filmeu

Disciplina Futebol (Opção I - ramo Educação Física e Desporto Escolar)

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular (Opção I) objetiva desenvolver nos estudantes a capacidade de análise crítica aos problemas da prática profissional, sustentada em argumentos e fundamentos científicos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Concetualização do Jogo
      1. As Fases do Jogo: Conceito, objetivos, vantagens/desvantagens;
      2. Os momentos do jogo;
      3. As etapas do jogo;
      4. Os métodos do jogo;
      5. Os princípios do jogo.
    2. O Desenvolvimento do Praticante a Longo-Prazo
      1. Os períodos sensíveis da aprendizagem.
    3. Didática:
      1. Meios, métodos e estratégias de ensino;
      2. Os jogos reduzidos, simplificados e condicionados;
      3. O ensino diferencial aplicado ao futebol;
      4. A intervenção pedagógica.
    4. Definição de objetivos e modelo de planeamento. 

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver a capacidade de planear em função do diagnóstico e prognóstico da realidade. Apropriar os alunos de conhecimentos relativos ao treino das capacidades motoras, em especificidade. Compreender e operacionalizar os fundamentos associados à diferenciação do ensino.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão lecionadas aulas de carácter teórico, TP e prático. Estas três diferentes intervenções permitem a integração de diferentes estratégias de ensino, momentos de reflexão e análise da intervenção dos estudantes. A avaliação contínua é realizada através de uma ficha de avaliação teórica, dois trabalhos de grupo de prática simulada, dois trabalhos de grupo de comunicação oral e um dossier da UC. A nota final é calculada pela seguinte fórmula: 40%* Frequência de avaliação + 7,5% * 2 Comunicações Orais + 10% * 2 momentos de Prática Simulada + 25% Dossier da UC. Realização de uma prova suplementar de avaliação, sempre que a média das classificações parcelares for igual ou superior a 9,5 valores

    Exame de Recurso: uma prova escrita e uma prova oral.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Garganta, J., Guilherme, J., Barreira, D., Brito, J. & Rebelo, A. (2013). Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In F. Tavares (Ed.), Jogos Desportivos Coletivos. Ensinar a jogar (pp.199-263). Porto: Editora FADEUP

    • Heacox, D. (2006). Diferenciação curricular na sala de aula. Porto: Porto Editora
    • Sarmento, H., Clemente, F., Harper, L., Costa, I., Owen, A. & Figueiredo, A. (2018). Small side games in soccer: a systematic review. International Journal of Performance Analysis in Sport , 18 (5), 693-749.
    • Schollhorn, W., Hegen, P. & Davids, K. (2012). The nonlinear nature of learning: a differential learning approach. The Open Sports Science Journal , 5 , 100-112

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios