-
Apresentação
Apresentação
A presente UC tem como principais objetivos de aprendizagem:
(1) Dotar os alunos com conhecimentos técnicos de Judo na área da sua intervenção no contexto escolar, por forma a dotá-los com autoconfiança, destreza e autodomínio necessários à resolução de situações complexas do combate;
(2) Compreender o valor educativo do Judo e dos desportos de combate na formação dos alunos;
(3) Conseguir a segurança e respeito pela sua integridade física e dos colegas, na introdução à abordagem do Judo;
(4) Conhecer as regras e as bases metodológicas do Judo e a respetiva adaptação ao treino;
(5) Capacidade de organizar, prescrever e avaliar conteúdos de sessões/aulas, assim como uma adequada intervenção nas competições do Desporto Escolar, nas etapas de formação do judoca;
(6) Executar em exercício critério, em colaboração com um ou mais colegas, técnicas de quedas, imobilizações e projeções de Judo e na transição de pé para o solo em situações de treino ou competição.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 12
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-1-15836
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Caracterização do esforço específico no Judo: capacidades motoras, exigências psicológicas, conteúdos técnicos e táticos, adaptados aos alunos no contexto escolar.
2. Fundamentos da periodização do treino e do desenvolvimento e treino das capacidades motoras e sua aplicação no Judo: elementos estruturais e respetivas funções.
3. Efeitos do treino: Monitorização da carga, tipos e meios de controlo e avaliação.
4. Estudo e análise comparativa da organização de diferentes Modelos de planeamento do treino e competição nas várias etapas da formação do judoca.
5. Planeamento de conceptual (conceito, natureza, objetivos, meios, princípios e etapas).
6. Técnicas de Judo: 6.1. Quedas (UKEMIS); 6.2. Imobilização (OSAEKOMI-WAZA: Grupo Kesa-Gatame); 6.3. Projeção (NAGE-WAZA: Binário de forças, alavanca); 6.4. Pegas e Deslocamentos (Iniciação aos diferentes tipos de Kumikatas e deslocamentos) 6.5. Progressões Pedagógicas no Judo; 6.6. Princípios da iniciação ao combate no Solo e de Pé e competição.
-
Objetivos
Objetivos
Compreender, fundamentar e desenvolver um plano plurianual do ensino do Judo, numa perspetiva sistémica implicando um amplo conjunto de elementos integrantes do processo de treino.
Dominar as bases metodológicas do Judo e a respetiva adaptação às aulas e ao treino
no contexto escolar.Estabelecer e questionar as relações e interações entre as habituais componentes do treino, designadamente as capacidades motoras, técnico-táticas, cognitivas e psicológicas.
Compreender, estabelecer e tornar consequente a permanente interação entre objetivos, processos, metodologias, resultados e avaliação.
Competência para planear o desenvolvimento do aluno e de uma equipa do Desporto Escolar a curto, médio e longo prazo na formação do jovem judoca.
Executar em exercício critério, em colaboração com um ou mais colegas, técnicas de quedas, imobilizações e projeções de Judo e na transição de pé para o solo em situações de treino ou competição.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Visionamento de vídeos, utilização de fichas de observação e análise de desempenho da execução técnica. Utilização de diferentes meios pedagógicos e de materiais com metodologias inovadoras e e de suporte ao ensino aprendizagem.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Balyi, I., Way, R., & Higgs, C. (2013). Long-term athlete development. Champaign, IL: Human Kinetics.
Bompa, T., & Buzzichelli, C. (2015). Periodization ¿ Training for Sports (3rd ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.
Cornelis van Kooten, G. (2016). Re-Considering Long-Term Athlete Development on Coach Education: An Illustration From Judo. International Sport Coaching Journal, 2016, 3, 83-89, Human Kinetics, Inc. INSIGHTS http://dx.doi.org/10.1123/iscj.2015-0058
Garcia, J. (2012). Rendimiento en Judo. Editorial Virtual Sports.
Franchini, E., Del Vecchio, F., Matsushigue, K., & Artioli, G. (2011). Physiological Profiles of Elite Judo Athletes. Sports Medicine, 41(2), 147-166.
F.F.J.D.A., Autores vários (2001). Méthode Française d´Enseignement du judo-jitsu. Paris: FFJDA.
Veloso, R., Cachada, J. M., & Aranha, A. (2010). Uma Abordagem Didáctica ¿ Ideias e Sugestões de Trabalho. Vila Real: UTAD.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não