filmeu

Disciplina Tecnologias e Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular tem uma natureza teórico-pratica e contribui para a preparação adequada dos futuros licenciados em Ciências da Educação- Educação Social no amplo campo de aplicação profissional em que podem exercer a sua atividade, tendo como base as exigências colocadas à preparação dos cidadãos no campo digital para o sec.XXI. Tal propósito pretende mobilizar conhecimentos e a aquisição de competências para futuras situações problemáticas no âmbito da intervenção das tecnologias, isto é, a.capacidade de fazer investigação sobre problemáticas educativas e socioeducativas recorrendo ao uso das tecnologia, Pretende-se que os estudantes adquiram também e desenvolvam competências para atuarem em diversos espaços socioeducativos

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à Tecnologia Educacional

    1.1 Conceito de Tecnologia Educacional

    1.2 Breve síntese histórica da Tecnologia na Educação

    1.3 Tendências Atuais em Tecnologia Educacional

    2. Tecnologias Educacionais Digitais

    2.1 Introdução

    2.2 Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027)

    2.3 Exemplos e Aplicações

    2.3.1 Plataformas de Aprendizagem Online

    2.3.2 Aplicativos Educacionais Móveis

    2.3.3 Realidade Virtual e Aumentada na Educação

    2.3.4 Ferramentas de Colaboração Online

    2.4. Boas Práticas de Integração

    3. Inteligência Artificial (IA)

    3.1 Introdução à Inteligência Artificial (IA)

    3.2 Definição e História da IA

    3.3 Aprendizagem Machine Learning e Redes Neurais

    3.4 Processamento de Linguagem Natural e Visão Computacional

    3.5 Ética e Desenvolvimento de Projetos em IA

     4. Cibersegurança

    4.1 Conceito de Cibersegurança.

    4.2 Ameaças na Web e Boas Práticas

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos de aprendizagem da UC Tecnologias e Educação do curso de Licenciatura em Ciências da Educação- Educação Social são os seguintes:

    • compreender os fundamentos teóricos e epistemológicos da Tecnologia Educacional
    • adquirir conceitos no âmbito das tecnologias aplicadas à educação.
    • ter a capacidade para aplicar os conhecimentos em situações novas.
    • refletir sobre o potencial das Tecnologias educacionais digitais numa lógica de inovação curricular.
    • utilizar programas informáticos em aplicações pedagógicas.
    • desenvolver a autonomia e a capacidade de trabalhar colaborativamente numa perspetiva de formação continua.
    • aptidão de competências para a investigação através da utilização das TIC.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta unidade curricular consiste em aulas presenciais de natureza teórico-prática adotando métodos ativos: discussão, desafios, projetos, análise de questões e adotando a metodologia de aprendizagem de Problem-based learning e Flipped Classroom. Nas aulas procurar-se-á incentivar o envolvimento e a participação ativa dos estudantes, quer a nível individual, quer a nível de trabalho de grupo cooperativo e colaborativo. Os métodos de ensino visam o desenvolvimento dos conhecimentos referidos nos conteúdos e na concretização dos objetivos indicados. A avaliação integra os produtos, os processos e a autoavaliação. 

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Area, M. (2009). Introducción a la tecnología educativa: manual electrónico. http://libros.metabiblioteca.org/handle/001/415
    • Bates, T. (2016). Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. Artesanato Educacional Cardoso,
    • Pessoa, T. & Amado, J. (2014). Cyberbullying: questões e desafios atuais. Edmetic, Revista de Educación Mediática y TIC, 3(2), 29-5
    • Metz, C. (2021).  Genius Makers: The Mavericks Who Brought AI to Google, Facebook, and the WorldPenguin Random House
    • Russell, S.& Norvig, P. (2020). Inteligência Artificial: Uma Abordagem Moderna. 4ªEd.Pearson. http://aima.cs.berkeley.edu

    Textos disponibilizados pela docente na plataforma Moodle sobre os temas abordados

    .

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios