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Apresentação
Apresentação
Pretende promover nos estudantes a aquisição de competências para a definição, construção, planificação do trabalho do Educador Social no contexto educativo, bem como adquirir conhecimento na recolha de informação através dos métodos qualitativos, nomeadamente, o método observação e as diferentes tipologias. Avaliar a intervenção educativa, com base numa perspetiva crítica e reflexiva, para a conceção e utilização de recursos de apoio à intervenção e implementação de atividades/tarefas/projetos nos diversos contextos educativos, promovendo a inclusão e a promoção da Educação Social.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT75-7215
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Observação: noção; atores e cenários. Os contextos educativos.
Metodologia.
Observação de diferentes contextos educativos e espaços escolares. Dos modelos aos métodos de ensino.
As situações problemáticas. Situações de risco, respetivos comportamentos e circunstâncias: noção, exemplificação, conhecimentos teórico-práticos.
Principais contextos de risco: diagnose e preparação de intervenção. Construção de desenhos de intervenção preventiva e corretiva.
Prevenção: noção, modelos e aplicações práticas.
A prevenção integrada. Observação de diferentes contextos educativos extraescolares, diretamente ou através de registos magnéticos: ambientes laborais, eventos político-partidários, atividades lúdicas, eventos desportivos. Análise dos contextos com base nos conceitos fundamentais apreendidos em diferentes disciplinas. Produção de textos críticos integradores.
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Objetivos
Objetivos
Refletir sobre diversos tipos de observação, suas vantagens e limitações.
Aprendizagem das metodologias e estratégias de observação aplicadas à realidade socioeducativa.
Preparar os alunos com competências no domínio da observação.
Refletir sobre diversos métodos e modelos de ensino.
Fundamentar os conceitos de risco, de molde a facilitar o diagnóstico e permitir a preparação da prevenção.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A observação de diferentes contextos e espaços escolares é fundamental para uma mais profunda compreensão e análise dos problemas com que se debate a educação, uma vez que nos vários espaços escolares coexistem diferentes fatores de in/sucesso pessoal e académico. Daí a necessidade de domínio de situações de risco, respetivos comportamentos e circunstâncias. Os estudantes serão convidados a procederem a exercícios de observação em contexto ecológico. O professor fará uma introdução aos quadros teóricos relacionados com a problemática da observação e com os vários modelos e métodos de ensino. Os estudantes farão observação direta e indireta (entrevistas, questionários a professores e alunos), para preparação de um relatório de observação de um contexto ou espaço escolar (de 5 a 7 páginas) (10%). O relatório será complementado por uma reflexão individual escrita, até 3 páginas, em que será feita uma relacionação entre os apoios teóricos analisados e a observação (40%). Frequência (50%).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Arends, R. (1997, 2008). Aprender a ensinar . Lisboa: Mc-Graw Hill. [cota: CE/56-BC]
Beane,J. & Apple, M. (2000). Escolas Democráticas . Porto: Porto Editora
Duarte, J.B. (2005). A contestação escondida. Críticas de alunos à escola atual. São Paulo: Cortez Editora. [cota: CE/803-BC]
Estrela, A. (2005). Teoria e prática de observação de classes . Porto: Porto Editora. [cota: CE/982-BC]
Horton, P.B. & Hunt, C.L. (1964). Sociology . McGraw Hill Book Company, New York
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não