filmeu

Disciplina Judo (Opção I - ramo Educação Física e Desporto Escolar)

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC tem como principais objetivos de aprendizagem:

    (1) Dotar os alunos com conhecimentos técnicos de Judo na área da sua intervenção no contexto escolar, por forma a dotá-los com autoconfiança, destreza e autodomínio necessários à resolução de situações complexas do combate;

    (2) Compreender o valor educativo do Judo e dos desportos de combate na formação dos alunos;

    (3) Conseguir a segurança e respeito pela sua integridade física e dos colegas, na introdução à abordagem do Judo;

    (4) Conhecer as regras e as bases metodológicas do Judo e a respetiva adaptação ao treino;

    (5) Capacidade de organizar, prescrever e avaliar conteúdos de sessões/aulas, assim como uma adequada intervenção nas competições do Desporto Escolar, nas etapas de formação do judoca;

     (6) Executar em exercício critério, em colaboração com um ou mais colegas, técnicas de quedas, imobilizações e projeções de Judo e na transição de pé para o solo em situações de treino ou competição.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Caracterização do esforço específico no Judo: capacidades motoras, exigências psicológicas, conteúdos técnicos e táticos, adaptados aos alunos no contexto escolar.

    2. Fundamentos da periodização do treino e do desenvolvimento e treino das capacidades motoras e sua aplicação no Judo: elementos estruturais e respetivas funções.

    3. Efeitos do treino: Monitorização da carga, tipos e meios de controlo e avaliação.

    4. Estudo e análise comparativa da organização de diferentes Modelos de planeamento do treino e competição nas várias etapas da formação do judoca.

    5. Planeamento de conceptual (conceito, natureza, objetivos, meios, princípios e etapas).

    6. Técnicas de Judo: 6.1. Quedas (UKEMIS); 6.2. Imobilização (OSAEKOMI-WAZA: Grupo Kesa-Gatame); 6.3. Projeção (NAGE-WAZA: Binário de forças, alavanca); 6.4. Pegas e Deslocamentos (Iniciação aos diferentes tipos de Kumikatas e deslocamentos) 6.5. Progressões Pedagógicas no Judo; 6.6. Princípios da iniciação ao combate no Solo e de Pé e competição.

  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender, fundamentar e desenvolver um plano plurianual do ensino do Judo, numa perspetiva sistémica implicando um amplo conjunto de elementos integrantes do processo de treino.

    Dominar as bases metodológicas do Judo e a respetiva adaptação às aulas e ao treino
    no contexto escolar.

    Estabelecer e questionar as relações e interações entre as habituais componentes do treino, designadamente as capacidades motoras, técnico-táticas, cognitivas e psicológicas.

    Compreender, estabelecer e tornar consequente a permanente interação entre objetivos, processos, metodologias, resultados e avaliação.

    Competência para planear o desenvolvimento do aluno e de uma equipa do Desporto Escolar a curto, médio e longo prazo na formação do jovem judoca.

    Executar em exercício critério, em colaboração com um ou mais colegas, técnicas de quedas, imobilizações e projeções de Judo e na transição de pé para o solo em situações de treino ou competição.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Visionamento de vídeos, utilização de fichas de observação e análise de desempenho da execução técnica. Utilização de diferentes meios pedagógicos e de materiais com metodologias inovadoras e e de suporte ao ensino aprendizagem.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

     

    Balyi, I., Way, R., & Higgs, C. (2013). Long-term athlete development. Champaign, IL: Human Kinetics.

    Bompa, T., & Buzzichelli, C. (2015). Periodization ¿ Training for Sports (3rd ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.

    Cornelis van Kooten, G. (2016). Re-Considering Long-Term Athlete Development on Coach Education: An Illustration From Judo. International Sport Coaching Journal, 2016, 3, 83-89, Human Kinetics, Inc. INSIGHTS http://dx.doi.org/10.1123/iscj.2015-0058

    Garcia, J. (2012). Rendimiento en Judo. Editorial Virtual Sports.

    Franchini, E., Del Vecchio, F., Matsushigue, K., & Artioli, G. (2011). Physiological Profiles of Elite Judo Athletes. Sports Medicine, 41(2), 147-166.

    F.F.J.D.A., Autores vários (2001). Méthode Française d´Enseignement du judo-jitsu. Paris: FFJDA.

    Veloso, R., Cachada, J. M., & Aranha, A. (2010). Uma Abordagem Didáctica ¿ Ideias e Sugestões de Trabalho. Vila Real: UTAD.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios