filmeu

Disciplina Fitness (Opção I - ramo Educação Física e Desporto Escolar)

  • Apresentação

    Apresentação

    Opção 2 - Fitness ¿ e¿ uma disciplina que ensina: aero¿bica, step e localizada. Ensina a trabalhar as habilidades motoras dentro da mu¿sica, me¿todos de lecionac¿a¿o das aulas de grupo e a comunicac¿a¿o e instruc¿a¿o inerentes a¿ lecionac¿a¿o das aulas. Ensina os métodos do treino de força, exercícios e análise dos mesmos. Assim como o desenvolvimento de competências na prescrição e supervisão de programas de treino para indivíduos aparentemente saudáveis, populações especiais e fases especiais da vida em contexto  de  sala de exercício e no meio exterior.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    Objetivos e Benefícios das Aulas de Grupo; - Descrição das Fases da Aula: Aquecimento; Fase principal/aeróbia; Retorno a¿ calma; Fase localizada; Relaxamento /alongamento- - Música: Estruturas Musicais; Conceito de batida; Oitava musical; Frase musical; Ponte musical; Construção Musical. - Estruturas Coreográficas: Elemento; Segmento; Sequência; Bloco coreográfico. - Habilidades Motoras básicas. - Processo ensino-aprendizagem das Habilidades Motoras: Cognitiva, Associativa; Autónoma. 

    Ana¿lise cinesiolo¿gica dos exerci¿cios com pesos livres e ma¿quinas (guiadas e não guiadas).Princi¿pios Especi¿ficos do Treino da Forc¿a. Planeamento, prescric¿a¿o e periodizac¿a¿o do treino em contexto de sala de exercício e exterior. Protocolos de avaliac¿a¿o. Prescrição do treino cardiorrespiratório e de flexibilidade. Estudos de caso.

  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer o processo estrutural de aprendizagem das Aulas de Grupo;
    Identificar as diferentes etapas de ensino-aprendizagem das Aulas de Grupo;
    Conhecer o processo de evolução praticante/aluno, identificando os comportamentos fundamentais adotados ou a adotar nas Aulas de Grupo
    Conhecer os princípios e procedimentos metodológicos específicos a aplicar no ensino das Aulas de Grupo; - Adquirir as competências didáticas fundamentais para conseguir analisar o nível de prestação dos alunos e adotar os procedimentos metodológicos mais eficazes ao seu desenvolvimento. 

    Descrever e relacionar os diferentes tipos de exercícios na sala se exercício aplicados de acordo com o respetivo objetivo e a população em causa.

    Realizar prescrição do treino, dentro de um continuum integrado, visando o desenvolvimento todas capacidades física

    Conhecer as respetivas progressões em integração mais adequadas ao contexto .

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    No processo de ensino-aprendizagem utilizadas existe uma preocupação com a interação com a pratica e um eventual estágio

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Diogo, T. & outros (2018), Manual Técnico de exercício Físico, coleção Manz Produções

    American College of Sports Medicine. (2016). ACSM's guidelines for exercise testing and prescription tenth edition.

    Raposo, F. & outros (2015), "Manual do Treino Funcional integrado", colecc¿a¿o Manz Produções.

    Clark, M., Lucett, S., McGill, E., Montel, I., Sutton, B. (2018) NASM Essentials of Personal Fitness Training (6th Edition).Chandler. Jones & Bartlett Learning. Burlington

    Clark, M., Lucett, S., Sutton, B. (2014) NASM Essentials of Corrective Exercise Training (1st Edition Revised).Chandler. Jones & Bartlett Learning. Burlington.

    Leal,L, Martinez,D., Sieso,E., (2012) Fundamentos de la Mecanánica del Ejercicio. Barcelona. Resistance Institute

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios