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Disciplina Voleibol (Opção I - ramo Educação Física e Desporto Escolar)

  • Apresentação

    Apresentação

    Desenvolvimento dos elementos necessários a uma formação científica e pedagógica na área da Educação Física e Desporto Escolar, aliada à indispensável aquisição de competências específicas fundamentais que correspondam a um saber que o professor / treinador deve possuir para intervir com competência no processo global e de elevada complexidade que é a formação e preparação dos alunos / atletas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Organização e Regulamentação Federativa

    Didática Especifica (Conteúdos e exercícios específicos; parâmetros que constituem os exercícios; unidade de treino

    Treino Físico Específico

    Aplicação dos princípios do treino no voleibol

    Técnica - Enquadramento do treino da técnica e seus objetivos; Técnicas

    Tática individual e coletiva (Sistemas de jogo; Estrutura funcional do jogo; Jogo formativo 6X6; Complexo I e complexo II; Treino tático)

    Técnicas do treinador - Técnicas de manipulação de bola

    Direção e orientação de equipa - a preparação e condução da participação nas competições (antes, durante e depois dos jogos)

    Voleibol de praia – Técnica e tática

    Observação, análise e estatística

    Desporto para pessoas portadoras de deficiência

    Atividades complementares:

       . Observação, sempre que possível em direto, de jogos das competições nacionais e internacionais de mais elevado nível

      . Colóquios e ações de formação dos vários setores da comunidade do voleibol

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Identificar os diversos regulamentos federativos e o seu âmbito de aplicação.

    Analisar, identificar e descrever as determinantes para a execução dos gestos técnicos e dos comportamentos táticos em situações de jogo reduzido condicionado e formal.

    Identificar, dominar e utilizar a terminologia específica da modalidade, bem como as relações e dependências existentes entre as grandes fases do jogo - complexo I (KI) e complexo II (KII).

    Reconhecer o jogo como meio principal a utilizar no respetivo ensino, estruturando situações de superação, progressão e especialização, em função do nível de qualidade dos seus praticantes.

    Desenvolver a interpretação das fases de aprendizagem do jogo.

    Dominar cada uma das técnicas do treinador.

    Elaborar, aplicar e avaliar as unidades de treino.

    Desenvolver os conhecimentos básicos ao nível do Voleibol de praia.

    Interpretar o desporto como forma de integração e capacitação - desporto para pessoas portadoras de deficiência.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Araújo D. (2005). O Contexto da Decisão. A acção táctica no desporto. Visão e Contextos.

    Garganta, J.(1995). Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In A. Graça & J.

    Gonçalves, J.(2009). Voleibol – Ensinar jogando. Lisboa: Livros Horizonte.

    Gozansky, S.(2001). Volleyball coach’s survival guide. Paramus, NJ: Parker Publishing Company.

    Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P, Federação Portuguesa de Voleibol (2013). Programa Nacional de Formação de Treinadores – Referenciais de Formação de Voleibol – Grau II.

    Mesquita, I.(2005). A contextualização do treino no Voleibol: a contribuição do construtivismo. In D. Araújo (Ed.), O Contexto da decisão. A acção táctica no desporto. (pp. 355-378). Lisboa: Visão e Contextos, Lda.

    Mesquita, I., Guerra, I., & Araújo, V. (Eds.). (2002). Processo de Formação do Jovem Jogador de Voleibol. Porto: Centro de Estudos e Formação Desportiva

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