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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Saúde e Condição Física é uma disciplina estruturante na abordagem ao conceito global e integrador da principal ação dos profissionais de exercício - a promoção da saúde através do exercício físico.
Abordagens atualizadas e sustentadas na evidência científica refletem a importância da redução do sedentarismo e promoção da atividade física enquanto ferramentas estruturantes de uma sociedade desenvolvida e saudável. A noção de que o bem-estar se encontra associado a um estilo de vida ativo é essencial na abordagem salutogénica do século XXI, e será assumida como pilar estruturante da disciplina.
Será dada particular ênfase na possibilidade de inter e multidisciplinariedade do fisiologista do exercício, procurando a extensão de conteúdos abordados e desenvolvidos em anos anteriores ao nível da prescrição e exercício em populações aparentemente saudáveis, e aprofundando nesta fase nas populações com condicionantes ou patologias diagnosticadas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 5.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT495-2-1081
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Conceitos relacionados com a saúde e exercício
1.1. Inter-relação entre conceitos de atividade física, exercício físico, comportamento sedentário e saúde
1.2. Epidemiologia da Atividade Física
1.3. Componentes da aptidão física relacionadas com a saúde
1.4. A profissão do Fisiologista do Exercício
2. Triagem para a prática de exercício físico
2.1. Prova de esforço com eletrocardiograma
2.2. Analises bioquimicas
2.3. Avaliação do movimento
2.4. Protocolos e instrumentos adaptados a pessoas com condicionantes, patologias ou fases especiais da vida
3. Prescrição de exercício físico em pessoas com condicionantes, patologias/doença ou fases especiais da vida
3.1. Orientações e referências para prescrição de exercício
3.1.1. Gravidez
3.1.2. Crianças e adolescentes
3.1.3. Excesso de peso
3.1.4. Síndrome metabólica
3.1.5. Diabetes
3.1.6. Hipertensa
3.1.7. Doença cérebro e cardiovascular
3.1.8. Cancro
3.1.9. Demência
3.1.10. Idosos
3.1.11. Farmacoterapia
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Objetivos
Objetivos
Considerando a finalidade da UC, os conteúdos programáticos e métodos de ensino visam que o aluno seja capaz de:
Compreender e distinguir os conceitos associados à saúde e prática de exercício físico assentes nas principais referências e entidades da área, desenvolvendo a habilidade de uma visão integrada das melhores evidências associadas aos conceitos chave em estudo.
Conhecer e compreender as principais alterações de saúde associadas a diversas doenças crónicas e a sua relação com a aptidão física.
Conhecer e compreender o processo de elegibilidade, estratificação e triagem para a prática de exercício físico adaptado às populações em análise.
Entender e dominar a prescrição de atividade física na perspetiva da saúde pública ao longo do ciclo de vida e nas condições de saúde abordadas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Na lecionação desta UC serão utilizados métodos expositivos e de aprendizagem experiencial, suportada pela análise da evidência existente e resolução de estudos-caso associados.
No regime de avaliação contínua, haverá 2 testes escritos (30% cada, a realizar no final de cada semestre), 1 trabalho de grupo com realização de revisão da literatura de tema proposto (20%) e a prescrição de exercício para 1 indivíduo com patologia (abordada na aula) (20%). A assiduidade deverá cumprir obrigatoriamente a 70% do total de aulas.
Consideram-se insuficientes as classificações inferiores a 7,5, devendo realizar uma prova suplementar de avaliação, sempre que a média das classificações parcelares for igual ou superior a 9,5. A referida prova de recuperação será oral e realizar-se-á no final do ano.
A prova de exame implicará a realização de uma prova de natureza escrita, com aferição em registo verbal/oral. A classificação terá de ser igual ou superior a 9,5 para a obtenção de aprovação.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Liguori, G. (2022). ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription (Eleventh Edition ed.). Wolters Kluwer Health.
Schoenfeld, B. J. and Snarr, R. L. (2021). NSCA's Essentials of Personal Training (3rd edition). Champaign - Il. Human Kinetics.
Teixeira, D. S., Gaspar, C., Marques, P. (2022). Manual do Técnico de Exercício Físico 3ª edição. Porto Salvo: Edições Manz
American Psychological Association. (2020). Publication manual of the American Psychological Association 2020: the official guide to APA style (7th ed.). American Psychological Association.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não