-
Apresentação
Apresentação
A Estatística é o ramo da Matemática que se ocupa da recolha , análise e interpretação de dados, através de uma metodologia e procedimentos adequados. A Estatística é transversal a todas as ciências, e também no Desporto. Para académicos e profissionais nas diversas áreas ligadas à Educação Física e Desporto, sem excepção, a Estatística é uma ferramenta indispensável na sua prática, e.g., no controlo da aprendizagem dos alunos na escola, na monitorização do desenvolvimento dos atletas, na avaliação do treino no ginásio. Assim, os conhecimentos e competências desenvolvidas nesta UC são fundamentais na formação académica dos alunos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-1-194
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Conceitos fundamentais da Estatística
-Fases do método estatístico. A importância do planeamento.
-População alvo. Constituição de uma amostra. Representatividade de uma amostra.
-Variáveis de interesse. Tipos de variáveis.
-Instrumentos de recolha de dados.
-Organização dos dados. Base de dados no Excel.2. Análise de dados
-Análise descritiva: Média e Desvio-padrão. Tabela de frequências. Descrição de uma amostra.
-Análise inferencial: Hipótese nula, nível de significância e p-value. Regra de decisão. Testes para comparação de médias (Teste T para amostras independentes, Teste T para amostras dependentes e Análise de variância). Teste de correlação. Coeficiente de correlação. Gráfico de dispersão. Matriz de correlações. Teste de associação. Tabelas de contingência. Interpretação, apresentação e discussão de resultados.
-
Objetivos
Objetivos
1.Entender a Estatística como uma ferramenta essencial na resolução de problemas, Descrever as várias fases do método estatístico, exemplificando cada uma delas.
2.Distinguir análise descritiva e análise inferencial, Descrever uma amostra, Indicar os procedimentos inferenciais adequados, Interpretar, relatar e discutir resultados descritivos e inferenciais.
3.Planear e executar autonomamente o método estatístico, desde a constituição da amostra à análise de dados, de acordo com um problema/objetivos/hipóteses.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem pensadas:
- Aprendizagem ativa e criativa (os alunos pensam em problemas de investigação de acordo com a sua experiência, o seu interesse, podem trabalhar-se problemas não só no desporto uma vez que os objetivos da UC são transversais a qualquer área);
- Aprendizagem baseada e projetos, problemas e trabalho em equipa (os alunos vão trabalhar em projetos, dividindo tarefas e colaborando em equipas que terão missões específicas, é privilegiada o questionamento e a consequente experimentação);
- Ensino híbrido (os alunos e o professor assumem dinâmicas diferentes em cada aula, de acordo com os objetivos definidos).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Miguel Patricío, Miguel; Loureiro, Marisa & Caramelo, Francisco (2017) Bioestatística com SPSS. Plátano Editora, S.A., Lisboa.
Laureano, Raul (2013) Testes de hipóteses com o SPSS. 2ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa.
Maroco, João & Bispo, Regina (2005) Estatística aplicada às ciências sociais e humanas. 2ª Edição, Climepsi Editores, Lisboa.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim