filmeu

Disciplina TPD I - Ginástica I

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC aborda os conteúdos básicos da Ginástica, quer para o ensino-aprendizagens das várias técnicas, como para a análise do movimento e do processo de ensino-aprendizagem. São apresentados conhecimentos teóricos em estreita ligação com os exercícios práticos e sua análise crítica. Os conhecimentos transmitidos são adaptados a cada ramo/especialidade por forma a que os alunos possam utilizá-los nas suas carreiras profissionais, quer na Educação Física, no treino desportivo das várias modalidades desportivas e no exercício e Saúde com populações com diversas características.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos programáticos apresentados são partilhados pelos três Ramos acima mencionados. As progressões pedagógicas e os métodos de ensino são adaptados a cada Ramo, para o ensino-aprendizagem no contexto escolar e no contexto do treino desportivo.

     

    1. Conceitos básicos, postura, segmentação corporal, posições, direções, movimentos, PMGs, elementos de ligação

    2. Terminologia, quadro sinótico de análise do movimento, ações motoras e níveis de execução

    3. Elementos técnicos e suas variantes, descrição técnica, pré-requisitos para a aprendizagem, progressões pedagógicas, erros comuns, intervenção manual, adaptação a diferentes condicionantes: rolamentos à frente e retaguarda, com e sem contacto, vela, pino de cabeça e apoio facial invertido (AFI), AFI com entrada e saída em rolamento, roda e rodada, salto de mãos e flic-flac.

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos da disciplina são:

    Descrever e utilizar corretamente a terminologia gímnica e sua aplicação em situação de ensino e prática;

    Executar os elementos técnicos fundamentais da ginástica com ou sem adaptações

    Adquirir os níveis de execução adaptação a diferentes populações e faixas etárias, em situação de prática formal;

    Classificar e descrever os aspetos didáticos - metodológicos específicos da ginástica.

    As competências a atingir são:

    Descrever, interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos nas atividades de base da Ginástica para todos;

    Identificar, enumerar e aplicar as metodologias de aprendizagem da Ginástica adaptadas à Ginástica para crianças, jovens e adultos;

    Descrever, interpretar e aplicar corretamente as formas de intervenção técnica e a aprendizagem dos elementos técnicos gímnicos do UC.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nas horas de contacto, é preferida uma metodologia teórico-prática, em que o conhecimento teórico é explorado e analisado com exercícios práticos. OS alunos dispõem de uma sebenta, bem como de conteúdos em vídeos com explicações, demonstrações dos vários elementos técnicos abordados. As aulas são calendarizadas por forma a que seja dado um acompanhamento presencial no desenvolvimento de trabalhos no decorrer das aulas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barata, Paulo V.A.; Barreto, J. Manual de apoio. Ginástica I. Ano letivo de 2022/2023. Sebenta de apoio à disciplina.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios