filmeu

Disciplina Atletismo (Opção I - ramo Educação Física e Desporto Escolar)

  • Apresentação

    Apresentação

    O Atletismo é uma modalidade desportiva fundamental no processo da formação desportiva. O Atletismo diferencia-se como uma modalidade multidisciplinar, que desenvolve habilidades motoras básicas como o correr, lançar e saltar e desenvolve capacidades condicionais como a velocidade, força e resistência. Os conhecimentos, competências e aptidões adquiridas proporcionam bases para intervenção do profissional de Educação Física e do Treinador Desportivo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Apresentação da Modalidade. 

    As diferentes disciplinas do Atletismo; aspetos regulamentares das provas de Atletismo; Escalões Etários; Quadros competitivos.

    2.Organização da carreira desportiva no Atletismo.
    Princípios básicos da Organização da Carreira Desportiva; Definição de conteúdos e objetivos da Etapa de Iniciaão; Etapa de Aprendizagem; Etapa de Formação; Etapa de Especialização; Etapa de Rendimento.

    3.A Importância das Provas Combinadas nos Jovens.

    Principio da multilateralidade e os perigos da especializaão precoce; Os benefícios da formação multidisciplinar no Atletismo


    4.Controlo e Avaliac¿a¿o do Treino c/ Jovens.
    Definic¿a¿o das capacidades condicionais a¿ avaliar; Construc¿a¿o de uma bateria de testes; Definic¿a¿o dos momentos de avaliac¿a¿o; Realizac¿a¿o de bateria de testes.

    5.Planeamento do Treino com Jovens.

    Caracterizac¿a¿o e avaliac¿a¿o dos atletas; Definic¿a¿o de objetivos e estrate¿gias; Planeamento anual do treino.

  • Objetivos

    Objetivos

    Integração dos conteúdos para o desenvolvimento de uma prática profissional fundamentada no conhecimento;
    Início da especializaçãoo no ensino e treino do Atletismo;

    Aplicação, em contexto real, dos procedimentos e tarefas inerentes ao desempenho das funções de especialistas em Atletismo;

    Pretende-se que o estudante adquira a competência de organizar, planear, executar e avaliar programas de treino adequados à realidade, aplicando criticamente e de modo integrado saberes da sua especialidade e conhecimentos multidisciplinares e interdisciplinares.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Federação Portuguesa de Atletismo. (2012). Dossier do Professor - Os Fundamentos: correr, saltar, lançar . FPA. Lisboa.
    IAAF, Kids Athletics (2000). Um evento em Equipa para Crianças.
    Proença, J. (1982). A Observação e Intervenção do Professor. Ludens, Vol. 7, no1, Out./Dez. Real Federacion Espanhola de Atletismo, (2004). Jugando al atletismo.

    Pinto, P. (2011). Apontamentos da Cadeira de Atletismo. ULHT.
    Rius Sant, Joan (2008). Metodologia y Técnicas de Atletismo, Ed. Paidotribo.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios