada dos futuros licenciados em Ciências da Educação- Educação Social no amplo campo de aplicação profissional em que podem exercer a sua atividade, tendo como base as exigências colocadas à preparação dos cidadãos no campo digital para o sec.XXI. Tal propósito pretende mobilizar conhecimentos e a aquisição de competências para futuras situações problemáticas no âmbito da intervenção das tecnologias, isto é, a.capacidade de fazer investigação sobre problemáticas educativas e socioeducativas recorrendo ao uso das tecnologia, Pretende-se que os estudantes adquiram também e desenvolvam competências para atuarem em diversos espaços socioeducativos
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT75-7207
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Tecnologia Educacional
1.1 Conceito de Tecnologia Educacional
1.2 Breve síntese histórica da Tecnologia na Educação
1.3 Tendências Atuais em Tecnologia Educacional
2. Tecnologias Educacionais Digitais
2.1 Introdução
2.2 Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027)
2.3 Exemplos e Aplicações
2.3.1 Plataformas de Aprendizagem Online
2.3.2 Aplicativos Educacionais Móveis
2.3.3 Realidade Virtual e Aumentada na Educação
2.3.4 Ferramentas de Colaboração Online
2.4. Boas Práticas de Integração
3. Inteligência Artificial (IA)
3.1 Introdução à Inteligência Artificial (IA)
3.2 Definição e História da IA
3.3 Aprendizagem Machine Learning e Redes Neurais
3.4 Processamento de Linguagem Natural e Visão Computacional
3.5 Ética e Desenvolvimento de Projetos em IA
4. Cibersegurança
4.1 Conceito de Cibersegurança.
4.2 Ameaças na Web e Boas Práticas
-
Objetivos
Objetivos
Os objetivos de aprendizagem da UC Tecnologias e Educação do curso de Licenciatura em Ciências da Educação- Educação Social são os seguintes:
- compreender os fundamentos teóricos e epistemológicos da Tecnologia Educacional
- adquirir conceitos no âmbito das tecnologias aplicadas à educação.
- ter a capacidade para aplicar os conhecimentos em situações novas.
- refletir sobre o potencial das Tecnologias educacionais digitais numa lógica de inovação curricular.
- utilizar programas informáticos em aplicações pedagógicas.
- desenvolver a autonomia e a capacidade de trabalhar colaborativamente numa perspetiva de formação continua.
- aptidão de competências para a investigação através da utilização das TIC.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta unidade curricular consiste em aulas presenciais de natureza teórico-prática adotando métodos ativos: discussão, desafios, projetos, análise de questões e adotando a metodologia de aprendizagem de Problem-based learning e Flipped Classroom. Nas aulas procurar-se-á incentivar o envolvimento e a participação ativa dos estudantes, quer a nível individual, quer a nível de trabalho de grupo cooperativo e colaborativo. Os métodos de ensino visam o desenvolvimento dos conhecimentos referidos nos conteúdos e na concretização dos objetivos indicados. A avaliação integra os produtos, os processos e a autoavaliação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Area, M. (2009). Introducción a la tecnología educativa: manual electrónico. http://libros.metabiblioteca.org/handle/001/415
- Bates, T. (2016). Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. Artesanato Educacional Cardoso,
- Pessoa, T. & Amado, J. (2014). Cyberbullying: questões e desafios atuais. Edmetic, Revista de Educación Mediática y TIC, 3(2), 29-5
- Metz, C. (2021). Genius Makers: The Mavericks Who Brought AI to Google, Facebook, and the World. Penguin Random House
- Russell, S.& Norvig, P. (2020). Inteligência Artificial: Uma Abordagem Moderna. 4ªEd.Pearson. http://aima.cs.berkeley.edu
Textos disponibilizados pela docente na plataforma Moodle sobre os temas abordados
.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não