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Disciplina Saúde e Condição Física

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC trata a promoção da saúde através do exercício físico e da modificação dos estilos de vida, sustentada em evidência científica atualizada, refletindo a importância do sono, redução do comportamento sedentário e promoção da atividade física. A UC viabiliza uma aproximação às reais necessidades do professor de educação física, bem como o da promoção da saúde na criança e adolescente, de acordo com a visão global e comumente aceite na comunidade científica de salutogénese e bem-estar associada ao exercício físico. A UC procura a extensão de conteúdos abordados em anos anteriores ao nível da prescrição e planeamento de exercício em populações aparentemente saudáveis, havendo referência à gestão de patologias mais comuns em crianças e adolescentes.

    Assim, a UC articula-se com as demais por uma abordagem que visa a integração de conhecimentos adquiridos previamente.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Atividade Física e Saúde

    1.1. Inter-relação dos conceitos - atividade física, exercício físico, comportamento sedentário e saúde

    1.2. Vigilância epidemiológica da Atividade Física e do Comportamento Sedentário; métodos de avaliação da atividade física em crianças e adolescentes

    2. Componentes e avaliação da aptidão física e associação com a saúde (métodos laboratoriais e de terreno/baterias de testes)

                2.1. Métodos de avaliação da aptidão física em crianças e adolescentes - FitEscola e FitnessGram

          2.2. Vantagens e inconvenientes do uso dos diferentes métodos

    3. Malefícios do comportamento sedentário

    4. Riscos associados à atividade física/exercício físico

    5. Importância do sono para a saúde

    6. Prescrição da atividade física:

    6.1. na população saudável

    6.2. na população com patologia associada (obesidade, hipertensão arterial, asma, diabetes, problemas osteoarticulares)

    7. Recomendações para os comportamentos das 24 horas do movimento

  • Objetivos

    Objetivos

    Considerando a finalidade da UC, os conteúdos programáticos e métodos de ensino visam que o aluno seja capaz de:

    • Compreender e distinguir os conceitos associados à saúde e prática de exercício físico assentes nas principais referências e entidades da área, desenvolvendo a habilidade de uma visão integrada das melhores evidências associadas aos conceitos chave em estudo.
    • Conhecer e compreender as principais alterações de saúde associadas às doenças crónicas mais prevalentes em crianças e adolescentes e a sua relação com a aptidão física.
    • Conhecer e saber aplicar os métodos de avaliação da atividade física.
    • Compreender os malefícios do comportamento sedentário.
    • Compreender os riscos associados à atividade física/exercício físico.
    • Compreender a importância do sono na saúde e bem-estar.
    • Entender e dominar a avaliação da aptidão física e prescrição do exercício em populações saudáveis e na doença.
    • Entender e dominar a promoção da saúde.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta UC serão utilizados métodos expositivos e de aprendizagem experiencial. Existirão ao longo do semestre, no regime de avaliação contínua, três momentos de avaliação: uma frequência (60%), trabalho de grupo e respetiva apresentação oral (25%) e análise da evidência existente e resolução de estudos-caso (15%). Consideram-se insuficientes as classificações inferiores a 7,5 valores, devendo realizar uma prova suplementar de avaliação, sempre que a média das classificações parcelares for igual ou superior a 9,5 valores. A referida prova de recuperação poderá ser de natureza oral ou escrita, a realizar na última aula do semestre. A avaliação por exame final implicará a realização de uma prova de natureza escrita e com aferição em registo oral; estas duas componentes (prova escrita e prova oral) assumem, cada uma, um peso de 50% para a nota final do exame. A assiduidade deverá cumprir obrigatoriamente 70% do número total de aulas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • ACSM (2017). Guidelines for exercise testing and prescription (10th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins
    • Teixeira, D. S., Gaspar, C., Marques, P. (2017). Manual do Técnico de Exercício Físico. Porto Salvo: Edições Manz.
    • The Cooper Institute for Aerobic Research. FITNESSGRAM - Manual de Aplicação de Testes (2009). 3ª Edição, Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa.
    • Malina, R., Bouchard, C. & Bar-Or, O. Maturation, Growth and Physical Activity (2004). 2nd Edition. Human Kinetics, Champaign, IL.
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