filmeu

Disciplina Observação de Contextos Educativos

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende promover nos estudantes a aquisição de competências para a definição, construção, planificação do trabalho do Educador Social no contexto educativo, bem como adquirir conhecimento na recolha de informação através dos métodos qualitativos, nomeadamente, o método observação e as diferentes tipologias. Avaliar a intervenção educativa, com base numa perspetiva crítica e reflexiva, para a conceção e utilização de recursos de apoio à intervenção e implementação de atividades/tarefas/projetos nos diversos contextos educativos, promovendo a inclusão e a promoção da Educação Social.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Observação: noção; atores e cenários. Os contextos educativos.

    Metodologia.

    Observação de diferentes contextos educativos e espaços escolares. Dos modelos aos métodos de ensino.

    As situações problemáticas. Situações de risco, respetivos comportamentos e circunstâncias: noção, exemplificação, conhecimentos teórico-práticos.

    Principais contextos de risco: diagnose e preparação de intervenção. Construção de desenhos de intervenção preventiva e corretiva.

    Prevenção: noção, modelos e aplicações práticas.

    A prevenção integrada. Observação de diferentes contextos educativos extraescolares, diretamente ou através de registos magnéticos: ambientes laborais, eventos político-partidários, atividades lúdicas, eventos desportivos. Análise dos contextos com base nos conceitos fundamentais apreendidos em diferentes disciplinas. Produção de textos críticos integradores.

  • Objetivos

    Objetivos

    Refletir sobre diversos tipos de observação, suas vantagens e limitações.

    Aprendizagem das metodologias e estratégias de observação aplicadas à realidade socioeducativa.

    Preparar os alunos com competências no domínio da observação.

    Refletir sobre diversos métodos e modelos de ensino.

    Fundamentar os conceitos de risco, de molde a facilitar o diagnóstico e permitir a preparação da prevenção.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A observação de diferentes contextos e espaços escolares é fundamental para uma mais profunda compreensão e análise dos problemas com que se debate a educação, uma vez que nos vários espaços escolares coexistem diferentes fatores de in/sucesso pessoal e académico. Daí a necessidade de domínio de situações de risco, respetivos comportamentos e circunstâncias. Os estudantes serão convidados a procederem a exercícios de observação em contexto ecológico. O professor fará uma introdução aos quadros teóricos relacionados com a problemática da observação e com os vários modelos e métodos de ensino. Os estudantes farão observação direta e indireta (entrevistas, questionários a professores e alunos), para preparação de um relatório de observação de um contexto ou espaço escolar (de 5 a 7 páginas) (10%). O relatório será complementado por uma reflexão individual escrita, até 3 páginas, em que será feita uma relacionação entre os apoios teóricos analisados e a observação (40%). Frequência (50%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Arends, R. (1997, 2008). Aprender a ensinar . Lisboa: Mc-Graw Hill. [cota: CE/56-BC]

    Beane,J. & Apple, M. (2000). Escolas Democráticas . Porto: Porto Editora

    Duarte, J.B. (2005). A contestação escondida. Críticas de alunos à escola atual. São Paulo: Cortez Editora. [cota: CE/803-BC]

    Estrela, A. (2005). Teoria e prática de observação de classes . Porto: Porto Editora. [cota: CE/982-BC]

    Horton, P.B. & Hunt, C.L. (1964). Sociology . McGraw Hill Book Company, New York

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios