filmeu

Disciplina TPD IV - Andebol

  • Apresentação

    Apresentação

    TPD IV - Andebol é uma unidade curricular de cariz teórico-prático que assenta o seu campo de ação no desempenho do futuro professor de educação física e desporto escolar, quer a sua intervenção seja na escola (educação física e desporto escolar) ou no treino desportivo na modalidade de Andebol. O processo ensino aprendizagem desta unidade curricular assenta em 3 pressupostos:

    • o que é o Andebol (caracterísiticas do jogo formal, do jogo de principiantes, cultura)
    • o que se ensina (conteúdos para as fase iniciais para o processo ensino aprendizagem) 
    • como se (pode) ensinar (meios de ensino).

    A frequência desta unidade curricular é relevante pelas características, valores e cultura que a modalidade tem no país e na europa, assim como a pertinência dos valores educativos na formação do indivíduo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O jogo de Andebol:

    • caracterização geral do jogo formal e do jogo de principiantes
    • caracteização das regras
    • simbologia e terminologia

    2. As fases iniciais da aprendizagem:

    • caracterização das etapas iniciais
    • objetivos pedagógicos coletivos e individuais
    • conteúdos programáticos

    3. As regras do jogo e regulamento específicos:

    • regras do jogo
    • sinais manuais dos árbitros
    • aspetos pedagógicos das regras do jogo

    4. Os princípios do jogo de Andebol

    • gerais
    • específicos

    5. As fases do jogo de Andebol

    • contra-ataque
    • recuperação defensiva
    • ataque organizado
    • defesa organizada

    6. As componentes do jogo: ações técnicas e táticas individuais e de grupo (ofensivas e defensivas)

    7. Os meios de ensino do jogo:

    • jogos pré-desportivos (oposição, intercepção e persguição)
    • exercícios (gerais, específicos e competitivos)
    • jogo (reduzido, condicionado e formal)
    • aspetos metodológicos na construção de exercícios
    • os condicionamentos

    8. Andebol de Praia e o Andebol Adaptado

     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Descrever e distinguir vivências fundamentais do Andebol, de caráter técnico, tático, didático, pedagógico, metodológico e social

    2. Relacionar conteúdos teóricos e práticos específicos da modalidade de acordo com uma sistematização de ensino e aprendizagem do jogo de Andebol através ações técnico-táticas e regulamentos gerais e específicos

    3. Refletir e analisar o contexto de ensino e aprendizagem, criando e estruturando situações em progressão para os domínios básicos do jogo de Andebol, com base nos Programas Nacionais de Educação Física e obras especializadas

    4. Dirigir o jogo e situações de aprendizagem do jogo de Andebol aplicando as regras do jogo através da arbitragem.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas decorrem em ambiente de aprendizagem imersiva quer através da prática da modalidade quer através da liderança de partes de aulas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1. CNAPEF (2020). Orientações, Programas, APZS Essenciais e Metas. Disponível em https://cnapef.wordpress.com/curriculo-ef/
    2. Federação de Andebol de Portugal (2022). Livro de Regras. Edição de 1 de março de 2022. FAP. 
    3. Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2004). O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Edições FMH/FAP. Cruz Quebrada. 
    4. Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2008). Andebol 2 - O ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Edições FMH. Cruz Quebrada.
    5. Scaglia, A. J., Reverdito, R. S., Leonardo, L., & Lizana, C. J. R. (2013). O ensino dos jogos esportivos coletivos: as competências essenciais e a lógica do jogo em meio ao processo organizacional sistémico. Movimento, 19(4), 227-249.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios