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Disciplina Atividades Aquáticas - Adaptação ao Meio Aquático, Natação e Hidroginástica (Opção I - ramo Educação Física e Desporto Escolar)

  • Apresentação

    Apresentação

    Portugal é um país indubitavelmente ligado à água, elemento que constitui 50% das suas fronteiras, em que cresce o acesso aos espaços fluviais e em que, desde a década de 90, proliferam os espaços aquáticos edificados. Nestes, as atividades aquáticas associadas ao lazer e à promoção do bem-estar desempenham um importante papel que justifica a preparação de técnicos especializados que, de uma forma harmoniosa, integrem nos fundamentos da sua intervenção, para além das competências de uma liderança segura, os pressupostos biomecânicos e fisiológicos, pedagógicos e inerentes ao desenvolvimento humano, assim como um conhecimento do contexto profissional de forma a perceber a sua sustentabilidade.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    As atividades aquáticas enquanto atividade económica - equilíbrio entre a pedagogia e a gestão comercial. Critérios de qualidade das instalações. Os riscos e benefícios das práticas aquáticas no contexto da saúde/desenvolvimento. Enquadramento histórico e pedagógico da natação para bebés.
    Relação maturação/aprendizagem. Os skills aquáticos nas dimensões propulsão, respiração, equilíbrio e orientação subaquática. O conceito "aquatic readiness". Metodologia da natação para bebés. A condução pedagógica em idade pré-escolar. Análise da eficiência de nado, avaliação, definição de objetivos e prescrição nas técnicas da natação pura. O Polo-Aquático, Natação Artística e Natação de Salvamento no contexto do fitness: o processo de ensino-aprendizagem. Hidroginástica: enquadramento; hidrodinâmica e fisiologia aplicada; aplicação musical; partes da aula e respetivos desenvolvimentos; equipamentos de flutuação e de resistência; variantes da aula base; trabalho com populações específicas.

  • Objetivos

    Objetivos

    Procura-se que o aluno demonstre competências de condução das diferentes formas de atividade aquática em piscina, da adaptação ao meio aquático e ensino aprendizagem da natação em contexto do desporto de participação, à intervenção no âmbito da hidroginástica e com populações especiais, com base na promoção de uma capacidade de avaliação diagnóstica dos sujeitos, no planeamento cientificamente fundamentado e no desenvolvimento da capacidade de liderança da atividade durante a sua implementação.
    Procura-se ainda que o aluno seja conhecedor dos contextos reais e concretos onde as atividades acontecem, manifestando conhecer os critérios de qualidade das mesmas, bem como dos critérios da sua sustentabilidade económica.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Usamos métodos afirmativos, com recursos multimédia (texto, imagem e vídeo), na exposição de conteúdos teóricos e interrogativos e ativos na análise de casos concretos decorrentes da presença de crianças em aula (na adaptação ao meio aquático - AMA) e da lecionação recíproca (na natação e hidroginástica).
    Avaliação:
    Teste escritos - 40%
    Condução de sessões de AMA, Natação e Hidroginástica - 30%
    Trabalhos de preparação, fundamentação do planeamento e análise das práticas - 30%

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aquatic Exercise Association (2018). Aquatic Fitness Professional Manual (7th Edition). A Resource Manual for Aquatic Fitness Instructors. Champaign, Illinois: Human Kinetics.
    Chollet, D. (2003). Natación Deportiva. Barcelona: Inde.
    Santos, C. & Veloso, E. (2015). Educação Aquática do bebé ¿ o programa (2ª ed.). Porto Salvo: Edições Manz.

INSCRIÇÃO AVULSO
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