filmeu

Disciplina Basquetebol (Opção I - ramo Educação Física e Desporto Escolar)

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Opção I - Basquetebol procura aprofundar os conhecimentos dos fundamentos individuais (ofensivos e defensivos) e os princípios básicos coletivos da modalidade. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta UC proporcionam bases para a intervenção do professor ao nível do ensino do basquetebol na fase de iniciação/orientação desportiva no desporto escolar.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Regras do jogo
    2. Metodologia e estratégias de ensino: o jogo (reduzido e formal) como motor essencial da aprendizagem
    3. Fundamentos Individuais ofensivos e defensivos
    4. Fases do jogo no ataque e defesa
    5. Princípios coletivos ofensivos
      1. Organização do contra-ataque e ligação ao ataque posicional
      2.  ¿Passe e Corte¿
      3. ¿Aclaramento¿
      4. Reações à penetração em drible
    6. Princípios coletivos defensivos
      1. Posicionamento
      2. Ajudas e rotações defensivas
    7. Defesas alternativas: defesa zona e defesas pressionantes
    8. Planeamento plurianual e anual do treino ¿ metodologia, conteúdos, tarefas, documentos.
    9. Análise das tarefas do treinador, das sessões de observação de jogadores, das reuniões com a equipa, e do ¿scouting¿;
    10. Participação nas competições;
    11. Metodologia para a seleção de jogadores e constituição das equipas e a importância dos suplentes;
    12. Atividades complementares: observação de jogos de competições nacionais e internacionais; colóquios com representantes da comunidade do jogo.
  • Objetivos

    Objetivos

    A formação em Basquetebol visa habilitar os estudantes para a condução do processo de treino e sua utilização como meio de valorização dos jogadores e equipas em diferentes contextos de prática formal no Desporto Escolar e no sistema desportivo.

    Ao concluírem a disciplina os estudantes estarão aptos a:

    1. compreender a evolução do jogo;
    2. identificar as relações entre as fases do jogo;
    3. analisar a execução dos gestos técnicos e dos comportamentos táticos;
    4. reconhecer o jogo como meio principal a utilizar no respetivo ensino;
    5. executarem os gestos técnicos básicos e a metodologia do ensino;
    6. conhecerem as regras do jogo;
    7. dominarem os métodos de ensino do jogo;
    8. liderarem a organização da preparação e do treino e a condução das equipas e das tarefas dos seus colaboradores;
    9. compreenderem a importância da ligação à comunidade, da observação dos modelos mais avançados de competição e refletirem sobre as suas práticas e conceção de jogo.
    10. Compreender a invenção e evolução do jogo e das suas regras;
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilização de uma metodologia ativa no processo de ensino, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem através de tarefas que estimulem o aluno a procurar autonomamente novos conhecimentos sobre temas apresentados. Utilização nas aulas TP de tarefas práticas que coloquem o aluno como agente ativo da aprendizagem, estimulando o debate de ideias e a aprendizagem colaborativa. As aulas teórico-práticas compreendem ainda a utilização de vídeos e imagens sobre os conteúdos programáticos que visam a integração do conhecimento teórico e uma maior relação com a realidade prática e profissional.

    Utilização do sistema b-learning, com o auxílio da plataforma Moodle, para a disponibilização a todos os alunos do material didático (slides) e artigos científicos e de opinião.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Adelino, J. (2003). As coisas simples do basquetebol, Edições ANTB, Lisboa;
    • Adelino, J. e outros (1999), Treino de jovens. O que todos precisam saber. Ed CEFD;
    • Barreto, H. (2001), Ensino do basquetebol no ambiente de jogo, Ed. Escola Nacional de Basquetebol, Lisboa;
    • Curado, J. (2002), Organização do treino nos desportos coletivos ¿ Pontos de partida, Ed. Caminho;
    • Faucher, D. (2002), Enseñar baloncesto a los joveves, Editorial Paidotribo, Barcelona;
    • Fuentes-Guerra, F. (2003), La formacion del entrenador en la iniciacion al baloncesto, Ed. Wanceulen;
    • Gimenez, A. M. (2005), Técnicas de enseñanza en la iniciacion al baloncesto, Ed. INDE, Barcelona;
    • Smoll, F. & Smith, R. (2002), Way to go, Coach, Warde Publishers, EUA;
    • Sem autor (2010), Regras oficiais de jogo, Edição Federação Portuguesa de Basquetebol, Lisboa. 
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios