filmeu

Disciplina Teoria e Metodologia do Treino

  • Apresentação

    Apresentação

    A Teoria e Metodologia do Treino poderá ser considerada uma Unidade Curricular (UC) agregadora de várias temáticas previamente lecionadas noutras UC, sendo transversal a todos os ramos da licenciatura. Nesta UC deseja-se dotar os estudantes de competências essenciais no processo de prescrição e avaliação do exercício físico, através da aplicação de cargas adequadas ao estádio de desenvolvimento de cada praticante (Atleta, Aluno, Praticante). O processo de aplicação de cargas pressupõe um conjunto alargado de conhecimentos e competências, gerais e específicas, cujos resultados se traduzem em processos adaptativos complexos do curto ao longo prazo. Assim, o domínio das matérias correspondentes às Capacidades Motoras - Força, Resistência, Velocidade, Flexibilidade e Coordenação -, às componentes técnicas e técnico-táticas, ao processo de observação e avaliação, consubstanciados nos processos de periodização a longo, médio e curto prazo, será absolutamente determinante no sucesso desta UC.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos programáticos fundamentais:

       1. Carga de Treino e Adaptação

       2. O Treino das Capacidades Motoras: Resistência, Força, Velocidade, Flexibilidade e Coordenação.

       3. Componentes do processo de treino - análise do treino: físico, técnico, tático e psicológico.

       4. Etapas de Formação Desportiva - Rendimento Desportivo e Competição no Jovem e no Adulto.

       5. Princípios do treino desportivo, componentes da carga, efeitos e meios de treino.

       6. Planeamento e Periodização do Treino: Modelos de Preparação a Longo Prazo; Macro, Meso e Microestrutura. Modelos de Periodização.

       7. Avaliação e controlo do processo de treino: formas e meios. 

  • Objetivos

    Objetivos

    A U.C. tem por objetivo essencial promover a aquisição de saberes e competências necessárias à intervenção do professor/treinador, no âmbito do processo de treino e competição, nas diferentes etapas da formação do atleta ou aluno ou praticante.

    Tem como objetivos centrais de aprendizagem:

    a. Dominar e relacionar os conteúdos de teoria do treino, relacionando-os com as especificidades de cada ramo e/ou modalidade, nos planos histórico, técnico-tático e organizacional.

    b. Prescrever programas de treino, organizando e gerindo todo o processo de treino (e competição, mesmo que informal), nomeadamente no desenvolvimento das capacidades motoras.

    c. Utilizar terminologia e estratégias de intervenção adequadas às diferentes situações – para cada modalidade, especificidade ou ramo.

    d. Cooperar na elaboração, desenvolvimento e avaliação do projeto desportivo das instituições.

    e. Identificar cada fase e momento do desenvolvimento do praticante, utilizando métodos adequados de avaliação.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de suporte ao processo de ensino aprendizagem serão as seguintes:

    • Todas as matérias serão disponibilizadas em pequenos vídeos, colocados no Moodle
    • As aulas magistrais serão para discussão das matérias - previamente disponibilizadas - e para avaliação de conteúdos básicos. As mesmas servirão também de ensaio para as frequências.
    • As aulas práticas terão como alvo, a operacionalização de processos de avaliação e desenvolvimento das capacidades motoras.
    • As aulas Teórico-Práticas serão para discussão das matérias, apresentação de trabalhos e elaboração  de um "Projeto de Planeamento de uma Época Desportiva"
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    · Alter, M. (2004). Science of Flexibility . Human Kinetics. USA

    · Anguera, M. T., & Mendo, A. H. (2013). La metodología observacional en el ámbito del deporte [Observational methodology in sport sciences]. E-balonmano. com: Revista de Ciencias del Deporte, 9(3), 135-160.

    · Bompa, T.O. (2002). Periodização: Teoria e Metodologia do Treinamento. Phorte Editora, S. Paulo, Brasil.

    · Browm, L. & Ferrigno, V. (2005). Training for Speed, Agility and Quickness . Human Kinetics. Leeds, UK.

    · Cunha, P. (2018). O Treino da Resistência nas Modalidades Cíclicas. Anuário do Treino Desportivo. Comité Olímpico de Portugal. Visão & Contextos, Lisboa.

    · Pezarat Correia, P., Mil-Homens, P., & Mendonça, G. (2015). Treino da Força. Vol I. Edições FMH

    · Pezarat Correia, P., Mil-Homens, P., & Mendonça, G. (2017). Treino da Força. Vol II. Edições FMH

    · Raposo, A. (2017). Planeamento do Treino Desportivo - Fundamentos, organização e operacionalização. Visão & Contextos. Lisboa.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios