filmeu

Disciplina Pedagogia do Desporto e das Actividades Físicas

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Pedagogia do Desporto e das Actividades Físicas pretende dotar os estudantes de competências de intervenção pedagógica nas áreas do Desporto, da Educação Física e do Exercício e Bem Estar implicando o domínio de conhecimentos teóricos e práticos diversificados, nomeadamente nos seguintes âmbitos: educação para a saúde e melhoria da condição física; princípios éticos e deontológicos inerentes à actividade profissional; organização e condução do processo de treino e/ou de ensino-aprendizagem; desenvolvimento das capacidades de comunicação e liderança necessárias à configuração das boas práticas na condução de indivíduos e grupos em contextos de prática formal e de lazer; o comportamento reflexivo, a observação e os sistemas de observação na regulação do comportamento e na formação e qualificação de professores e treinadores.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A Pedagogia do Desporto e das Actividades Físicas (PDAF) pretende dotar os estudantes de competências de intervenção pedagógica nas áreas do Desporto, da Educação Física e do Exercício e Bem Estar.

     

    Reflectir e documentar a PDAF

    • Definição PDAF e o campo de estudo
    • Princípios orientadores do pensamento pedagógico das AFD com enquadramento cultural, social, ético e educativo
    • Mudar atitudes para mudar as práticas nas AFD

    Conduzir indivíduos/grupos no contexto das AFD

    • A Liderança como processo pedagógico
    • Comunicação e a Liderança eficazes no contexto das AFD
    • Estilos de Liderança: caracterização, princípios da sua aplicação.

    Ensinar e treinar nas AFD

    • As etapas do ensino das AFD: factores condicionantes e facilitadores.
    • Estratégias de ensino de professores e treinadores: o papel e qualidade da observação no processo de instrução e de feedback pedagógico.
    • Fundamentos da organização e condução da aula/sessão de treino.
  • Objetivos

    Objetivos

     

    1- Desenvolver uma perspectiva das Actividades Físicas e Desportivas (AFD) como expressão de cultura, meio de intervenção social e instrumento de educação nos diversos contextos das AFD.

     

    2- Analisar criticamente as Actividades Físicas e Desportivas, numa perspectiva de promoção das Boas Práticas nos diversos contextos das AFD.

     

    3- Organizar e supervisionar os processos ensino-aprendizagem e aperfeiçoamento nos diferentes contextos da prática das AFD, através de instrumentos pedagógicos e didácticos fundamentais.

     

    4- Autoavaliar regularmente as suas práticas e sistema de valores, condição essencial à sua formação e progresso pessoal, promovendo o comportamento reflexivo.

     

    5- Fomentar nos alunos uma atitude de investigação e inovação pedagógica nos domínios da teoria e da prática das AFD e nos vários contextos em que estas se desenvolvem.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilização de uma metodologia ativa no processo de ensino, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem através de tarefas que estimulem o aluno a procurar autonomamente novos conhecimentos sobre temas apresentados. Utilização nas aulas TP de tarefas práticas que coloquem o aluno como agente ativo da aprendizagem, estimulando o debate de ideias e a aprendizagem colaborativa. As aulas teórico-práticas compreendem ainda a utilização de vídeos e imagens sobre os conteúdos programáticos que visam a integração do conhecimento teórico e uma maior relação com a realidade prática e profissional.

    Utilização do sistema b-learning, com o auxílio da plataforma Moodle, para a disponibilização a todos os alunos do material didático (slides) e artigos científicos e de opinião.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Metzler, M. (2011). Instructional models for physical education. 3 rd Edition. Routledge, NY.

    Siedentop, D. (2006). Introduction to Physical Education, Fitness and Sport. 6 th Ed. McGraw-Hill Higher Education

    Tinning, R. (2010). Pedagogy and Human Movement. Theory, practice research. New York. Routledge.

    Wrisberg, C. (2007). Sport skill instruction for coaches. Champaign, Illinois: Human Kinetics.

    Nigg, C.R. (2013). ACSM's behavioral aspects of physical activity and exercise.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios